Quando falamos em identidade de marca, o termo branding é o mais popular. Trata-se de uma estratégia muito importante para tornar uma marca reconhecida no mercado. Mas, você já ouviu falar em Rebranding?
É comum que uma marca precise se reinventar, e o rebranding é uma estratégia que possibilita a atualização de um negócio, sem que ele perca a sua essência.
Pensando nisso, a nossa equipe preparou para você este artigo explicando tudo sobre o rebranding. Confira!
O que é rebranding?
Rebranding é uma estratégia de marketing que ressignifica a identidade de uma marca.
Muitas empresas optam pelo rebranding pois querem mudar a percepção que a marca tem no mercado. Neste caso, é preciso muito mais do que uma renovação no visual, mas também no posicionamento da empresa.
Em quais casos o rebranding é necessário?
As pessoas mudam, e os seus interesses também. Para acompanhar essa evolução, as estratégias de rebranding podem ser bem úteis e efetivas.
Em geral, a técnica é indicada para marcas que já são consolidadas no mercado e gostariam de evoluir o seu posicionamento. Veja abaixo alguns exemplos de quando o rebranding é indicado:
- Meu público-alvo mudou;
- Quero ofertar novos produtos ou serviços;
- Minha marca está estagnada;
- Quero recuperar a imagem da marca.
Esses são só alguns exemplos de quando pode ser necessário atualizar a sua marca. Porém, é importante lembrar que tudo vai depender de como seu negócio está sendo recebido pelo público.
Como realizar o Rebranding?
Se você percebeu que é o momento de evoluir o seu negócio, deve estar se perguntando como fazê-lo. Bem, esta não é uma tarefa complexa, mas exige muita organização e planejamento prévio.
Afinal, sua intenção é manter a autoridade da sua marca, e não começar um novo negócio do zero. Por isso, veja abaixo algumas dicas para realizar essa ação em sua empresa de forma segura:
- Considere seus objetivos com a mudança: você quer alcançar um novo público? Passar uma nova imagem aos clientes que já tem? Oferecer novos produtos ou serviços? Lembre-se: suas ações devem ser planejadas a fim de alcançar os objetivos do negócio;
- Pense com cuidado na mudança de cores, identidade visual, logo etc.
- Atualize (ou crie) o manual de sua marca – é essencial criar um padrão para as comunicações da empresa;
- Posicione seu negócio! É fato que muitas empresas preferem manter um posicionamento neutro para evitar discussões, mas saiba: não é possível agradar a todos. Por isso, defina seu público-alvo e fale com ele.
Agora que você já sabe bem o que é Rebranding e como realizá-lo em um negócio, você já pode começar a pensar se está na hora de optar por uma mudança em sua marca.
Mas, lembre-se: consistência é a chave desse processo, afinal, você não quer perder a essência do seu negócio.
Se você ainda tiver dúvidas sobre o processo de rebranding, fique à vontade para entrar em contato com a nossa equipe.