O mercado de franchising no Brasil expandiu muito ao longo das últimas três décadas, devido a uma série de fatores e, além disso, por conta da ótima atuação da Associação Brasileira de Franchising.
A ABF é uma associação sem fins lucrativos e que atua em todo o cenário nacional. A organização, é responsável por auxiliar na otimização do franchising brasileiro, sendo a segunda maior instituição deste ramo do mundo.
A Associação Brasileira de Franchising também é responsável por premiar as melhores franquias do país com o Selo de Excelência em Franchising.
Esse selo é bastante exclusivo e, sendo assim, contempla menos de 10% das mais de 2.800 franquias registradas na ABF.
O prêmio dado pela Associação Brasileira de Franchising é um indicador de excelência oferecido à franqueadora de acordo com o resultado da pesquisa feita com os franqueados.
Qual o principal objetivo da Associação Brasileira de Franchising?
O principal objetivo da Associação Brasileira de Franchising é fazer com que as franquias brasileiras cresçam cada vez mais.
Além disso, a ABF também tem o objetivo de dispersar a cultura do franchising no setor nacional e internacional.
Por que é importante para as franquias se associarem à ABF?
A ABF oferece apoio e informações importantes aos seus associados para, dessa forma, promover o desenvolvimento do franchising em todo o mundo.
Além disso, a Associação Brasileira de Franchising também produz cursos e eventos, que são focados na melhoria das franqueadoras, franquias e dos parceiros do setor.
Anualmente, também são promovidas reuniões, feiras e debates sobre o mercado de franchising, para estimular inovações no ramo.
Entenda melhor o que é o Selo de Excelência oferecido pela Associação Brasileira de Franchising
Toda marca de franquia que se destaca em seu ramo merece reconhecimento e, por isso, é esse o papel do Selo de Excelência da ABF.
A Associação Brasileira de Franchising é responsável por analisar a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora aos franqueados.
A premiação com o selo acontece anualmente em três categorias, sendo elas:
- Pleno: concebido para empresas com no mínimo três anos de operação ou mais de 10 franqueados;
- Selo Sênior: concebido para empresas que estejam funcionando há cinco anos ou que tenha mais de 30 franqueados;
- Master: concebido para franqueadoras com mais de 10 anos de operação ou, além disso, para aquelas com mais de 60 franqueados.
Além dos pontos que citamos acima, no entanto, é necessário que a franqueadora também apresente as seguintes características:
- Ser associado à ABF há pelo menos um ano;
- Estar em dia com suas obrigações perante a ABF;
- Lucratividade e pay-back;
- Sustentabilidade;
- Efetividade das estimativas de retorno;
- Canais de comunicação;
- Processo de seleção e implantação;
- Envolvimento do franqueado.
Para obter o selo, a franqueadora precisa atingir uma nota maior do que 75% dentro da sua categoria.
O Mercadão dos Óculos recebeu 4 vezes o Selo de Excelência da ABF
Nós, do Mercadão dos Óculos, sabemos como é importante manter um bom relacionamento com os franqueados.
Por isso mesmo, já recebemos quatro vezes consecutivas o Selo de Excelência da ABF, com apenas sete anos no mercado de franquias.

Veja o depoimento do nosso diretor-executivo, Gustavo Freitas, onde ele fala como foi possível receber os quatro selos da Associação Brasileira de Franchising:
“A chancela vem do franqueado. É ele quem responde a pesquisa e avalia todos os aspectos da franquia, por isso, o Selo de Excelência em Franchising representa o compromisso da franqueadora com os franqueados. Isso mostra a qualidade e a credibilidade da franquia, e que o modelo de negócio funciona”.
Como você pode perceber, adquirir uma franquia do Mercadão dos Óculos é sinônimo de sucesso.
Por isso, se você quiser saber mais sobre nossos modelos de negócio, entre em contato com nossa equipe!