Passo a passo de como transformar uma empresa em franquia

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/10/2021. Franquias

A vontade de todo empreendedor é alcançar o sucesso e expandir o seu negócio. Alguns empresários são mais ousados e não param de buscar o sucesso nem por um segundo. 

Para os empreendedores mais audaciosos, o franchising é o modelo de negócio ideal para expandir suas marcas mais rapidamente.

Mas, para conseguir transformar uma empresa em uma franquia, você deve levar alguns detalhes muito a sério.

Isso porque para ingressar no ramo do franchising é necessário muita preparação e conhecimento sobre o mercado. 

Se você está buscando saber mais sobre como transformar uma empresa em franquia, continue acompanhando este texto.

Neste artigo, vamos te mostrar o passo a passo de como transformar uma empresa em uma franquia. Confira! 

Tópicos que você vai encontrar abaixo: 

  • O que é uma franquia? 
  • Por que é vantajoso transformar uma empresa em franquia? 
  • Entenda como fazer a análise de franqueabilidade da sua empresa;
  • Passo a passo que você deve seguir para transformar sua empresa em franquia. 

O que é uma franquia? 

Explicando de forma resumida, franquia é um modelo de negócio que funciona assim: o franqueador concede o direito da marca para o franqueado replicar em diferentes localidades.

Além do franqueado ter o direito de usar a marca, ele também pode comercializar o mesmo serviço, produto ou conceito que a franqueadora. 

As franquias estão presentes em diversos ramos e a principal característica do franchising é a padronização de processos, serviços e produtos replicados igualmente nas unidades.

Um exemplo de franquias de sucesso são: Mcdonald’s e Burger King.

Por que é vantajoso transformar uma empresa em franquia? 

Podemos afirmar que o franchising é uma ótima opção para os empreendedores que já possuem uma marca própria consolidada no mercado e que desejam expandi-la. 

Isso porque, no franchising, a responsabilidade de fazer o negócio dar certo é de todos os franqueados.

Sem contar que, ao abrir espaço para outras pessoas investirem no seu negócio e explorarem a marca, os riscos da empresa dar errado diminuem drasticamente. 

Afinal, os empreendedores não terão que gastar com a implantação de novas unidades, precisando apenas comercializar a marca. 

Apesar das vantagens do franchising, na hora de transformar seu negócio em franquia, indicamos que você faça uma análise profunda sobre sua empresa e sobre o seu perfil empreendedor.

Entenda como fazer a análise de franqueabilidade da sua empresa 

A análise de franqueabilidade, como o próprio nome já indica, serve para mostrar se o seu negócio está “franqueável” ou não

Essa etapa do processo de transformar uma empresa em uma franquia é de extrema importância para provar se o negócio está pronto para passar por transformações. 

Ao fazer a análise de franqueabilidade você conseguirá identificar quais são os pontos que deve melhorar e, além disso, os pontos positivos.

Realizar essa análise é uma forma de prevenir possíveis problemas que podem aparecer no momento em que você transformar sua empresa em franquia.

No momento em que você for fazer a análise de franqueabilidade, se faça as seguintes perguntas: 

  • Meus produtos ou serviços são essenciais para consumidores de outras cidades, estados e até mesmo países?;
  • É possível que outras pessoas repliquem seus processos e produzam meus produtos sem que você esteja presente?;
  • Você sabe tudo o que é necessário para que sua empresa funcione perfeitamente, como: quantidade de funcionários, ponto comercial, valores etc?

Depois de colocar todas as informações sobre o seu negócio no papel, é hora de arrumar o que tem que ser arrumado e levar para frente o projeto de franquear sua empresa.

Passo a passo que você deve seguir para transformar uma empresa em franquia

Agora, vamos lhe mostrar o passo a passo que você precisa seguir para transformar uma empresa em franquia

Os 9 pontos que citaremos a seguir, falam sobre as obrigatoriedades que você deve seguir se quiser formatar a sua empresa em franquia da forma correta.

Antes de mais nada: cuide da parte burocrática: 

A primeira coisa que você deve fazer para transformar seu negócio em franquia é resolver toda a questão burocrática que envolve a instauração da sua rede. 

Neste momento também é necessário que você trace um planejamento financeiro que permita sua expansão acontecer. 

