A vontade de todo empreendedor é alcançar o sucesso e expandir o seu negócio. Alguns empresários são mais ousados e não param de buscar o sucesso nem por um segundo.
Para os empreendedores mais audaciosos, o franchising é o modelo de negócio ideal para expandir suas marcas mais rapidamente.
Mas, para conseguir transformar uma empresa em uma franquia, você deve levar alguns detalhes muito a sério.
Isso porque para ingressar no ramo do franchising é necessário muita preparação e conhecimento sobre o mercado.
Se você está buscando saber mais sobre como transformar uma empresa em franquia, continue acompanhando este texto.
Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo de como transformar uma empresa em uma franquia. Confira!
Tópicos que você vai encontrar abaixo:
- O que é uma franquia?
- Por que é vantajoso transformar uma empresa em franquia?
- Entenda como fazer a análise de franqueabilidade da sua empresa;
- Passo a passo que você deve seguir para transformar sua empresa em franquia.
O que é uma franquia?
Explicando de forma resumida, franquia é um modelo de negócio que funciona assim: o franqueador concede o direito da marca para o franqueado replicar em diferentes localidades.
Além do franqueado ter o direito de usar a marca, ele também pode comercializar o mesmo serviço, produto ou conceito que a franqueadora.
As franquias estão presentes em diversos ramos e a principal característica do franchising é a padronização de processos, serviços e produtos replicados igualmente nas unidades.
Um exemplo de franquias de sucesso são: Mcdonald’s e Burger King.
Por que é vantajoso transformar uma empresa em franquia?
Podemos afirmar que o franchising é uma ótima opção para os empreendedores que já possuem uma marca própria consolidada no mercado e que desejam expandi-la.
Isso porque, no franchising, a responsabilidade de fazer o negócio dar certo é de todos os franqueados.
Sem contar que, ao abrir espaço para outras pessoas investirem no seu negócio e explorarem a marca, os riscos da empresa dar errado diminuem drasticamente.
Afinal, os empreendedores não terão que gastar com a implantação de novas unidades, precisando apenas comercializar a marca.
Apesar das vantagens do franchising, na hora de transformar seu negócio em franquia, indicamos que você faça uma análise profunda sobre sua empresa e sobre o seu perfil empreendedor.
Entenda como fazer a análise de franqueabilidade da sua empresa
A análise de franqueabilidade, como o próprio nome já indica, serve para mostrar se o seu negócio está “franqueável” ou não.
Essa etapa do processo de transformar uma empresa em uma franquia é de extrema importância para provar se o negócio está pronto para passar por transformações.
Ao fazer a análise de franqueabilidade você conseguirá identificar quais são os pontos que deve melhorar e, além disso, os pontos positivos.
Realizar essa análise é uma forma de prevenir possíveis problemas que podem aparecer no momento em que você transformar sua empresa em franquia.
No momento em que você for fazer a análise de franqueabilidade, se faça as seguintes perguntas:
- Meus produtos ou serviços são essenciais para consumidores de outras cidades, estados e até mesmo países?;
- É possível que outras pessoas repliquem seus processos e produzam meus produtos sem que você esteja presente?;
- Você sabe tudo o que é necessário para que sua empresa funcione perfeitamente, como: quantidade de funcionários, ponto comercial, valores etc?
Depois de colocar todas as informações sobre o seu negócio no papel, é hora de arrumar o que tem que ser arrumado e levar para frente o projeto de franquear sua empresa.
Passo a passo que você deve seguir para transformar uma empresa em franquia
Agora, vamos lhe mostrar o passo a passo que você precisa seguir para transformar uma empresa em franquia.
Os 9 pontos que citaremos a seguir, falam sobre as obrigatoriedades que você deve seguir se quiser formatar a sua empresa em franquia da forma correta.
Antes de mais nada: cuide da parte burocrática:
A primeira coisa que você deve fazer para transformar seu negócio em franquia é resolver toda a questão burocrática que envolve a instauração da sua rede.
Neste momento também é necessário que você trace um planejamento financeiro que permita sua expansão acontecer.
