Conheça todos os modelos de franquias disponíveis no mercado

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 25/10/2021. Franquias

Você está pensando em investir em uma franquia mas não sabe qual dos modelos de franquias se encaixa no seu perfil? Então, este texto foi criado especialmente para você! 

Neste artigo, vamos lhe mostrar todos os modelos de franquias que existem no Brasil para que você tenha segurança na hora de escolher a empresa para investir. 

Confira o que você vai encontrar neste texto: 

  • O que são os modelos de franquias e como eles se classificam?;
  • Como classificar os modelos de franquia de acordo com a sua geração?;
  • É possível classificar as franquias de acordo com localização geográfica?;
  • Conheça os modelos de franquias classificados de acordo com o ponto comercial;
  • Tipos de franquias classificadas a partir da remuneração recebida pelo franqueador.

O que são os modelos de franquias e como eles se classificam? 

Já vamos responder essa pergunta! Antes de falarmos sobre os modelos, no entanto, é importante que você saiba que o sistema de franchising pode ser segmentado de quatro formas: geração, localização, natureza e remuneração.

No universo do franchising, conhecemos essas classificações como modelos de franquias.

É bastante importante que você conheça cada um desses modelos para decidir em qual marca de franquia investir. 

Além disso, entender os modelos de franquias existentes facilita o planejamento financeiro e estratégico que você deve fazer antes de adquirir uma unidade. 

Como classificar os modelos de franquia de acordo com a sua geração?

Podemos classificar as franquias de acordo com o seu nível de amadurecimento e de exigência da franqueadora e franqueado.

No mercado do franchising, existem seis gerações de franquias que segmentamos a partir do seu nível de evolução, profissionalismo e desenvolvimento.

Abaixo, vamos explicar sobre cada uma dessas seis gerações de franquias. Confira!

Franquias de primeira geração: 

Esse tipo de franquia consiste na distribuição de produtos ou serviços sem vínculo de exclusividade. 

Isso significa que neste tipo de franquia, o foco da relação entre a franqueadora e o franqueado se dá no fornecimento de produtos ou serviços, pela franqueadora, para que os franqueados possam revender.

Franquias de segunda geração: 

As franquias de segunda geração também são de marca e produto. 

O que as diferencia da primeira geração, no entanto, é que os produtos ou serviços serão encontrados apenas em lojas que possuam a marca da franqueadora, de forma exclusiva. 

Geralmente, nesse modelo de franquia, o franqueado precisa comprar a mercadoria diretamente da franqueadora e, além disso, pagar os royalties e as taxas de promoções.

Exemplo de franquia de segunda geração: O Boticário. 

Franquias de terceira geração: 

As franquias de terceira geração também são conhecidas como franquias de formato de negócio. 

Neste modelo por sua vez, além da licença de uso de marca, a franqueadora também deve repassar todo o know-how da franquia aos franqueados. 

Nas franquias de terceira geração, todos os processos, metodologias e sistemas são testados e desenvolvidos pela franqueadora antes de serem repassados aos franqueados.

Para repassar todo esse know-how, a franqueadora organiza, por exemplo, manuais, treinamentos, consultorias etc.

Franquia de quarta geração: 

As franquias de quarta geração oferecem uma maior quantidade de serviço para os seus clientes e franqueados. Elas podem ser chamadas, além disso, de redes de aprendizado contínuo.

Neste modelo de franquia, por outro lado, os franqueados participam ativamente do processo de tomada de decisões e toda padronização é baseada na motivação da rede toda.

Geralmente, as franqueadoras de marcas desse modelo, oferecem uma grande assistência na operação das unidades.

Franquias de quinta geração: 

Esse tipo de franquia também é conhecido como franquias sociais. Neste modelo, o franqueado tem garantia de recompra pela franqueadora, que é o responsável pelo ponto comercial

Um exemplo de franquia de quinta geração é, por exemplo, a famosa rede de fast food McDonald’s.

Franquias de sexta geração: 

As franquias de sexta geração são aquelas que levam em consideração a sustentabilidade empresarial na hora de criar o planejamento estratégico da rede.

É possível classificar as franquias de acordo com localização geográfica?

A resposta é sim! É completamente possível classificar os modelos de franquias a partir da localização geográfica. 

A divisão, é feita da seguinte forma: desenvolvimento de área, master, múltipla regional ou unitária.

Franquia de desenvolvimento de área: 

É a concessão do direito de exploração de uma determinada área, dada da franqueadora ao franqueado. 

Com esse modelo de franquia, o franqueado pode abrir mais de uma unidade em um determinado período de tempo.

