As melhores estratégias de marketing para franqueados

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 18/10/2021. Franquias

Fazer o marketing de uma unidade de franquia é tão importante quanto gerir a parte operacional do negócio. Afinal, o marketing é o que torna os produtos e serviços atraentes para os clientes. 

O problema é que vender deixou de ser algo simples e passou a ser algo que merece muito empenho, já que o mercado está cada vez mais competitivo e tecnológico.  

Por isso, se você é um franqueado que está buscando melhorar a sua comunicação e aumentar suas vendas, confira as dicas que separamos para te ajudar a criar boas estratégias de marketing para sua unidade. 

Neste texto, você vai ler sobre: 

  • Por que o plano de marketing é importante para sua franquia?;
  • Quais estratégias de marketing devem estar presentes no plano?
  • 3 estratégias de marketing que sua unidade franqueada deve respeitar;
  • Conclusão.

Por que o plano de marketing é importante para sua franquia? 

Como você deve saber, é impossível ter sucesso em uma franquia sem organizar seus processos, na parte da comunicação, isso não é diferente!

Para que as suas estratégias de marketing sejam efetivas, é necessário que elas sejam elaboradas previamente e descritas no plano de marketing.

O plano de marketing é elaborado pela franqueadora. Ele serve para garantir padronização nas estratégias de marketing usadas pelos franqueados e para ajudar na replicação do modelo de franquia.

Além disso, é esse plano que vai ajudar os franqueados a serem reconhecidos pelos consumidores em qualquer lugar do país ou do mundo.

Quais estratégias de marketing devem estar presentes no plano?

Podemos afirmar que o plano e as estratégias de marketing vão te ajudar a entender qual a necessidade dos seus consumidores e como eles se comportam

Sendo assim, para que o plano e as estratégias de marketing sejam efetivas, eles precisam ser elaborados a partir de três princípios. Sendo eles: 

  • Princípios da sua unidade de franquia

Qual é a essência da sua franquia? Como é que os clientes se sentem depois de consumir seus produtos/serviços? Por que os clientes deveriam consumir seus serviços e produtos?

  • Deixe em evidência os diferenciais da sua unidade de franquia

Nas suas campanhas de marketing fale sempre sobre os diferenciais dos seus produtos e serviços.

Também é interessante , por exemplo, os diferenciais da sua franquia que nem sempre ficam explícitos. 

Isso vai mostrar que seus produtos/serviços são muito mais valiosos do que os dos concorrentes.

  • Estabeleça metas que devem ser alcançadas a partir das estratégias de marketing 

Depois de estabelecer quais são os diferenciais da sua unidade de franquia e perceber as carências do seu ramo, é preciso que você estabeleça metas para o seu negócio. 

As estratégias de marketing que você for utilizar devem ser pensadas para te ajudar a bater suas metas e alcançar seus objetivos.

Suas metas podem ser por exemplo: dobrar o faturamento, ficar conhecido na sua região, gerar mais fãs para a sua unidade etc.

3 estratégias de marketing que sua unidade franqueada deve respeitar

Agora você já sabe como montar um bom plano de marketing, portanto, vamos te apresentar algumas estratégias que você poderá aplicar na sua unidade de franquia. Confira!

  • Reforce o branding da sua unidade de franquia 

De nada adianta os países do exterior conhecerem a sua marca se sua região não conhece.

Por isso, é importante que você procure estampar a marca da sua franquia em todos os lugares possíveis: fachada, redes sociais, outdoors, flyers etc. 

Tudo que faz parte da comunicação visual do seu negócio deve conter, ao menos, a logo da sua unidade de franquia.

Esse reforço de branding fará com que sua marca fique fixada na cabeça das pessoas e, dessa forma, atraia mais clientes ao seu estabelecimento.

  • Invista em comunicação integrada 

Todas as campanhas em veiculação da rede de franquias devem ser feitas seguindo alguns padrões e respeitando a identidade visual da marca

Além disso, é importante que todos os canais utilizem a mesma forma de comunicação.

Para a comunicação integrada de uma rede de franquias, é legal que todos os franqueados utilizem as redes sociais ou o marketing digital. 

Afinal, as redes sociais são de amplo alcance, fáceis de utilizar e permitem a criação de conteúdos nos mais diversos formatos como: vídeo, imagem, texto entre outros.

  • Crie um direcionamento para as suas campanhas de marketing 

Mesmo que a sua franquia faça parte de uma rede de lojas, é interessante que ela tenha um direcionamento segmentado para as campanhas de marketing

Essa segmentação deve acontecer pois, cada franquia atua em uma região diferente e, com isso, o público também consome de formas diferentes.

Cada público-alvo tem seu perfil de consumo e suas necessidades. Então, crie promoções específicas para a sua região e invista em campanhas direcionadas ao seu público específico. 

Conclusão 

Como você pode perceber, criar estratégias de marketing para a sua unidade de franquia é algo que merece seu empenho e dedicação. 

Mas mesmo assim, é algo que pode ser recompensador no final, uma vez que existem inúmeras oportunidades dentro do marketing.

Para criar estratégias de marketing para a sua franquia, portanto, use e abuse da sua criatividade e respeite os padrões impostos pela franqueadora.

Lembre-se sempre: não existe uma fórmula mágica que fará suas campanhas de marketing darem certo, mas serão elas que farão você se destacar no mercado. 

E aí, você gostou deste conteúdo? Esperamos que sim! 

Caso tenha interesse em continuar navegando em nosso blog, te indicamos este outro texto: Dicas para você aumentar o lucro da sua franquia