Portanto, siga os seguintes passos:
Primeiro passo: crie o registro da sua rede:
Antes de registrar sua rede, assegure-se que sua marca está liberada para ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Isso evitará que apareçam problemas durante a replicação da sua empresa.
Segundo passo: elabore a COF (Circular de Oferta de Franquia):
A COF, é o documento que vai oficializar a oferta do seu negócio no formato de franchising.
Vale ressaltar que a COF é um documento obrigatório, que consta na Lei de Franquias. Por isso, deve ser elaborada por pessoas que entendam sobre o assunto.
Além disso, a Circular de Oferta de Franquia deve conter, também, todos os dados a respeito da sua empresa e sobre o modelo de franquia que você adotou.
São os futuros investidores que vão ler a COF, por isso, é importante que todas as informações sobre o negócio estejam descritas de forma clara e coesa.
Terceiro passo: estruture um plano de negócio:
É o plano de negócio que vai descrever quais são os aspectos estruturais e as metas da franquia.
No plano de negócio é interessante que estejam descritas algumas informações como, por exemplo:
- Quanto tempo vai levar até o retorno do investimento?;
- Quais são os produtos e serviços oferecidos pela franquia?;
- Qual a porcentagem cobrada dos royalties cobrados a partir do faturamento da franquia?
Todas essas questões devem ser respondidas com clareza para que o franqueado tenha uma noção do que será necessário fazer para expandir e manter a marca no mercado.
Quarto passo: faça um planejamento financeiro:
Para dar início a expansão da sua empresa e transformá-la em franquia, contudo, é necessário que você tenha uma reserva de caixa.
Além disso, também é preciso que você saiba quanto vai precisar investir para que os trâmites para transformar uma empresa em franquia sejam efetuados.
Quinto passo: crie o manual de uso de imagem
Quando todas as questões legais forem resolvidas, portanto, é hora de começar a se preocupar em estruturar as unidades da franquia.
Nesta parte, indicamos que você comece elaborando o manual de uso de imagem.
Nele, você deve deixar bem claro o que é permitido e, além disso, o que não é, em relação ao uso da marca.
Esta parte é necessária para garantir que as novas franquias funcionem de forma padronizada.
Sexto passo: crie também o manual da franquia
O manual da franquia serve para explicar todos os processos feitos dentro do negócio, sejam eles atividades de produção de produtos ou, ainda, gestão de pessoas.
Sétimo passo: elabore os treinamentos
Os treinamentos servem para que a padronização do funcionamento das unidades seja passado adiante para os novos franqueados.
Esses treinamentos podem ser feitos para capacitar os franqueados e podem ser realizados presencialmente ou online.
Além disso, eles também servem para que todo o know-how da franqueadora seja transmitido aos novos franqueados.
Oitavo passo: faça modificações no contrato social da empresa
Com as questões burocráticas resolvidas e com os manuais e treinamentos feitos, é o momento de você tomar as providências necessárias para começar a vender sua franquia.
Para que as vendas aconteçam, você precisa alterar o contrato social da sua empresa mas, se você preferir, também é possível abrir uma nova empresa para ser a franqueadora.
Nono passo: trace um plano de expansão
Para ter sucesso com a sua franquia, contudo, é preciso que você analise os mercados de inserção da rede e elabore uma estratégia para vender as unidades da franqueadora.
Tenha em mente se você vai colocar unidades da franqueadora em todo o país, apenas no seu estado ou na mesma cidade da loja matriz.
No momento em que você for começar a comercializar sua marca , indicamos que você invista em estratégias de marketing digital, participe de feiras e eventos da área e contrate profissionais capacitados para atrair os investidores ideais.
Seguindo todos os passos que citamos acima, portanto, você vai conseguir tornar-se um franqueador e, naturalmente, as vendas das suas unidades de franquia vão acontecer.
Devemos dizer que este é apenas o início da sua jornada e que ainda virá mais trabalho pela frente, depois que você transformar sua empresa em uma franquia.
O ponto positivo de tudo isso é que, em pouco tempo, você terá conseguido expandir sua marca mais rapidamente do que se não tivesse a transformado em uma franqueadora.
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