Desconto é sempre uma boa tática na atração de clientes, e a Black Friday em óticas é uma das principais oportunidades do ano para aumentar as vendas. Porém, nem todos os lojistas se preparam para a data.
Na aproximação desse dia de ofertas, os clientes começam a se preparar para fazer suas compras, seja on-line, seja presencialmente.
Então, a sua loja precisa se organizar para atender a todos e garantir bons resultados.
Nada mais eficaz para qualquer evento do que se planejar para realizá-lo. As promoções da Black Friday em óticas devem seguir esse mesmo caminho.
O sucesso da estratégia depende de uma organização antecipada e bem estruturada. Confira 5 dicas especiais neste artigo!
1. Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é muito importante na hora de promover ofertas.
Você precisa analisar como os descontos podem afetar seu orçamento, entendendo qual porcentagem aplicar e como a baixa nos preços pode beneficiar seu negócio.
A Black Friday, no entanto, revela-se um momento primordial para desenvolver ofertas, já que é uma época em que o público passa a comprar mais.
Uma boa organização de como serão aplicados os descontos, de acordo com os custos para abastecer o estoque, entre outros fatores, é a chave para o sucesso.
2. Analise o estoque
Dar atenção para o estoque não só auxilia o planejamento financeiro, mas garante que haja uma quantidade suficiente de itens.
Não adianta promover ofertas se você não tem os produtos para atender a demanda dessa época do ano.
Avalie quais produtos devem entrar em oferta e, dentre eles, quais são os mais populares.
Dessa maneira, você consegue preparar seu estoque para realizar boas vendas e garantir um fluxo de caixa efetivo.
3. Prepare suas vendas on-line
As compras on-line, que já se tornaram tendência, devem ganhar impulsionamento após a pandemia.
A Black Friday em óticas também deve ser impactada por esse formato. Por isso, desenvolver uma estratégia de vendas on-line nunca foi tão importante.
Mesmo que você tenha um negócio franqueado, é possível adotar essa estratégia.
Muitos empreendedores já realizam vendas pelo WhatsApp, pelas redes sociais ou mesmo por um site próprio em paralelo à marca da franquia.
Lembre-se também das opções de frete, que precisam ser preparadas para realizar entregas rápidas após o período das ofertas.
4. Comece a divulgar antecipadamente
Gerar um buzz para as suas estratégias, por exemplo, é uma maneira de movimentar as expectativas dos clientes.
Isso aumenta as chances de eles aparecerem durante o evento da Black Friday em óticas.
Por isso, uma divulgação antecipada é excelente para melhorar os resultados, mostrando uma prévia do que seu público vai encontrar na data.
As ofertas, contudo, podem começar até antes ou se estender por mais alguns dias. Essa informação também deve ser divulgada devidamente.
5. Treine a equipe
Por fim, certifique-se de que sua equipe está preparada para realizar um atendimento de qualidade nesse momento de grande demanda.
Os clientes esperam uma boa experiência de compra, então você deve ter um time qualificado para atender vários clientes seguidos ou, se necessário, até de maneira simultânea.
Se o cliente tiver que esperar, seus atendentes precisam controlar a situação com simpatia e profissionalismo.
Dessa forma, o consumidor não desiste de comprar e sai satisfeito da loja.
Afinal, os descontos são o maior atrativo dessa época do ano, mas a boa experiência também é fundamental para fidelizar o público.
Se você seguir os pontos sobre Black Friday em óticas apresentados acima, portanto, ira ampliar suas chances de garantir bons resultados.
Porém, lembre-se de mensurar esses resultados para compreender se as estratégias realmente surtiram o efeito esperado. Já se sente preparado para vender muito? Confira também as dicas para aumentar as vendas!