Há alguns anos, oferecer uma boa experiência ao cliente seria um diferencial competitivo para uma empresa.
Contudo, no cenário atual, isso passou a ser uma obrigação para quem quer sobreviver no mercado.
Por isso, reconhecer a importância dos programas de fidelidade e como elaborá-los é indispensável.
Essa é uma estratégia certeira para os negócios que precisam atrair e reter o seu público-alvo.
Além disso, ao contrário do que alguns empreendedores pensam, isso não demanda ações necessariamente dispendiosas, cabendo no orçamento.
Continue lendo o post e descubra como fazer isso!
O que são os programas de fidelidade?
Os programas de fidelidade são, em linhas gerais, um sistema no qual uma empresa oferece benefícios para determinados clientes.
Via de regra, são incluídos aqueles que atingem um determinado nível de compras.
Além disso, estão inclusos os que se inscrevem para a participação ou até mesmo os que pagam uma quantia para isso. Essa estratégia, no entanto, é pouco eficiente.
Trata-se de mais uma ação de marketing que atrai e fideliza por meio de um tratamento especial. Isso inclui os pequenos mimos, sorteio de prêmios e o acúmulo de pontos para trocar posteriormente.
Isso gera uma percepção de valor por parte dos consumidores, que por sua vez, tendem a manter o seu relacionamento com essa marca.
Qual a importância dos programas de fidelidade?
A real importância de um programa de fidelidade está no seu nome: ele serve para, antes de mais nada, fidelizar o cliente.
Logicamente, existem as pessoas que consomem, pela primeira vez, pensando nesse tipo de benefícios. Contudo, o melhor retorno se dá pela criação de um relacionamento de longo prazo com o consumidor.
Ao receber algo, os clientes passam a se sentir únicos e valorizados pela marca, o que os mantém mais fiéis por longos períodos.
É uma estratégia que pode ser feita de diversas maneiras. Muitas, inclusive, com pouco custo financeiro, mas que trazem excelentes resultados, especialmente em longo prazo.
Como estruturar o seu programa de fidelidade?
Cada empresa deve estruturar o seu programa de fidelidade de acordo com o próprio perfil. Além disso, o nicho de mercado no qual ela está incluída, a sua disponibilidade financeira e o seu público-alvo.
Aliás, o primeiro passo costuma ser exatamente este: conhecer e identificar as dores do seu consumidor, assim como as suas demandas, expectativas e as necessidades.
Quais as melhores práticas para elaborar um programa de fidelidade?
Para terminar, vamos elencar algumas das melhores práticas para elaborar um programa de fidelidade. Acompanhe.
Conheça o seu público
Conhecer bem o seu público é o primeiro passo.
Você precisa entender o que eles gostarão de receber em um programa de fidelidade. É possível fazer isso observando os comportamentos de compra, ampliando os canais de comunicação e fazendo pesquisas sobre o assunto.
Nelas, você deve indagar sobre as preferências e interesses do seu público-alvo, além de pegar nome, telefone e e-mail de cada participante.
Defina as regras
Depois, é hora de definir as regras de funcionamento do programa. É importante que elas sejam muito claras e objetivas, não deixando margem para as dúvidas.
Outro ponto importante é que o sistema seja fácil de usar e ofereça vantagens que realmente sejam interessantes para os seus clientes.
Além disso, eles devem compreender facilmente como usar o benefício, a sua validade e assim por diante.
Avalie os resultados
Um programa de fidelidade, assim como qualquer estratégia que você implementar em sua empresa, precisa de uma avaliação constante de resultados.
Com o passar do tempo, além de alimentar o seu banco de dados, você precisa analisar o funcionamento da estratégia. Por isso, verifique o retorno obtido e ajuste os rumos sempre que isso for preciso.
Agora você já entendeu melhor o conceito dos programas de fidelidade e reconheceu a sua importância, certo? Então não deixe de avaliar a possibilidade de oferecer benefícios para os consumidores.
Eles devem ser implementados sempre que você desejar atrair novos clientes ou fidelizar os antigos. Caso você ainda tenha dúvidas, cogite contar com a ajuda profissional de uma empresa especializada no assunto!
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