Marketing para franquias: como otimizar

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/12/2021. Franquias

Assim como em qualquer outro ramo, é fundamental montar uma boa estratégia de marketing para as franquias.

Com o aumento do uso das redes sociais e internet isso se torna ainda mais urgente, afinal, uma empresa que não tem uma boa presença digital não é vista.

Por isso, pensando em te ajudar nessa questão, elaboramos esse artigo. Aqui você poderá encontrar algumas dicas que irão te ajudar a otimizar as estratégias de marketing digital da sua franquia. Acompanhe

O que é marketing digital?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba exatamente do que se trata o marketing digital.

Em suma, o marketing digital é um conjunto de estratégias realizada através das ferramentas digitais (celular, internet, etc.). Elas são usadas, com o intuito de aumentar a visibilidade da sua empresa.

Atualmente, o marketing digital é importante, também, para aproximar as empresas dos seus clientes, de modo que eles sintam uma familiaridade com a marca.

Passo a passo para otimizar o marketing digital para franquias

Agora que você já sabe o que é e qual a importância do marketing digital, no entanto, chegou a hora de ficar por dentro das estratégias para aplicar em sua franquia.

Primeiro passo: conheça seu público

Essa é, sem dúvida, a principal parte de uma boa estratégia de marketing.

Isso porque, antes de qualquer tipo de ação de marketing, você deve saber com quem quer falar e qual tipo de linguagem deve utilizar para atingir esse público.

Para isso, no entanto, recomendamos que você estruture a persona do seu negócio. A persona, em suma, é o cliente ideal do seu negócio.

Mas, atenção, não estamos falando em público alvo, já que esse é um termo muito abrangente. Na persona, é necessário que você empregue uma riqueza muito maior de detalhes.

Veja, abaixo, um exemplo de persona e público alvo

PÚBLICO ALVO PERSONA
HomensJoão da Silva Santos
35 – 55 anos42 anos
Usam o celular com frequênciaGerente de uma multinacional
Renda entre 5 e 7 milCasado
Frequentas jogos de futebol
Viaja para o exterior todo ano

Ao criar a persona para o seu negócio, fica mais fácil montar uma estratégia direcionada e que traga melhores resultados. Vale lembrar, no entanto, que uma mesma empresa pode ter quantas personas forem necessárias.

Firme a sua presença online

Após definir o seu público, chegou a hora de se manter próximo a eles, as redes sociais, por exemplo, são ótimas para isso.

Interaja com os seus seguidores através de questionários e quizzes, por exemplo, isso fará com que eles se sintam mais próximos de você.

Além disso, é muito importante facilitar o contato dos seus clientes com sua empresa, disponibilize seus canais de comunicação.

Outro ponto importante, é criar um formulário de contato. Isso pode ser feito, por exemplo, através de uma landing page. O formulário pode ser o mais simples possível, com campos para nome, e-mail e telefone, por exemplo.

Lembre-se também de contar a história da sua empresa, utilizando as estratégias de storytelling, que trazem comoção ao público.

Disponibilize conteúdo de qualidade

Essa dica serve tanto para as redes sociais como para o blog, por exemplo. Ao disponibilizar conteúdo de qualidade com frequência, você aumenta as chances de visualização da sua página.

O blog tem como objetivo apresentar conteúdos mais aprofundados, já nas redes sociais, por outro lado, o conteúdo é mais resumido.

Otimizar o marketing para franquias não é tudo

Além das estratégias de marketing, é importante garantir um bom suporte ao franqueado.

Por mais que sua estratégia seja assertiva, o marketing boca a boca ainda é muito importante, e um dos que mais influenciam na decisão de compra dos clientes.

Caso você atinja o público com as ações de marketing, mas durante o período de decisão de compra o possível cliente se depara com um franqueado insatisfeito, por exemplo, pode ser a gota d’água.

E aí, conseguiu entender a importância do marketing digital para franquias? Aproveite e leia o nosso artigo sobre a exclusividade territorial de franquias.

Tags: #estratégia para franquia #Franquias