Como fidelizar clientes

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/11/2021. Franquias

A fidelização de clientes é muito importante para os resultados de qualquer empresa.

Isso se deve ao fato de que, para conquistar um novo cliente, o valor gasto é pelo menos 5 vezes maior do que o utilizado para fidelizar um cliente antigo.

Com isso em mente, trouxemos esse artigo que reúne algumas dicas para te ajudar na fidelização dos seus clientes. Acompanhe.

6 passos simples para fidelizar clientes

Fidelizar clientes significa garantir que eles voltem a fazer negócio com você. Contudo, para que isso seja possível, você deve seguir alguns passos.

1. Conheça seu cliente

Esse é o primeiro e principal passo para fidelizar seus clientes. Para saber o que atrai a atenção do cliente, portanto, é importante que você o conheça bem.

Uma persona é a representação do seu cliente ideal. Contudo, ela vai bem além do famoso “público alvo”, já que conta com características bem mais específicas.

Quando a persona é bem elaborada, portanto, faz total diferença para os seus resultados, para criar uma persona é simples:

  1. Colete e analise os dados dos clientes;
  2. Cruze os dados coletados com ferramentas de análise (Google Analytics, por exemplo);
  3. Estruture a persona (defina sua idade, preferências, área de atuação, etc.).

2. Avalie o nível de satisfação dos clientes

Esse ponto é fundamental para que você saiba se suas ações estão dando o resultado esperado.

Você pode fazer isso através de questionamentos enviados no e-mail de seus clientes, por exemplo.

Para fidelizar seus clientes, procure saber sobre a satisfação deles, por exemplo, com os seguintes pontos:

  • Média de preços;
  • Velocidade no atendimento ao cliente;
  • Valor e velocidade do frete;
  • Qualidade dos produtos;
  • Variedade de produtos; e
  • etc.

3. Não tente agradar a todos

Quanto mais clientes melhor, isso é um fato. Contudo, é importante que suas ações sejam feitas pensando no seu público ideal, aquele no qual você pensou ao estruturar a persona.

Isso irá garantir leads de maior qualidade e, portanto, com mais chances de compra.

4. Dê atenção aos seus clientes

Quando o cliente realiza uma compra, você deve procurar continuar em contato com ele. Procure saber sobre o status da entrega e qualidade do produto recebido, por exemplo.

Outra dica importante é enviar e-mails alertando sobre produtos esquecidos no carrinho de compras, assim como para informar sobre novos produtos.

Ao manter esse relacionamento ativo com o cliente, portanto, você aumenta as chances de fidelizar ele.

5. Invista em um serviço de e-mail marketing

Através do e-mail marketing você mantém uma relação contínua com o cliente. Por isso, elabore fluxos de newsletter, novos produtos parecidos com os adquiridos por determinado cliente, etc.

Isso fará com que o cliente não se esqueça de você e, consequentemente, aumente a probabilidade de fazer uma nova negociação.

6. Ofereça suporte rápido e de qualidade

Quando seu cliente tem uma dúvida ou problema, por exemplo, é fundamental que ele consiga solucionar rapidamente.

Por isso, faz toda diferença contar com um suporte eficiente, afinal, isso eleva consideravelmente os níveis de satisfação do público.

Outros motivos para fidelizar seus clientes

Além do menor custo quando comparado a aquisição de novos clientes, a fidelização traz outros diversos benefícios para sua empresa.

Um exemplo disso, é a indicação feita a outras pessoas. Essa ação ajuda também a conseguir novos clientes, já que ao receber uma indicação de alguém conhecido, é ativado o que chamamos de gatilho de prova social.

Outro ponto importante, é que um cliente satisfeito serve para divulgar a sua marca, o que eleva a confiança dos demais consumidores.

Os clientes fidelizados também estão mais dispostos a pagar mais por um produto em que confiam e, além disso, costumam comprar em maior quantidade.

Agora que você já sabe como e qual a importância de fidelizar seus clientes, coloque as dicas em prática e veja os seus números decolarem.Caso tenha interesse, leia também sobre o que é o Processo Seletivo de Franquias.

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