Administração de franquias: o que fazer quando o seu negócio vem dando lucro?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 17/02/2021. Franquias

Um dos maiores desejos de um empreendedor é o crescimento e expansão de sua empresa.

Nesse sentido, a alta demanda, o aumento da clientela e o reconhecimento no mercado são indicativos de que é hora de ampliar o alcance de seu negócio.

E como fazer isso? Uma ideia é, por exemplo, apostar em franquias.

Afinal, o sucesso de uma empresa depende, em grande parte, do foco e dedicação de toda a equipe — no caso da gestão de franquias, esse planejamento já existe previamente.

Junto à assessoria da matriz, o franqueado contará com um bom plano, cujo foco será o momento certo para dar os próximos passos de forma segura e organizada.

Tem interesse em ampliar os negócios? Então, continue a leitura e saiba mais sobre a administração de franquias!

Pesquisa de mercado

Um dos primeiros pontos para saber se é hora de investir em franquias é a pesquisa de mercado.

Por meio dela, você consegue entender a necessidade do público em acessar os serviços ou produtos da empresa em outras localidades.

Nesse momento, poderá ser analisado também o desejo por inovações e aprimoramento na qualidade da marca. Isso tudo ajudará o franqueado a ter insights quanto à expansão do negócio.

Diferença de rentabilidade e lucratividade

Antes de aplicar o dinheiro em caixa, é importante saber se a sua empresa está gerando lucro ou se é rentável. A rentabilidade depende mais da reputação da marca, enquanto a lucratividade depende da administração do negócio.

Nesse contexto, uma boa administração de franquia precisa saber diferenciar ambos os conceitos, pois um é referente ao tanto que a empresa ganhou em cima do que gastou, enquanto o outro é sobre o retorno em cima do investimento feito.

Aqui, é importante mencionar que no caso de franquias, elas devem ser rentáveis para o investidor e para a matriz.

Além disso, precisam ser lucrativas a fim de garantir a sua permanência no mercado e possibilitar a manutenção dos gastos e investimentos realizados periodicamente.

Ponto de venda

O ponto de venda onde a franquia será instalada é essencial para a captação de novos clientes. Por isso, alguns pontos devem ser considerados, tais quais:

  • a facilidade de acesso;
  • a visibilidade do local;
  • o espaço físico;
  • a manutenção do espaço

Ao atentar a cada um desses pontos, o futuro franqueado tende a ter mais sucesso.

Além disso, fatores como o aluguel e a segurança também interferem na escolha com o melhor custo-benefício.

Equipe preparada

Uma equipe preparada para treinar novos colaboradores faz parte da administração de franquias.

Esses profissionais serão responsáveis por direcionar e acompanhar novas lojas e equipes durante os seus primeiros anos, assim como deverão auxiliar na resolução de problemas e desafios da marca.

Por fim, a ampliação de um negócio deve ser feita considerando diversos fatores: físicos, financeiros, profissionais, psicológicos e emocionais.

Desse modo, é preciso uma análise cautelosa e atenta, já que existem diversos tipos de modelos de franquias, que variam de acordo com o perfil de cada um e com os recursos disponíveis no momento.

Franquias como o Mercadão dos Óculos são bons exemplo de franquias rentáveis, lucrativas e que garantem toda a assessoria necessária para o negócio dar certo.

Com produtos de ótima qualidade e que não dependem da sazonalidade do mercado, esse é o tipo certo de franquia para investidores ambiciosos.

Viu só? A administração de franquias não precisa ser difícil, basta ter o parceiro certo para isso.

Se gostou da ideia, entre em contato agora mesmo com o Mercadão dos Óculos e tenha a certeza do sucesso!