Como sabemos, os anos de 2020 e 2021 foram dois anos de grandes mudanças para o comércio no geral. Portanto, no mercado de franquias, não poderia ser diferente.
Por conta da pandemia de Covid-19, toda a sociedade teve que se adaptar ao que ficou conhecido como “o novo normal“.
Por isso, até hoje, dois anos após esse cenário, algumas dessas tendências ainda permanecem.
Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te explicar quais são as principais tendências para o mercado de franquias em 2021. Continue a leitura e saiba mais.
6 principais tendências para 2021
E-commerce
Com a necessidade de um novo modelo de compras durante o período de isolamento social, mais e mais negócios começaram a implantar os sistemas de e-commerce.
Por isso, apenas no primeiro trimestre de 2021, as vendas online cresceram 57,4%, um aumento que representa R$35,2 bilhões.
Para o ano de 2022, a tendência das compras online segue em alta, afinal, muitas das pessoas já estão habituadas a comprar sem sair de suas casas.
Principais tendências: home-office
Essa é outra tendência que aumentou com a implementação do isolamento social. O home-office, como você deve saber, é quando uma pessoa trabalha de sua própria casa.
Ou seja, não é necessário um investimento em locação de um imóvel ou na contratação de funcionários, pelo menos não no início.
Além disso, o home-office ainda te oferece uma maior flexibilidade de trabalho.
Criação de conteúdo
Em qualquer negócio, a criação de um conteúdo de qualidade e condizente com o ramo de atuação, é fundamental.
Conteúdo para os blogs e as redes sociais, por exemplo, além de ajudarem no engajamento da sua marca, influenciam, diretamente, na decisão de compra das pessoas.
Por isso, essa é uma das principais tendências do mercado de franquias para o próximo ano.
Infoprodutos
Os infoprodutos são ótimas alternativas para aumentar o engajamento do seu negócio.
Isso acontece pois, ao oferecer um produto para download em sua landing page, você estará ativando o que chamamos de gatilho mental de recompensa.
Esse gatilho, assim como a criação de conteúdo, influencia, diretamente, na decisão de compra.
Principais tendências: a consultoria digital
A consultoria digital é muito importante para qualquer um que deseje alcançar o sucesso com seu negócio.
Em suma, um consultor de marketing conta com a expertise necessária para identificar quais são as melhores oportunidades no que diz respeito a divulgação do negócio, o que como sabemos, é fundamental.
Importação de produtos
Essa é uma outra tendência que já conhecemos, mas que continuará em alta em 2022.
A importação de mercadorias possibilita melhores custos e, além disso, você não fica dependente de atacadistas ou distribuidores.
As franquias continuam em alta em 2022
Apesar da queda apresentada no ano de 2020, as franquias tiveram crescimento considerável no ano de 2021.
Isso se deve ao fato de que, pela instabilidade financeira causada pela pandemia no país, muitas pessoas tiveram seus cargos ameaçados e, em muitos dos casos, perdidos.
Por conta disso, algumas pessoas decidiram investir em um negócio onde existe a possibilidade de ser seu próprio chefe. No entanto, no ano de 2022, apesar da recuperação da economia, a expectativa é que os números do setor só aumentem.
Portanto, se você está pensando em investir em um negócio de sucesso, as franquias são uma ótima opção. Com as nossas dicas, você poderá otimizar seus resultados ao máximo!
Aproveite e leia nosso artigo sobre como fazer o controle de estoque da sua franquia.