Royalties de franquia: entenda melhor

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 16/03/2022. Franquias

Você provavelmente já ouviu falar sobre os Royalties de Franquia, mas você realmente sabe o que eles são?

Pensando em te ajudar a entender um pouco melhor sobre essas cobranças, elaboramos esse texto. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que são os royalties de franquia?

Em suma, os royalties tratam-se de um pagamento mensal que é feito à franqueadora para que exista a permissão para explorar e utilizar a marca.

O termo vem da palavra royal, que na época da monarquia, usavam para se referir às propriedades que pertenciam aos reis.

É importante lembrar que a cobrança dos royalties possui respaldo legal, definido pela Lei nº 13.966, de 2019. No entanto, a Lei determina também que a franqueadora forneça informações claras sobre todas as taxas.

Os royalties não são obrigatórios

Um ponto que é importante ressaltar é que os royalties não são obrigatórios, portanto, fica a cargo de cada marca decidir se vai, ou não, cobrá-los.

Contudo, no caso de cobrança, o franqueado tem a obrigação de realizar o pagamento corretamente, desde que tudo esteja descrito na COF e no contrato de franquia.

É importante lembrar que todos os valores cobrados pela franqueadora tem como base o planejamento feito pela rede, portanto são destinados à melhorias.

Os royalties podem ser descritos com outro nome

Caso você esteja em processo para se tornar franqueado, pode ser que não tenha ouvido sobre os royalties, mas sim sobre a taxa mensal de franquia.

Vale mencionar, que eles são a mesma coisa. Isso pois, são royalties todas as cobranças que dizem respeito ao uso da marca e suporte por parte da franqueadora.

Saiba diferenciar os royalties de franquia de outras taxas

Provavelmente, caso você seja um entusiasta do mercado de franquias, deve saber que além dos royalties, existem algumas outras taxas cobradas pela franqueadora.

Caso não saiba, no entanto, não se preocupe, daremos alguns exemplos.

  • Taxa de franquia: a taxa de franquia é um pagamento único que o franqueado realiza para poder entrar na rede;
  • de propaganda: como o nome já indica, essa taxa serve para custear as estratégias de marketing e divulgação da rede;
  • de serviços: em alguns casos, a franqueadora pode prestar serviços que não estão inclusos nos royalties de franquia, nesse caso, é cobrada a taxa de serviços;
  • Taxa de compras: algumas franquias disponibilizam sua estrutura de compras ao franqueado, nesses casos, cobram a taxa de compras.

Essas são as principais taxas cobradas pelas franquias além dos royalties, como é possível notar, todas elas são utilizadas para fornecer suporte e melhorias para a rede como um todo.

Conclusão

Caso você esteja pensando em se tornar um novo franqueado, essa é a hora!

O franchising é, atualmente, o modelo de negócios mais seguro para investir, a taxa de mortalidade é de 15% nos primeiros cinco anos, no caso das pequenas empresas, esse número é de 80%.

Além disso, caso esteja em busca de uma marca que é referência no mercado, conheça o Mercadão dos Óculos.

Somos uma rede premiada e fazemos parte do segmento que mais fatura dentro do mercado de franquias, o de saúde e bem estar! Por isso, se quer investir em um negócio de sucesso, não perca mais tempo!

Cadastre-se agora mesmo e aguarde o contato de um de nossos profissionais!