Você tem se interessado pelo mundo do franchising? Saiba que esse é um mercado muito promissor! Além disso, as franquias são o modelo de negócios mais seguros atualmente, com baixa taxa de fechamento.
Mas provavelmente, você já sabe disso! Hoje, falaremos de outro assunto: quais perguntas você deve fazer para a franqueadora antes de fechar negócio?
Isso é muito importante para que você saiba de verdade onde está embarcando, conhecendo todos os pontos da rede. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Cinco perguntas que você deve fazer antes de se tornar um franqueado
1. Com quanto tempo, em média, os franqueados obtiveram lucro?
As informações como valores, taxas, estimativa de retorno e etc, estão presentes na Circular de Oferta de Franquia. Contudo, é importante tentar juntar ainda mais informações com a franqueadora.
Por isso, não deixe de perguntar como andam os negócios dos franqueados, em quanto tempo obtiveram lucro, entre outras coisas.
Dessa forma, você poderá ter uma noção melhor do que te espera pelo caminho como novo franqueado.
2. Perguntas sobre os fornecedores
Outra das perguntas fundamentais que devem ser feitas para o franqueador é sobre os seus fornecedores. Existe uma lista fornecida pela franqueadora? O novo franqueado deverá correr atrás?
É importante ressaltar que uma lista de fornecedores pré definida faz total diferença no que diz respeito à facilidade de execução das tarefas.
Além disso, quando você recebe uma lista de fornecedores da franqueadora, provavelmente conseguirá um valor mais em conta para as mercadorias.
3. A rede já foi premiada?
Essa é outra pergunta que você não deve deixar de lado. Afinal, existem diversas premiações que certificam a qualidade de determinada marca, algumas delas são, por exemplo:
- Selo de excelência em franchising;
- Franquia do ano;
- Satisfação do franqueado;
- etc.
4. Quais são as condições para a rescisão do contrato?
Certamente, nesta altura do campeonato, você já sabe quais são as condições para a assinatura do contrato, quais documentos são necessários etc.
Mas e caso você resolva rescindir o contrato? O que acontece? Como deve ser feito? Existe um prazo mínimo? Multa?
Essas são outras informações que você deve saber, afinal, não é interessante ser pego de surpresa por uma informação desconhecida, certo?
5. Faça perguntas sobre o diferencial da marca
Como nós sabemos, existem franquias de todos os segmentos possíveis. Inclusive, em alguns casos, o mercado conta com diversas marcas para franquias do mesmo segmento.
Sendo assim, é fundamental que você saiba quais são as vantagens que uma marca tem sobre a outra. Qual é o diferencial de mercado que a franqueadora pode te oferecer?
Por qual motivo você deve escolhê-la ao invés de outra marca? Avalie as respostas para essa pergunta e veja se elas são satisfatórias para você.
6. A franqueadora oferece suporte ao franqueado?
Esse é outro ponto de extrema importância, afinal, caso você feche o contrato, deve saber a quem recorrer caso haja qualquer tipo de problema.
Além disso, é importante verificar em que nível o suporte oferecido. Afinal, ele pode começar logo após a assinatura do contrato, com cursos e dicas, ou apenas no decorrer da vida como franqueado, com eventuais problemas.
Conclusão sobre as perguntas para a franqueadora
Nesse texto nós mencionamos algumas perguntas que você deve fazer antes de se tornar um novo franqueado. No entanto, existem diversas outras que podem ser muito importantes para você.
Por isso, estude a fundo o mercado, faça anotações, e pergunte sobre todos os pontos que você tiver dúvidas ou curiosidade.
Com isso, você terá mais facilidade para tomar a decisão certa, evitando maiores riscos.
Caso queira saber um pouco mais sobre o incrível mundo do franchising, fique por dentro do nosso blog! Nossos conteúdos são postados três vezes por semana, a fim de auxiliar os investidores do setor.