Como sabemos, desde quando registramos o primeiro caso de Covid-19 no Brasil, tudo mudou. Afinal, diante de tantos medos e incertezas, precisamos adaptar toda a nossa rotina, inclusive nossos hábitos de consumo.
Os comércios fecharam as portas e, por isso, todos os que ainda não eram digitalizados, precisaram fazê-lo. A mesma coisa aconteceu com os consumidores, que precisaram buscar novas formas de fazer suas compras.
Nesse texto, vamos nos aprofundar um pouco mais nas mudanças que a pandemia trouxe para os nossos hábitos de consumo. Leia o texto e saiba mais.
Como a pandemia mudou os hábitos de consumo
Podemos notar as mudanças de hábitos de consumo em diversos cenários, e é isso que veremos aqui, quais foram essas mudanças e, além disso, quais ensinamentos podemos tirar delas.
O crescimento do e-commerce
O e-commerce foi um dos setores que mais faturou durante a pandemia. Isso se deve, como dissemos acima, principalmente, pela necessidade de realizar as suas compras sem sair de casa.
No entanto, o setor continuou crescendo em 2021 e tem boas previsões para 2022. Veja como o setor cresceu ao longo dos últimos anos na tabela abaixo:
Fontes das pesquisas na tabela
A expectativa é que, para 2022, o setor tenha um aumento de 9%, aumentando ainda mais o seu faturamento, que pode chegar a R$174 bilhões.
Mudança nos hábitos de consumo: cresce a procura por saúde e bem estar
Outra mudança que a pandemia trouxe para os hábitos de consumo é a procura por serviços de saúde e bem estar.
De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, com 7,5 mil consumidores de seis países, em 2021:
- 79% dos entrevistados disseram que saúde e bem-estar são importantes;
- 42% consideram essa umas das suas prioridades;
Além disso, a pesquisa também questionou sobre as dimensões de saúde e bem-estar para os entrevistados, e as seis dimensões mencionadas foram:
- Saúde;
- Forma física;
- Nutrição;
- Aparência;
- Sono; e
- Mindfulness.
O consumo conscientes está em alta
Outra mudança trazida pela pandemia foi o aumento da preocupação com os efeitos que causamos no meio ambiente.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Accenture, 50% dos consumidores assumem que a pandemia os fez repensar as coisas para a qual dão importância e também o seu propósito no mundo.
Além disso, a pesquisa também trouxe as seguintes informações:
- Mais de dois terços da população acredita que o governo deva implementar medidas para promover o consumo sustentável;
- Quase 70% dos entrevistados acreditam que as marcas devem tomar medidas para facilitar e tornar mais acessível o consumo consciente.
Conclusão sobre a mudança nos hábitos de consumo
Como podemos notar através dos dados apresentados no texto, as principais tendências trazidas pela pandemia incluem compras online, saúde e bem-estar e sustentabilidade.
Por conta disso, é muito importante que você tome estratégias que estejam de acordo com essas mudanças.
Sendo assim, que tal considerar investir em uma das principais franquias do setor de saúde e bem-estar: o Mercadão dos Óculos?
Para saber mais sobre como podemos te ajudar a ter um negócio adaptado para as principais novidades relacionadas aos hábitos de consumo, entre em contato com a gente.
Caso queira ficar por dentro desse e outros assuntos sobre o mundo dos negócios, acompanhe as postagens em nosso blog.