No sistema de franquia, uma marca comercializa para os franqueados o direito de usar o nome da empresa, a identidade visual e a padronização dos processos.
Tudo isso ajuda a trazer mais notoriedade e expansão para a franqueadora. Mas será que você sabe quais são as vantagens do sistema de franchising para o franqueado?
As vantagens do sistema de franchising para o franqueado começam pelo fato de que ele não precisará iniciar o negócio do zero, uma vez que a franqueadora disponibiliza tudo pronto. Ou seja, acaba bastando para o franqueado, apenas implementar as normas da franquia.
Além disso, a franqueadora também oferece suporte e treinamento para que o franqueado abra uma nova unidade sem dificuldades, garantindo que ele tenha sucesso em seu negócio.
Quer descobrir quais são as outras vantagens do sistema de franchising para o franqueado? Então, continue acompanhando a leitura para conhecê-las!
Benefícios do sistema de franchising para o franqueado
1) Modelo de negócio bem aceito por todos do ramo comercial
Uma das maiores vantagens do sistema de franchising para o franqueado é a aceitação desse modelo de negócio no Brasil.
Mesmo durante o cenário desafiador da pandemia do novo coronavírus, o faturamento das franquias alcançou bilhões de reais.
Para se ter uma noção, apenas o segmento de franquias de alimentação faturou R$41 bilhões. Já as franquias de saúde e bem-estar também tiveram bastante destaque no mercado, faturando R$34 bilhões em 2020.
2) Know-how e expertise de gestão compartilhados com o franqueado
Esse compartilhamento de know-how e expertise só é possível porque a marca já desenvolveu e testou métodos que realmente funcionam.
O objetivo da franqueadora é garantir que as novas unidades que estão sendo abertas tenham a mesma qualidade e sucesso das outras que já funcionam há um tempo.
Para o franqueado, essa atitude das franqueadoras é excelente, pois assim, ele não trilha seu caminho sozinho.
Com o suporte dos especialistas do ramo, a curva de aprendizado do franqueado é acelerada e o sucesso também.
3) Conhecimento em ações de marketing
Além do know-how e da expertise, a franqueadora também compartilha com seus franqueados todo o conhecimento que ela possui a respeito das ações de marketing.
Como a marca já possui conhecimento sobre o comportamento dos consumidores, é mais fácil para ela montar as próprias estratégias de marketing.
A franqueadora ensina o franqueado a fazer a divulgação do seu próprio negócio de um modo que as campanhas estejam alinhadas ao perfil do consumidor.
Com isso, o franqueado conseguirá alcançar o público certo, no momento exato, gerando assim, melhores resultados para a sua loja.
4) Vantagens do sistema de franchising para o franqueado: treinamentos
Fora as vantagens do sistema de franchising para o franqueado que citamos acima, também precisamos falar sobre os treinamentos que a franqueadora oferece aos novos empreendedores.
Os treinamentos são feitos para que o franqueado tenha mais chances de ter sucesso em seu negócio.
A franqueadora oferece os treinamentos para que o empreendedor consiga se adequar aos padrões e processos internos da empresa, assim como para que ele saiba como gerenciar sua unidade.
5) Vantagens do sistema de franchising para o franqueado: suporte
Mesmo depois da inauguração da nova unidade da franquia, e dos treinamentos, é necessário que franqueadora e franqueado mantenham uma relação próxima.
É comum que a franqueadora conte com um time que esteja sempre a disposição do franqueado oferecendo todo o suporte necessário.
Em uma franquia, a busca por conhecimento e por inovações deve ser constante. Então, é importante sempre oferecer novos treinamentos aos franqueados.
Vale ressaltar, que o sucesso do franqueado também depende da franquia que ele vai escolher.
Portanto, se você está pensando em adquirir uma franquia, é necessário analisar se a marca oferece as vantagens que falamos acima.
Além disso, confira como a empresa trabalha e, além disso, se ela passa credibilidade aos franqueados e ao público.
Conheça a franquia Mercadão dos Óculos
A franquia Mercadão dos Óculos surgiu em 2012, e é o resultado de um projeto que congrega óculos de Sol e de grau.
A empresa conta com o know-how de sua diretoria que já tem mais de 40 anos de experiência no mercado óptico brasileiro e mundial.
É o negócio perfeito para aqueles que querem ser contemplados com as vantagens do sistema de franchising.
Então, se você quiser tornar-se um franqueado de sucesso, entre em contato com a nossa equipe e adquira a sua franquia Mercadão dos Óculos.