Qual a importância do empreendedorismo feminino na sociedade?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/09/2021. Franquias

Nos últimos anos aumentaram as discussões sobre lutas pela igualdade de gênero. As mulheres têm buscado por sua independência financeira e vem ocupando espaços que, antes, eram destinados apenas aos homens.

Diante desse cenário, o empreendedorismo feminino trouxe diversas contribuições para a sociedade. 

E apesar de muitas mulheres estarem empreendendo, ainda existem inúmeros desafios que elas precisam enfrentar para alcançar o sucesso. 

Empreendedoras têm qualificação mas não tem oportunidades

De acordo com dados fornecidos pelo Sebrae, as empreendedoras têm escolaridade superior à dos homens empreendedores. 

Além disso, as donas dos negócios também apresentam taxas de inadimplência menores, sendo: 3,7% para elas e 4,2% para os homens.

Mesmo diante dos índices promissores, ainda existem muitas barreiras que precisam ser vencidas. 

Por exemplo: as empresárias sempre solicitam empréstimos menores e pagam em dia, mas os juros cobrados delas, são mais altos do que dos empresários. 

“Estima-se que a taxa de juros para as mulheres seja 3,5% maior do que a cobrada dos homens.” – Dados do Sebrae.

Criar um networking de qualidade também é um problema para as mulheres. A presença de mulheres no ramo empresarial ainda é vista com desconfiança pelos empresários. 

Por que é importante estimular o empreendedorismo feminino? 

Estimular o empreendedorismo feminino é uma forma de trazer melhorias para a sociedade, para o meio empresarial e para a economia do país. 

É através do empreendedorismo feminino que será possível reduzir as diferenças entre as oportunidades de crescimento na carreira dos homens e das mulheres. 

Além disso, esse tipo de empreendedorismo também favorece a diversificação no ramo das empresas, graças às perspectivas inovadoras de negócio identificadas pelas empreendedoras.

A oxigenação e as novas ideias das empresárias geram benefícios para a economia local e global, e podem redefinir o futuro de muitos serviços e produtos que estavam ficando ultrapassados. 

As mulheres também são muito importantes para as estratégias das empresas, uma vez que são mais flexíveis que os homens. 

Essa flexibilidade, também conhecida como competência comportamental, é extremamente valorizada no mercado de trabalho. 

O empreendedorismo feminino promove a independência financeira das mulheres

A pesquisa realizada pelo Sebrae ainda nos mostra outro dado importante: as brasileiras começam a empreender, principalmente, pela necessidade de ter outra fonte de renda além do trabalho fixo ou para ganhar independência financeira

Ou seja, o empreendedorismo feminino ajuda as mulheres a sustentar suas casas e diminui ou acaba de vez, com a dependência financeira de um companheiro, por exemplo. 

Quais são os principais desafios do empreendedorismo feminino no Brasil? 

No Brasil, existem 9,3 milhões de mulheres empreendedoras, sendo que 45% delas são chefes de família. Isso significa que, muitas vezes, as mulheres são a única fonte de renda de sua casa. 

Em comparação aos empreendedores, as mulheres possuem escolaridade 16% superior, mas mesmo assim, seus negócios faturam 22% menos que o dos empresários. 

Se analisarmos o cenário do Brasil pandêmico, os números ficam ainda piores: os negócios liderados pelas mulheres na pandemia perdeu o faturamento em 75%, enquanto os homens perderam 71%.

A resposta para esses números pode estar diretamente ligada à desigualdade de gênero e a falta de confiança por parte da população com o trabalho desenvolvido pelas mulheres.

O que podemos esperar para o futuro do empreendedorismo femino? 

À medida que a igualdade de gênero vem sendo discutida na mídia, a população vem entendendo a necessidade de adotar mudanças no cenário empresarial global. 

Essa discussão pública é capaz de educar as pessoas e mostrar que, todos, precisam fazer a diferença e apoiar mais uns aos outros. 

Então, com a popularização do assunto e com o aumento da conscientização, podemos esperar que o empreendedorismo feminino passe a ser muito valorizado e respeitado, durante os próximos anos. 

E então, você gostou de saber mais sobre o empreendedorismo feminino? Esperamos que sim!


Leia também: Empreender na crise: aposte no setor que não parou de crescer.