Proposta Única de Valor: entenda

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 23/02/2022. Mercadão dos óculos

A Proposta Única de Valor (PUV) é, de forma resumida, o que leva o seu negócio a alcançar o sucesso.

Em outras palavras, a PUV é o diferencial que o seu produto, serviço ou marca oferece aos clientes e investidores.

Esse é um conceito que você deve aprender e aplicar caso deseje o crescimento do seu negócio. Por isso, elaboramos esse artigo para te explicar um pouco melhor sobre isso.

Acompanhe a leitura e fique por dentro!

O que é a Proposta Única de Valor (PUV)

Como dito antes, a PUV é aquilo que diferencia você dentro do mercado. Ou seja, é o ponto que faz com que as pessoas se interessem pelo produto ou serviço oferecido.

Para ficar mais fácil entender do que se trata, trouxemos uma lista de características da Proposta Única de Valor, veja;

  • Convence os seus clientes do seu diferencial;
  • Explicita as particularidades do seu negócio;
  • Deve ser clara e objetiva;
  • etc.

Agora que você já sabe quais são algumas das características da PUV, é importante que nós reforcemos que ela não se trata de uma explicação detalhada sobre o seu produto ou marca.

Além disso, é muito importante focar na funcionalidade da sua PUV, mais do que na aparência.

Depois de termos explicado um pouco mais sobre o que é uma Proposta Única de Valor, vamos te dar algumas dicas para que você possa desenvolver a sua!

Como desenvolver uma Proposta Única de Valor?

Como pudemos perceber com a leitura do texto, a Proposta Única de Valor é algo muito importante, afinal, é ela quem irá convencer o investidor sobre os seus benefícios e diferenciais.

Sendo assim, é fundamental que você tenha uma PUV bem elaborada para o seu negócio, veja como fazer isso!

Conheça o mercado

Essa é uma etapa que faz parte de todas as estratégias para melhoria de resultados. Afinal de contas, é impossível criar algo que vai agradar se você não sabe sequer que coisas agradaram antes.

Por isso é importante que você conheça os seus concorrentes, para que saiba quais são as estratégias que trouxeram sucesso para eles e o seu público, para que saiba quais são as suas dores e desejos.

Tenha um diferencial e saiba como defini-lo em sua Proposta Única de Valor

Como dissemos, a PUV é responsável por convencer os seus clientes ou investidor. Contudo, é praticamente impossível convencer alguém a adquirir algo que não agrega em nada.

Por conta disso, você deve garantir que o seu produto tenha um diferencial que seja capaz de fazer com que ele se destaque no mercado. Além disso, não adianta ter o melhor produto, se não sabe falar sobre ele.

Portanto, estude seu produto e saiba quais são as suas características antes de tentar elaborar um plano para convencer os clientes.

Sobre a proposta única de valor do MDO

Hoje temos uma marca própria com um grande diferencial para o nosso investidor.

Isso pois, através dela, é possível ter um mark-up acima da média do mercado, através de uma ferramenta única que entrega a melhor experiência e eficiência ao público final que consome os nossos produtos.

Com isso o investidor entrega para o cliente final as melhores vantagens perante o mercado ótico varejista.

Conclusão

E aí? Conseguiu entender o que é PUV e como aplicá-la no seu negócio? Espero que sim, afinal, como vimos, a Proposta Única de Valor é indispensável!

Caso queira ficar por dentro de outros assuntos com relação ao mundo dos negócios, acompanhe o nosso blog!