Já ouviu falar em formatação de franquias? Essa é uma etapa fundamental antes de decidir franquear um negócio.
Basicamente, a formatação de franquia é responsável por definir se é ou não viável tornar-se uma franqueadora.
Por ser tão importante, decidimos trazer esse artigo, onde explicaremos um pouco melhor o passo a passo dessa etapa.
Primeira etapa da formatação de franquias: análise de franqueabilidade
A primeira análise a ser feita, diz respeito a saber se o negócio é algo franqueável. Para isso, devemos analisar diversos fatores, como por exemplo:
- Finanças;
- estratégias de planejamento;
- marketing;
- etc.
Em alguns casos, podemos notar a inviabilidade de franquear logo no início, em outros, no entanto, é necessário realizar a análise completa.
Além disso, essa análise é importante para que você possa identificar pontos que possa melhorar.
Análise do modelo de negócio
Nessa parte, é hora de avaliar a possibilidade de o negócio ser replicável. Afinal de contas, a franquia deve ser rentável tanto para a franqueadora, quanto para os franqueados.
Por isso, nessa parte é necessário investigar as tendências de mercado, para saber se a empresa condiz com o que está em alta.
Além disso, a análise de modelo de negócio, ainda serve para ajudar a definir, por exemplo, as taxas de franquia.
Terceira parte da formatação de franquias: planejamento jurídico
O processo de planejamento jurídico, serve para definir, entre outras coisas, as obrigações e direitos tanto do franqueado quanto da franqueadora.
Vale lembrar que, nessa parte, devemos seguir as normas civis vigentes, além disso, todos os documentos solicitados devem ser transparentes.
Existem diversos documentos que devem ser apresentados, alguns deles são, por exemplo:
- Questionário de qualificação;
- pré-contrato de franquias;
- contrato de franquia;
- circular de oferta de franquia (COF);
- etc.
Vale ressaltar, que os documentos necessários, e demais informações importantes, estão descritos na lei 16.966, de 26 de dezembro de 2019.
Planejamento operacional das franquias
Todos os processos da franquia devem ser organizados e, preferivelmente, descritos em manual.
Esse manual, deve servir para auxiliar o franqueado com eventuais dúvidas que podem aparecer no dia a dia.
É importante que ele contenha, por exemplo, as principais questões referentes ao negócio. Dessa forma, o franqueado pode verificá-lo antes de recorrer ao suporte da franqueadora.
A próxima etapa da formatação de franquias é o planejamento de marketing
Como sabemos, a propaganda é a alma do negócio. Por isso, para que um negócio dê bons resultados, é indispensável contar com uma boa estratégia de marketing.
Além disso, quando falamos de franquias, especificamente, o marketing deve ser padronizado para todas as unidades franqueadas, a fim de manter a identidade visual da marca.
Para os clientes, isso faz total diferença. Afinal, ao padronizar as ações de marketing e as operações, passamos a impressão de que independentemente do local onde é localizada, a marca oferece as mesmas coisas.
Planejamento comercial
O último ponto da formatação de franquias, serve, entre outras coisas, para identificar o perfil do franqueado.
Isso é muito importante, afinal, para ser um bom franqueado, não basta apenas ter o dinheiro para investir. Afinal, é necessário que o parceiro esteja alinhado aos valores da marca.
Além disso, ainda no planejamento comercial, entra a questão do ponto comercial onde a unidade será aberta.
Isso é muito importante, afinal, para que o negócio atraia o público, além da identidade visual, é necessário que ele esteja em um ponto estratégico, geograficamente falando.
Entendeu a importância da formatação de franquias?
Esperamos que esse artigo tenha sido útil para sanar todas as suas dúvidas sobre o processo de formatação de franquias.
Caso queira saber um pouco mais sobre o mercado de franchising, acompanhe o nosso blog! Lá tratamos de assuntos que, com certeza, serão interessantes para vocês.
Agora que você finalizou a leitura, que tal acessar nosso site e conhecer um pouco mais sobre a história do Mercadão dos Óculos?