Um bom planejamento financeiro faz total diferença para qualquer ação que possamos realizar. A compra de um imóvel, de um carro e, até mesmo, a decisão de se tornar um investidor em franquias.
Quando sabemos estamos por dentro de todos os cenários que podem surgir, fica mais fácil lidar com eles, mesmo que não sejam favoráveis.
Apesar disso, o planejamento financeiro é algo que algumas pessoas ainda deixam de lado, mas não deveriam.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo, onde iremos te ensinar como fazer um planejamento financeiro para se tornar franqueado. Fazendo com que o seu investimento seja feito de maneira mais segura possível. Acompanhe!
Conheça todas as taxas de franquia
Esse é o primeiro ponto para o qual você deve destinar sua atenção. As franquias contam com taxas que devem ser pagas pelo franqueado, por isso, é fundamental que você esteja por dentro de quais são.
Veja quais são algumas delas:
- Taxa de franquia: é a primeira taxa a ser paga, já que te dá o direito de usar o nome da marca e, além disso, receber toda a capacitação da franqueadora;
- Ponto comercial: caso você não tenha um ponto, será necessário investir em um, mas fique atento! A franqueadora deve estar de acordo com a localização e tipo de ponto escolhido;
- Compra de produtos: é necessário dispor de um valor inicial para a compra dos produtos que irá comercializar na sua unidade, geralmente esses produtos são oferecidos com descontos para membros da rede;
- Investimento em estrutura: aqui estão inclusos custos com máquinas, expositores e etc.;
- Custos fixos: esses custos são aqueles que você terá todos os meses enquanto tiver sua unidade, como por exemplo, água, luz, internet, salários de funcionários, etc.;
- Custos variáveis: é importante que você disponha de um valor para eventuais emergências, que podem acontecer em qualquer negócio.
Planejamento financeiro: de onde virá o valor utilizado no investimento?
Para se tornar um franqueado, você pode poupar seu dinheiro, investir ou, ainda, optar por uma linha de financiamento para franquias.
Cabe a você escolher qual das opções se aplica melhor para o seu caso, veja um pouco mais sobre cada um:
- Poupar: aqui, após escolher a melhor franquia, você espera alguns meses e, no decorrer disso, vai poupando dinheiro até dispor do suficiente para adquirir a unidade;
- Investir: você investe o dinheiro que já tem em alguma modalidade que acarrete acumulo de juros, é uma forma mais rápida do que poupar;
- Financiamento de franquias: diversas instituições financeiras disponibilizam linhas de crédito para quem deseja se tornar um franqueado, veja mais no nosso texto sobre o tema.
Conheça o mercado de atuação
Para que você possa atuar com maestria no seu novo empreendimento, é indispensável que você conheça a fundo o seu mercado de atuação!
Por isso, não deixe de estudar bastante sobre seu público alvo e seu comportamento de compra. Além disso, é muito importante, também, que você conheça os seus concorrentes, investigue onde acertam e onde erram, e use isso a seu favor.
Além de conhecer, você deve se identificar com o mercado
Ao adquirir uma franquia, você deve ter em mente que irá trabalhar com aquilo por anos, afinal, ninguém investe pensando em encerrar o negócio.
Por isso, é de extrema importância que você se identifique com o negócio e com a área de atuação, caso contrário, isso afetará diretamente o resultado do seu trabalho.
Agora que você já sabe como fazer um bom planejamento financeiro para se tornar franqueado, escolha a melhor opção pra você e mude os rumos da sua vida.
Aproveite e veja alguns motivos pelos quais você deveria considerar ser um sócio do Mercadão dos Óculos.