O Plano de Desenvolvimento Individual, também conhecido como PDI, é o plano de carreira desenvolvido para um determinado profissional da sua franquia.
Na maioria das vezes, um profissional do RH da franqueadora é quem desenvolve o PDI.
Podemos afirmar que todas as franqueadoras que se preocupam com o seu capital humano e que visam a expansão de sua rede, possuem um Plano de Desenvolvimento Individual sólido e bem estruturado.
Vale ressaltar, que o PDI também deve estar alinhado aos interesses da franqueadora e aos anseios dos colaboradores.
Afinal, cada colaborador é um indivíduo, com aptidões e dificuldades diferentes e nem sempre é uma tarefa simples identificar esses pontos em cada um deles.
Para que serve o PDI?
O franchising é caracterizado pela padronização dos processos e pela qualidade dos serviços prestados pela rede. Contudo, esses aspectos podem variar muito de unidade para unidade.
Por isso, para manter um nível de qualidade elevado, os franqueados precisam entender qual a sua função na empresa, de repassar as diretrizes e premissas da franqueadora ao seu quadro de colaboradores.
O PDI ajuda os colaboradores a entender suas funções e garante satisfação para os mesmos.
Vamos supor que você tenha uma franquia ótica e um dos seus colaboradores trabalhe com atendimento direto ao público.
Na hora da elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual, você pode descobrir que ele prefere trabalhar com uma parte mais estratégica, por exemplo.
Desse modo, vai ser possível identificar os pontos positivos do funcionário e colocá-lo na área onde ele vai se desenvolver melhor.
Vale ressaltar que o PDI deve ser aplicado a qualquer colaborador para que o aumento de produtividade atinja todo o seu time.
Com uma equipe trabalhando de forma motivada e com a produtividade em alta, você conseguirá até mesmo aumentar a margem de lucro da sua empresa.
Como elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual
Para elaborar um PDI, você pode criar uma sequência de perguntas e respostas que vão te ajudar a identificar os pontos positivos e negativos dos colaboradores.
Abaixo, vamos te mostrar algumas perguntas que você pode usar na hora de montar o Plano de Desenvolvimento Individual. Confira:
1 – Quais os pontos que o seu colaborador pode melhorar?
Esta pergunta deve ser o seu ponto de partida para a elaboração do PDI. Afinal, cada colaborador apresenta habilidades e comportamentos que podem ser aprimorados.
Além disso, melhorar os pontos fracos é uma forma de se alcançar o sucesso e melhorar sua equipe.
2 – Quais são as ambições do colaborador e porque ele quer melhorar?
Se o seu colaborador não tem as ambições e motivações para melhorar, provavelmente, o Plano de Desenvolvimento Individual não vai dar certo.
Por isso, saiba identificar quais são as necessidades do seu colaborador, onde ele quer chegar dentro da empresa e o que pode motivá-lo.
3 – Como as habilidades dos seus colaboradores vão ser melhoradas?
Para melhorar os pontos fracos dos seus colaboradores, quais atitudes você vai tomar?
Serão dados treinamentos ou cursos? Serão promovidos workshops?
É importante que você ofereça todo o suporte necessário para o seu colaborador se aprimorar e, dessa forma, trazer mais resultados para o seu negócio.
4 – Quanto tempo o seu colaborador vai ter para se desenvolver?
Independente do Plano de Desenvolvimento Individual que você esteja desenvolvendo, é necessário que exista um prazo limite para o colaborador se aperfeiçoar.
Dessa forma, você vai evitar a frustração dentro da sua empresa e não vai criar expectativas caso as coisas não aconteçam no seu tempo.
5 – Como você vai colocar os planos em prática e quanto eles vão custar?
Essas são as últimas perguntas que você deve se fazer para desenvolver o PDI.
Em uma franqueadora, você pode utilizar a tecnologia para capacitar os seus colaboradores.
Com isso, você vai conseguir reduzir os custos e, também, aumentar a produtividade da sua franquia.
Investir no desenvolvimento de todos os seus colaboradores e franqueados é muito importante, afinal, sem o fator humano, é impossível alcançar o sucesso.
Como você pode notar, o Plano de Desenvolvimento Individual serve para valorizar e capacitar equipes.
Além disso, o PDI transforma a sua empresa em algo saudável e de sucesso.
Então, se você é um empreendedor que está buscando o melhor para sua franquia e para o seu time, desenvolva um PDI e transforme sua realidade!
Agora que você terminou este texto, que tal ler outro? Aqui vai uma indicação: 5 livros sobre franquias que todo empreendedor deveria ler.