Adotar estratégias promocionais em determinadas épocas do ano, como Black Friday, Natal e demais datas especiais, pode fazer toda a diferença para o estabelecimento, mas é comum ficarmos sem ideias de promoção.
Essas ações são importantes, inclusive nas óticas, tendo em vista todas as vantagens que essa prática pode gerar, como atração e fidelização dos clientes, satisfação do público com a loja e os produtos, aumentos das vendas, entre outras.
No entanto, para que isso ocorra, é importante entender quais ideias de promoção aplicar no negócio.
Pensando nisso, criamos este artigo com algumas alternativas incríveis que podem colaborar bastante nesse processo. Acompanhe!
1. Compre e ganhe
Um exemplo desse tipo de ideia é: compre um óculos de sol e ganhe uma armação para óculos de grau. Pode ser bastante efetiva e chamar a atenção dos clientes.
Nesse caso, você pode definir uma quantidade limitada de ofertas nesse modelo, além de avaliar a melhor forma de isso ser feito, já que existem alternativas mais adequadas.
Entre elas, oferecer outro produto do mesmo valor do adquirido, conceder um item semelhante ao comprado etc.
2. Cupons de desconto
Trata-se de uma maneira diferente de disponibilizar descontos, oferecendo-os para os clientes que indicam outras pessoas, também, com a finalidade de agradar os consumidores mais ativos, entre outros.
Uma recomendação é estabelecer um prazo para que o cliente utilize o desconto, causando uma sensação de imediatismo.
O envio de cupons torna a promoção mais exclusiva, fazendo com que o cliente se sinta especial e valorizado, o que é fundamental para a sua fidelização.
3. Estímulo para a aquisição do segundo produto
Outra forma de estimular os clientes na hora da compra é conceder vantagens na aquisição do segundo item.
Essa medida gera a elevação do ticket médio e o alcance de resultados mais satisfatórios para a ótica. Por exemplo, na compra de um óculos, disponibilize um desconto no segundo.
4. Descontos progressivos
Trata-se de uma ideia em que, quanto mais o cliente compra, maior é o desconto recebido por ele. Por exemplo, na compra de dois itens, 15% de desconto, se levar três, 25%, e assim por diante.
Estipule uma porcentagem máxima de descontos que o estabelecimento vai oferecer, de forma a não prejudicar o seu caixa e causar prejuízos.
Essa prática é benéfica para ambas partes, já que o consumidor consegue levar vários produtos desejados por um preço acessível, e a loja consegue aumentar o número de vendas e seus lucros.
5. Pontos de fidelidade
Também é uma opção interessante quando se pensa em recompensar os clientes, aumentar as vendas e desenvolver uma base sólida de usuários. Isso pois, por meio dela, fica mais fácil motivar as pessoas a comprarem no estabelecimento.
Funciona da seguinte forma: a ótima concede selos ou pontos a cada compra realizada. Após o cliente completar uma pontuação preestabelecida, pode trocá-la por prêmios, produtos ou descontos, por exemplo.
Assim, a pessoa pode se sentir mais satisfeita e engajada a adquirir cada vez mais pontos para conquistar o prêmio desejado.
6. Brindes promocionais
Os brindes também fazem parte de um conjunto de ótimas ideias de promoção, além de contribuir diretamente para a divulgação e promoção da marca.
Contudo, antes de resolver produzi-los, é necessário pensar em algo que seja relevante para os seus consumidores e não gere um custo muito alto para o estabelecimento, como produtos para limpeza das lentes, estojos, entre outros.
O legal é usar a imaginação, avaliar os recursos disponíveis e presentar o público com algo que vai deixá-lo satisfeito. Dessa forma, você faz com que o cliente se lembre da loja quando pensar em realizar novas compras.
7. Indique e ganhe
A indicação dos clientes para pessoas próximas, como parentes e amigos, por exemplo, pode ser bastante eficaz na busca por melhores resultados. Então, por que não recompensar essas pessoas?
Pensando nisso, a promoção “indique e ganhe” é uma ação que tem o intuito de oferecer aos clientes certa vantagem como forma de agradecimento pela captação, vendas e fidelização de novos consumidores por meio da indicação deles.
8. Dois produtos pelo preço de um
É um modelo de promoção que pode ser aplicado como forma de incentivar os clientes a comprarem mais de um item.
Ela ocorre por meio do oferecimento de descontos que transpareçam a vantagem entre comprar somente um produto ou uma segunda peça, com descontos que valem muito a pena.
É uma ideia útil nas épocas em os produtos não estão tendo a saída esperada, ou seja, quando estão parados no estoque.
Por isso, o mais adequado é deixar esse tipo de promoção para essa situação específica, ou quando as vendas não estiverem como esperadas.
9. Produtos com desconto
Essa é uma das promoções mais comuns, tendo em vista que aos consumidores ficam muito felizes e satisfeitos ao pagar mais barato pelos produtos que têm o costume de comprar.
No entanto, para que possa disponibilizar esse tipo de promoção de maneira mais acertada para ambos os lados, é preciso refletir em algo que seja atraente para o público, mas que não afete o orçamento do estabelecimento.
Para acertar nas estratégias e na escolha das ideias de promoção, no entanto, é importante planejar e estabelecer alguns aspectos.
Por exemplo, antes de tudo, é necessário estabelecer o objetivo da ação — seja para acabar com os itens parados no estoque, seja para atrair o consumidor, elevar o ticket médio, promover a loja, fidelizar o público, entre outros.
Após essa definição, chegou a hora de determinar quais serão as medidas aplicadas para conquistar os propósitos esperados.
É possível utilizar como opções todas as práticas que mostramos no decorrer do conteúdo.
É necessário sempre lembrar que, nos casos de franchising, essas ações já são pensadas e já vêm testadas para o produto e o público mapeado, tendo todo um preparo para a Black Friday e as demais datas sazonais.
Mas é claro que vai depender dos itens oferecidos, já que não são todos os tipos de negócios que têm como melhores épocas de vendas as datas comemorativas.
Agora que você conhece algumas ideias de promoções que podem ser aplicadas na sua loja, não deixe de fazer uma análise detalhada, realizar um planejamento eficiente e escolher as alternativas mais adequadas.
Considere que esse cuidado é fundamental para o alcance dos melhores resultados.
O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário aqui e compartilhe com a gente a sua opinião e experiência sobre o assunto!