A leitura é uma grande aliada daqueles que estão buscando adquirir novos conhecimentos, aprender com especialistas e ter novas ideias para implantar nas redes de franquia.
Nas livrarias, é possível encontrar uma infinidade de livros sobre franquias, que falam desde ações de marketing até sobre gestão de franquias, por exemplo.
Então, para ajudar as pessoas que estão em busca de livros sobre franquias para ler, nós criamos este texto!
Neste artigo, vamos apresentar os 5 livros sobre franquias que podem te ajudar a melhorar a sua rede. Confira!
5 livros sobre franquias que devem estar na estante de todo empreendedor
1 – Gestão estratégica do franchising – como construir redes de franquias de sucesso
Para darmos início a nossa lista de livros sobre franquias, vamos falar sobre a obra Gestão estratégica do franchising, escrita pelos sócios da empresa Praxis Business.
Adir Ribeiro, Maurício Galhardo, Leonardo Marchi e Luis Gustavo Imperatore, uniram todo o seu know-how sobre franquias e, dessa forma, criaram este livro, onde falam sobre gestão estratégica.
O tema principal da obra, tem como objetivo, ensinar as franqueadoras a manter sua rede alinhada e, além disso, a fazer a franqueadora pensar a macro e longo prazo, com foco no sucesso da sua rede.
Este livro possui 14 capítulos, que falam sobre noções básicas de franchising, gestão de franquia, análise de franqueabilidade e além disso, de diversas outras coisas.
2 – Marketing para franquias – as melhores práticas para franqueadoras e franqueados
Como já dissemos em outro texto aqui do nosso blog, o marketing é essencial para fazer uma rede de franquias dar certo. Por isso, não podíamos deixar de indicar o livro Marketing para franquias.
Este livro fala aborda tópicos importantes, como por exemplo: marketing para inauguração, fundo de marketing, comunicação institucional, uso das redes sociais e da internet, etc.
3 – Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização
O livro Franquias brasileiras é o mais indicado para aqueles que querem se inspirar com histórias de franquias nacionais de sucesso.
Esta obra narra a história de grandes cases de redes como O Boticário e Chilli Beans.
Conforme as histórias vão sendo contadas, os autores também buscam discutir temas como estratégias, inovação, internacionalização e empreendedorismo.
4 – Uma trufa e… 1000 lojas depois
Sim! É isso mesmo que você está pensando: esta obra conta a história de vida do Ale Costa, o dono de uma das maiores redes de franquias do Brasil.
O livro é escrito pelo próprio Ale e conta a história de como ele alcançou o sucesso com a Cacau Show.
Podemos afirmar, certamente, que esta obra ensina muito sobre empreendedorismo e sobre determinação.
É um dos materiais sobre franquias mais indicado para aqueles empreendedores que estão começando no ramo ou, além disso, para aqueles que desejam expandir seus negócios através do franchising.
5 – O fator E
Vamos encerrar nossa lista de livros sobre franquias falando da obra O fator E.
O livro foi escrito por um psicólogo australiano, chamado Greg Nathan, e fala sobre como deve ser a relação entre franqueado e franqueadora.
Nathan, neste livro, juntou a sua experiência de franqueador e franqueado à sua formação acadêmica para criar a teoria do livro.
A teoria chamada “Fator E” consiste em seis estágios: Satisfação, Taxas, Eu, Autonomia, Entendimento e Nós.
E assim chegamos ao fim da nossa lista de livros sobre franquias! Gostou das nossas indicações? Esperamos que sim!
Agora é com você: adquira estes livros, estude muito e prepare-se para o sucesso!