Adotar estratégias para se prevenir de eventualidades e nortear as ações que serão realizadas no próximo ano é uma ideia bastante interessante para qualquer empresa.
Sobretudo para as que fazem parte de segmentos competitivos do mercado.
Pensando nisso, separamos essas 3 boas práticas para um planejamento anual eficiente para franquias.
Com acesso a essas informações, o franqueado ganha muito mais eficácia nos seus processos internos e saberá onde concentrar esforços para melhorar o seu funcionamento.
Isso é feito realinhando estratégias e traçando novos objetivos sempre que isso for necessário. Continue lendo e aprenda mais sobre o assunto!
1. Faça um diagnóstico atual
A primeira das boas práticas para um planejamento anual eficiente para franquias é fazer um diagnóstico atual da situação do negócio.
Afinal, é dessa maneira que você poderá identificar em que condições a sua empresa está funcionando, Além disso, identificar quais são as medidas mais urgentes que deve adotar para garantir a qualidade e a rentabilidade.
Via de regra, isso começa com um balanço do panorama financeira, pois ninguém abre as portas e investe recursos para ter prejuízo, não é mesmo?
Verifique o fluxo de caixa do último ano, estabeleça os custos de produção, analise a produtividade de cada colaborador e cheque quais são as áreas nas quais estão suas maiores despesas.
2. Projete diferentes cenários
Agora que você já fez um diagnóstico atual da sua empresa e compreendeu melhor a conjuntura na qual o seu negócio está inserido, você pode fazer diferentes projeções para o futuro.
Para um quadro mais completo, portanto, levante também algumas informações sobre o panorama externo, para conhecer os fatores que podem influenciar a sua rentabilidade.
Estipule as medidas que deverão ser adotadas nos cenários mais otimistas e, além disso, nos pessimistas.
Dessa maneira, você poderá estabelecer, com alguma antecedência, possíveis ações que deverão servir em cada caso.
Como gestor, você deve ter apenas uma certeza: imprevistos sempre acontecerão e você não pode se dar ao luxo de não saber como lidar com eles!
3. Defina objetivos claros
Por fim, com um bom diagnóstico e projeções para o futuro, você tem alguns dos mais importantes elementos para traçar objetivos claros.
É muito importante que eles sejam realistas e alcançáveis. Até para que funcionem como um fator de motivação e não como algo desanimador por serem extremamente difíceis de serem atingidos.
Parte do seu êxito dependerá da implementação e da delimitação desses pontos, que precisam estar em sintonia com o seu planejamento anual.
Felizmente, no caso de uma boa franquia, você contará com a expertise da marca e toda a experiência do franqueador, que saberá orientar o seu negócio rumo ao sucesso que você tanto deseja!
Não elaborar um bom planejamento anual para franquias pode ter consequências ruins e isso pode ser prejudicial para os resultados.
Por isso, não se arrisque, siga os passos acima e ganhe elementos para nortear suas ações e prevenir problemas.
Gostou de aprender essas 3 boas práticas para um planejamento anual eficiente para franquias? Quer conferir mais conteúdos como esse? Então não deixe de curtir nossa página no Facebook!