A inovação deve ser a alma de todo negócio.
É preciso se reinventar para se manter em alta e em evidência, seja por causa da constante competitividade do mercado, como da necessidade de se atualizar para atender novas gerações.
Isso é o caso da geração dos Millennials, por exemplo.
É importante que todo gestor esteja atento a esses fatores e à necessidade de adaptar seus planos de negócios. A mudança de gerações, de tempos em tempos, deve ser uma preocupação.
Isso porque é comum que cada geração exiba suas características comportamentais, tenha necessidades e padrões de consumo diferentes.
No texto de hoje, vamos mostrar alguns pontos que você pode trabalhar no seu negócio. Eles te ajudarão a atrair, atender e manter o mercado consumidor da geração dos Millennials. Confira!
Tenha praticidade para conquistar a geração dos millennials
Essa é uma geração que não gosta de perder tempo. Por ter crescido na internet, a agilidade e a praticidade são muito importantes para os Millennials.
Por isso, abuse das formas de tornar o acesso aos seus produtos e serviços em algo mais prático.
E aqui vale o alerta: cuidado com exageros. Essa é uma geração que quer ter as coisas fáceis, logo, você deve fazer de tudo para que eles não precisem procurar muito para encontrar sua marca.
Mas cuidado com e-mails marketings e outros métodos invasivos de captação de clientes.
Caso você opte por essa técnica de comunicação, monte uma estratégia de e-mails marketing inteligente, com uma frequência de envio adequada e eficaz.
Uma dica é investir em blogs, além das redes sociais, para cativar e se comunicar com esses clientes. Além disso, os blogs aumentam o alcance da sua marca na internet, que é, praticamente o habitat dessa geração.
Proponha uma experiência de compra diferenciada
A geração dos Millennials tem um comportamento de consumo diferenciado do comportamento apresentado por gerações anteriores.
Millennials buscam consumir de forma ética, com foco em experiências. Logo, não buscam óculos apenas pela marca ou preço, como era comum anteriormente. É importante saber agregar valores ao produto.
Informações como, de onde o produto veio, se utilizou de matérias-primas sustentáveis, qual o tempo de vida útil do produto, entre outras informações nesse sentido, são importantes para esse consumidor.
Por isso dizemos que é importante que seu produto conte uma história, e agregue uma experiência para cativar o cliente da geração dos Millennials.
Uma boa dica é, se possível, engajar sua marca com alguma causa, mesmo que ela seja regional, é uma boa iniciativa para atrair a atenção desse público.
Seja multicanal e use as redes sociais, os millennials estão lá
Por ser uma geração ultraconectada, é importante estar presente em diversos canais, e principalmente fazer bom uso de redes sociais.
Porém, mais importante que estar presente nessas plataformas é saber utilizá-las. Venda seus produtos, mas não se esqueça do que falamos anteriormente, agregue uma experiência à venda.
Faça posts contando a história do seu negócio, contando como tudo começou, quais os valores e princípios da empresa. Humanize sua marca, torne ela acessível e próxima do seu cliente.
Um exemplo prático: se você for vender um modelo de óculos, fale sobre a sua confecção, conte sobre as mãos que foram necessárias para a confecção do item, e como essa produção impacta o mundo (transparência é muito importante!).
Por fim, reforce o quanto vale a pena investir no seu produto, em quantos empregos ele gera, e reitere a durabilidade, fazendo alusão ao quanto vale a pena investir no seu produto.
Trabalhe as indicações que recebe de seus clientes
Não basta cativar essa geração. É importante saber como mantê-la fiel à sua empresa. Por isso, é importante que seu empreendimento tenha cuidado com o pós-venda.
Busque as opiniões dos seus clientes, a geração dos Millennials é muito participativa, por isso aproveite, eles querem dar opiniões, querem fazer parte de algo maior.
Portanto, nesse sentido, uma boa dica para manter seus clientes da geração dos Millennials é exatamente buscar ouvir e conversar com eles. Eles tendem a se tornar fiéis daquilo em que se sentem inseridos e participativos.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe este post em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas dicas!