Identidade Visual de Franquias: entenda a importância

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 09/02/2022. Franquias

Como sabemos, a pandemia afetou seriamente a economia do país. Por consequência, diversas pessoas perderam os seus empregos e, sendo assim, precisaram se reinventar para continuar a vida.

Dessa forma, a procura pelas franquias cresceu significativamente, já que se trata de um modelo de investimento que oferece maior segurança.

Com isso, inevitavelmente, surgem incontáveis dúvidas a respeito do negócio.

Dentre elas, temos por exemplo a seguinte: por que eu não posso dar a minha cara a minha unidade de franquia? em outras palavras, “Qual a importância da identidade visual para as franquias?

Como você sabe, aqui no blog do Mercadão dos Óculos nós buscamos sempre solucionar as suas dúvidas! Sendo assim, elaboramos esse texto para explicar um pouco melhor esse assunto, acompanhe.

O que é identidade visual?

Antes de explicarmos o motivo de ser tão importante manter um padrão estético nas franquias, devemos explicar o que é identidade visual.

Em suma, trata-se de um conjunto de elementos padronizados, que ao serem vistos remetem automaticamente à uma marca.

Podemos usar como exemplo disso, grandes empresas como, por exemplo:

  • Apple: é só ver o desenho de uma maçã com uma mordida que a famosa marca, do Steve Jobs, vem à cabeça.
  • Louis Vuitton: podemos reconhecer a marca francesa pela estampa utilizada em suas bolsas e, também, pelo famoso monograma.
  • Mc Donald’s: a maior das redes de fast-food do mundo também conta com uma forte identidade visual, é só visualizar o M que sabemos que ali tem um restaurante.

Como podemos ver através dos exemplos, independente de qual seja o mercado de atuação, a identidade visual está presente.

Continue a leitura e entenda qual a importância de ter uma identidade visual.

Por qual motivo é tão importante?

A identidade visual é o que leva o público a reconhecer uma marca.

Por conta disso, é muito importante que você conte com um profissional para a criação da identidade visual do seu negócio.

É importante se atentar em criar algo único, que faça sentido com o seu nicho de mercado, e siga um padrão de cores e fontes, por exemplo.

Identidade Visual de franquias: como funciona?

Ao contrário do que ocorre ao criar um negócio próprio, onde você deve criar do zero o seu modelo de negócios e identidade, as franquias são totalmente montadas.

Ou seja, você não poderá alterar os padrões de imagem da sua unidade. Afinal de contas, é fundamental que o cliente saiba que se trata da marca que ele já conhece, independente da localização.

Isso ajuda, entre outras coisas, a aumentar a confiabilidade do seu negócio e também a aumentar o reconhecimento da rede como um todo.

Conclusão

Conseguiu entender o que é e qual a importância da identidade visual para as franquias? Esperamos que sim!

Caso queira entender um pouco melhor sobre o mercado do franchising, acompanhe o nosso blog.