Como sabemos, as franquias são um tipo de investimento de baixo risco, e por isso, cada vez mais pessoas procuram por oportunidades nessa área.
Contudo, devemos ressaltar que o sucesso de uma rede de franquias depende do esforço conjunto entre franqueado e franqueadora.
Pensando nisso, reunimos neste artigo quais são os papéis de cada um, continue a leitura e entenda.
As diferenças entre franqueado e franqueadora
Antes de explicarmos os papéis de cada um, vamos falar sobre o que significa ser um franqueado ou uma franqueadora.
A franqueadora é a empresa cujo dono detém os direitos da marca. Além disso, a franqueadora é uma empresa já conhecida e estabelecida no mercado.
O franqueado, por sua vez, é alguém que decide investir em uma unidade da franquia.
Entenda, agora, quais são os papéis de cada um.
Papéis da franqueadora
Antes de qualquer coisa, a franqueadora deve desenvolver o modelo de negócio e testá-lo.
Após isso, é necessário definir quais são as normas da marca, assim como os padrões e processos que os investidores devem seguir ao se tornarem franqueados.
A franqueadora é responsável, além disso, por escolher quais pessoas estão aptas para se tornarem franqueadas. Geralmente, isso ocorre através do processo seletivo.
Depois de escolher os franqueados, no entanto, é dever da franqueadora treiná-los e capacitá-los, para que, dessa forma, executem o melhor trabalho possível.
Além do que já mencionamos, a franqueadora deve, também, supervisionar os processos e resultados da unidade franqueada, afinal, essa é uma maneira de preservar a sua marca.
Cabe a franqueadora, além disso, garantir suporte rápido e de qualidade aos franqueados sempre que necessário.
Papel do franqueado
Agora que você já sabe quais são os principais papéis da unidade franqueadora, vejamos também as responsabilidades dos franqueados.
Antes de qualquer coisa, o franqueado deve pesquisar sobre a franquia na qual está interessado, procurar por relatos de outros franqueados, por exemplo, é uma boa forma de solucionar dúvidas.
Após escolher a franquia, o franqueado deve se atentar às normas da marca, assim como ao valor requerido para investimento inicial, caso esteja de acordo com tudo, é hora de começar a investir.
É importante lembrar, que além do investimento inicial, o franqueado deve ser responsável por investir na marca sempre que for necessário para mantê-la nos padrões adequados.
O franqueado deve, também, utilizar apenas as marcas e fornecedores aprovados pela franqueadora, afinal, isso garante o padrão de qualidade dos produtos oferecidos.
Ainda na lista de papéis dos franqueados, temos o pagamento das taxas estabelecidas em contrato, como taxa de franquia e royalties.
Além disso, o franqueado deve arcar com os custos operacionais (funcionários, conta de água e luz, etc.).
Vale lembrar, também, que o franqueado deve manter ações de marketing condizentes com o padrão estabelecido pela marca.
Além de tudo isso, o franqueado deve sempre buscar otimizar os processos da sua unidade, já que isso vai influenciar diretamente nos seus resultados e, consequentemente, no seu faturamento.
Franqueado e franqueadora devem estar em sintonia
Como já dissemos anteriormente, o sucesso de uma rede de franquias depende de um esforço conjunto entre o franqueado e a franqueadora. Por isso, é muito importante manter a comunicação entre as partes.
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