O perfil dos consumidores é um critério extremamente importante para a empresa organizar suas estratégias de marketing e captação de clientes.
Afinal, todo negócio deve contar com um público-alvo — que, por sua vez, pode ser muito abrangente, muito limitado ou moderado. Assim, conhecer as peculiaridades desse público vai facilitar as ações da empresa.
Nesse contexto, o perfil consiste em uma reunião de comportamentos e valores que definem um determinado público.
Há perfis mais robóticos, outros são mais exploradores, há os que estão sempre em dúvida, outros são mais objetivos e assim por diante.
Para compreender melhor essa informação dos clientes e adequar as estratégias da empresa, no entanto, pode-se fazer um mapeamento.
Veja, neste conteúdo, como mapear o perfil de consumidores e entenda qual é a importância dessa ação!
Que fatores influenciam o mapeamento do perfil de consumidores?
Diversos fatores podem ser avaliados na hora de mapear o perfil de consumidores. Observe, a seguir, quais são os principais:
- idade;
- localização;
- gênero (masculino/feminino);
- estado civil;
- escolaridade;
- renda mensal média;
- hábitos de consumo;
- ocupação;
- necessidades e as expectativas;
- assuntos de maior atração;
- grau de afinidade com a marca;
- principais redes sociais;
- fontes de informação mais consultadas;
- hobbies;
- razões para escolher a marca;
- principais influenciadores na hora de comprar.
Após a pesquisa, por fim, as informações obtidas serão valiosas para montar o perfil do consumidor.
Aqui, é importante frisar que é possível montar mais de um perfil. Também é importante segmentar os perfis conforme o padrão das respostas.
Como se adequar a esses fatores e traçar estratégias eficazes?
Para mostrar como se ajustar aos fatores mencionados, no entanto, vamos considerar um exemplo: Um gestor de restaurante pretende compreender melhor seu público.
Depois de efetivada sua pesquisa, baseando-se nos critérios citados, portanto, ele segmentou seu público em quatro perfis de consumidores, sendo eles, os seguintes:
- Os estudantes que jantam durante o intervalo nas aulas da universidade;
- As pessoas idosas que habitam perto do estabelecimento;
- Os funcionários das lojas de roupas que estão na região;
- As pessoas vegetarianas.
Pode-se criar um perfil fictício para cada grupo, uma persona, e, dessa forma, desenvolver estratégias para o marketing, o atendimento e as vendas.
Como realizar um mapeamento eficaz? Que técnicas usar?
Para obter as informações necessárias para mapear o perfil de consumidores, você pode se valer de algumas técnicas, como por exemplo:
Acompanhamento de tendências
Acompanhe as tendências de comportamento e visão do público, afinal, hoje os consumidores cobram da marca certos posicionamentos.
Como por exemplo, a preocupação com o meio ambiente, a oferta de produtos veganos, a utilização de produtos recicláveis/reciclados e outras coisas.
Presença online
Fique ativo nas redes sociais! As mídias convencionais ainda são valiosas, mas é preciso também interagir com o consumidor multicanal nos terrenos mais promissores.
Terrenos como, as redes sociais, o e-commerce e os aplicativos (como WhatsApp) por exemplo. Assim, é possível economizar trabalho, dinheiro e tempo, aumentando as oportunidades de conversão.
Compreensão do mercado
Efetue pesquisas de mercado com frequência. Além disso, seja dinâmico e avalie até que ponto as inovações conseguem se sustentar.
Procure em amostras quais as modificações de mercado efetivamente alcançaram e cativaram o seu público-alvo.
No caso das franquias, contudo, convém lembrar que a própria franqueadora já realiza esse mapeamento, direcionando as estratégias mais eficazes para a conquista dos potenciais clientes.
Quais são os principais perfis de consumidores no mercado mundial?
Veja 5 perfis de consumidores que a McCann Truth Central identificou no mundo:
- Robótico: mentalidade negativa e desengajada, exigindo dos vendedores muito esforço para chamar sua atenção (3% no Brasil);
- Estudante: mentalidade predominante no mundo (69%), menos no Brasil (23%), sempre abertos a interagir e conhecer novos produtos;
- Apaixonado: os consumidores que procuram ser seduzidos pelos produtos e ofertas, esperando um atendimento todo especial (17% no Brasil);
- Explorador: mentalidade mais positiva e engajada, disposta a experimentar tudo (17% no Brasil);
- Lutador: os consumidores que estão sempre pesquisando para ter argumentos a fim de discutir com a marca e seus vendedores (40% no Brasil).
Enfim, para mapear os perfis de consumidores, é importante se manter atualizado, a par dos novos métodos que vão surgindo, já que podem ser mais eficazes e compatíveis com as necessidades de seu negócio.
Gostou do conteúdo? Que tal receber textos e novas dicas em seu e-mail? É fácil: basta assinar a nossa newsletter e ficar sempre atualizado.