Modelo de franquia master: 

O modelo de franquia master é usado em planos de internacionalização de franquias e, além disso, em alguns países de grande dimensões geográficas. 

Neste caso, o master franqueado assina um contrato que lhe dá o direito de inaugurar ou terceirizar outras unidades naquela determinada região.

Dessa forma, ele passa a receber uma parte do valor da taxa de franquia e dos royalties cobrados dos franqueados.

Franquia múltipla 

Nas franquias múltiplas, por outro lado, os franqueados podem obter mais de uma franquia e podem formar a sua própria rede de franquias na região.

Franquia regional: 

A franquia regional oferece ao franqueado uma parte daquela região para que ele abre vários estabelecimentos da mesma marca dentro desta delimitação.

Desse modo, o empreendedor pode fazer contratos individuais sob sua responsabilidade.

Este modelo de franquia oferece um tipo de exclusividade regional, para evitar que haja concorrência direta entre os franqueados da mesma rede.

Franquia unitária: 

No modelo de franquia unitária, a franqueadora cede o direito de franquear ao franqueado, mas exige exclusividade de atuação na região determinada. 

Assim, nenhum outro franqueado pode abrir uma unidade da mesma rede na mesma região geográfica. 

Conheça os modelos de franquias classificados de acordo com o ponto comercial

Os modelos de franquias que são classificadas de acordo com o seu tipo de ponto comercial possuem regras próprias e exclusivas. Conheça melhor abaixo: 

Modelos de franquias combinadas: 

Como o próprio nome já indica, neste tipo de franquia existe uma integração de marcas. 

As franquias combinadas funcionam assim: um franqueado já tem uma franquia e deseja incorporar outras marcas no mesmo ponto comercial. 

Dessa forma, dois ou mais franqueados trabalham em um único ponto. Em suma, as franquias são de marcas similares e a junção das duas oferece vantagens competitivas de mercado.

Franquia comercial: 

Neste caso, a produção é exclusiva da franqueadora. O franqueado tem apenas a responsabilidade de distribuir os produtos nas regiões determinadas previamente em contrato.  

Franquia de serviço: 

Nas franquias de serviço, a franqueadora cede para o franqueado o know-how da prestação de serviço e uso da marca, ao invés de ceder os produtos.

Um exemplo de franquia de serviço são as redes hoteleiras, como o Hotel Ibis

Franquia individual: 

É um modelo de franquia que não funciona em conjunto com outras franquias e que, além disso, o franqueado tem contrato de exclusividade com apenas uma marca.

O ponto comercial é escolhido pela franqueadora, pois ele deve respeitar algumas regras de padronização da arquitetura para receber a unidade.

Franquia industrial: 

Neste modelo de franquia, a franqueadora tem a patente de um produto, registro de marca e o know-how de produção.

Então, ele transfere tudo isso para o franqueado, para que ele consiga criar uma produção igual e comercializar os mesmos produtos. 

Além disso, neste modelo, as franqueadoras também oferecem assistência técnica para garantir que os produtos oferecidos estejam dentro do padrão de qualidade da marca.

Franquia “shop in shop”:

Na franquia shop in shop o empreendedor pode usar o ponto comercial de um negócio que ele já possui e incorporar uma franquia

Microfranquia: 

As microfranquias se caracterizam por terem um baixo custo de aquisição, baixo custo operacional e operação simples

Nas microfranquias, as atividades podem acontecer em um ponto comercial ou na casa do franqueado

Tipos de franquias classificadas a partir da remuneração recebida pela franqueadora

Existem três modelos de franquias que são classificadas com base na remuneração da franqueadora.

Sendo elas: franquia mista, franquia pura e de distribuição. Entenda melhor sobre elas nos tópicos a seguir:

Franquia mista:

Esse modelo de franquia é o mais utilizado no mundo. Nele, a franqueadora cobra do franqueado taxas pelo fornecimento dos produtos, royalties e taxas de franquia como o fundo de propaganda. 

Franquia pura: 

Na franquia pura, a franqueadora cobra taxas de franquia e royalties e não fornece nenhum tipo de produto aos franqueados

Franquia de distribuição: 

No caso das franquias de distribuição, as franqueadoras não cobram royalties e nem a taxa inicial de venda da franquia

A franqueadora gera sua renda a partir da venda de produtos da marca.

Como você pode perceber neste texto, existem inúmeros modelos de franquias no mercado. 

Por isso, antes de adquirir uma unidade, pesquise bem e se informe sobre os modelos que lhe interessam. 

Deseja continuar aprendendo sobre o ramo do franchising? Então, leia este outro texto aqui: O que é a COF