Portanto, siga os seguintes passos: 

Primeiro passo: crie o registro da sua rede: 

Antes de registrar sua rede, assegure-se que sua marca está liberada para ser registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Isso evitará que apareçam problemas durante a replicação da sua empresa.

Segundo passo: elabore a COF (Circular de Oferta de Franquia): 

A COF, é o documento que vai oficializar a oferta do seu negócio no formato de franchising. 

Vale ressaltar que a COF é um documento obrigatório, que consta na Lei de Franquias. Por isso, deve ser elaborada por pessoas que entendam sobre o assunto.

Além disso, a Circular de Oferta de Franquia deve conter, também, todos os dados a respeito da sua empresa e sobre o modelo de franquia que você adotou.

São os futuros investidores que vão ler a COF, por isso, é importante que todas as informações sobre o negócio estejam descritas de forma clara e coesa. 

Terceiro passo: estruture um plano de negócio: 

É o plano de negócio que vai descrever quais são os aspectos estruturais e as metas da franquia. 

No plano de negócio é interessante que estejam descritas algumas informações como, por exemplo:

  • Quanto tempo vai levar até o retorno do investimento?;
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos pela franquia?;
  • Qual a porcentagem cobrada dos royalties cobrados a partir do faturamento da franquia?

Todas essas questões devem ser respondidas com clareza para que o franqueado tenha uma noção do que será necessário fazer para expandir e manter a marca no mercado.

Quarto passo: faça um planejamento financeiro: 

Para dar início a expansão da sua empresa e transformá-la em franquia, contudo, é necessário que você tenha uma reserva de caixa.

Além disso, também é preciso que você saiba quanto vai precisar investir para que os trâmites para transformar uma empresa em franquia sejam efetuados. 

Quinto passo: crie o manual de uso de imagem 

Quando todas as questões legais forem resolvidas, portanto, é hora de começar a se preocupar em estruturar as unidades da franquia. 

Nesta parte, indicamos que você comece elaborando o manual de uso de imagem. 

Nele, você deve deixar bem claro o que é permitido e, além disso, o que não é, em relação ao uso da marca.

Esta parte é necessária para garantir que as novas franquias funcionem de forma padronizada. 

Sexto passo: crie também o manual da franquia

O manual da franquia serve para explicar todos os processos feitos dentro do negócio, sejam eles atividades de produção de produtos ou, ainda, gestão de pessoas.

Sétimo passo: elabore os treinamentos 

Os treinamentos servem para que a padronização do funcionamento das unidades seja passado adiante para os novos franqueados. 

Esses treinamentos podem ser feitos para capacitar os franqueados e podem ser realizados presencialmente ou online. 

Além disso, eles também servem para que todo o know-how da franqueadora seja transmitido aos novos franqueados.

Oitavo passo: faça modificações no contrato social da empresa

Com as questões burocráticas resolvidas e com os manuais e treinamentos feitos, é o momento de você tomar as providências necessárias para começar a vender sua franquia. 

Para que as vendas aconteçam, você precisa alterar o contrato social da sua empresa mas, se você preferir, também é possível abrir uma nova empresa para ser a franqueadora. 

Nono passo: trace um plano de expansão

Para ter sucesso com a sua franquia, contudo, é preciso que você analise os mercados de inserção da rede e elabore uma estratégia para vender as unidades da franqueadora. 

Tenha em mente se você vai colocar unidades da franqueadora em todo o país, apenas no seu estado ou na mesma cidade da loja matriz. 

No momento em que você for começar a comercializar sua marca , indicamos que você invista em estratégias de marketing digital, participe de feiras e eventos da área e contrate profissionais capacitados para atrair os investidores ideais. 

Seguindo todos os passos que citamos acima, portanto, você vai conseguir tornar-se um franqueador e, naturalmente, as vendas das suas unidades de franquia vão acontecer.

Devemos dizer que este é apenas o início da sua jornada e que ainda virá mais trabalho pela frente, depois que você transformar sua empresa em uma franquia. 

O ponto positivo de tudo isso é que, em pouco tempo, você terá conseguido expandir sua marca mais rapidamente do que se não tivesse a transformado em uma franqueadora.

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