O atendimento personalizado consiste na aplicação de estratégias para que o consumidor se sinta especial e relevante para a empresa.
Com esse tratamento exclusivo e diferenciado, ele se sente mais próximo, criando, dessa forma, uma relação de confiança que influencia muito na decisão de compra.
Quer saber como aplicar essas técnicas nos clientes da ótica e obter sucesso nas vendas?
Continue lendo e aproveite as 4 dicas que separamos para ajudar você a construir uma relação mais sólida com os consumidores e conquistar uma clientela fiel. Vamos lá?
Descubra o que é um atendimento personalizado
Proporcionar um atendimento personalizado significa, em suma, tratar cada cliente de maneira única.
Assim, você vai ouvir suas demandas e expectativas, demonstrar que se importa e procurar solucionar suas questões com empatia.
Esse tipo de comportamento gera um sentimento de reciprocidade. Afinal, todo mundo gosta de se sentir especial e tende a oferecer o mesmo tratamento em retorno.
Dessa forma, o cliente não só vai retornar como ainda falará bem da sua empresa para amigos e familiares. E essa é a melhor propaganda, não é verdade?
Confira 4 dicas para aplicar essa estratégia na sua empresa
Agora que você já entendeu como é importante adotar um tratamento diferenciado para os seus clientes, veja a seguir algumas dicas para desenvolver esse comportamento na prática.
1. Conheça o seu público a fundo
Para construir um atendimento realmente exclusivo você precisa, antes de tudo, conhecer o seu público e entender as suas necessidades.
Portanto, comece questionando quem são essas pessoas, quais as suas preferências, seu estilo de vida, necessidades e expectativas. Quanto mais informações você conseguir, mais exclusivo poderá ser o tratamento.
2. Aposte na comunicação humanizada para um atendimento personalizado
Quando o cliente sente que você realmente se importa com ele, as chances de concretizar o negócio aumentam bastante. E tudo isso começa na maneira de se comunicar.
Chame sempre as pessoas pelo nome e converse de maneira casual e bem-humorada, sempre de olho no perfil do seu público. Afinal, a ideia aqui é criar uma sensação de proximidade e confiança.
3. Responda as pessoas rapidamente
É muito desagradável quando o cliente demora horas ou até mesmo dias para obter uma resposta da empresa.
Isso gera um sentimento de que ele não é importante e de que você não precisa dele. O que está longe de ser verdade, não é mesmo?
Portanto, procure responder as pessoas de maneira rápida, atenciosa e eficiente.
4. Ofereça exclusividades
Todo mundo gosta de pensar que é um pouco mais importante que os demais.
Por isso, um mimo exclusivo em datas especiais, um desconto personalizado ou um serviço especial para os clientes mais fieis, por exemplo, com certeza vai trazer muitos benefícios para a sua empresa.
Para oferecer um atendimento personalizado você precisa basicamente conhecer o seu público e demonstrar que se importa com as suas necessidades e o seu bem-estar.
Com isso você fortalece o seu relacionamento com os clientes e fortalece o seu posicionamento no mercado.
Gostou das nossas dicas para melhorar o seu negócio? Quer saber mais? Então, continue aqui no blog e saiba o que fazer para evitar o mau atendimento na franquia!