Franquia ou filial: você sabe as diferenças entre esses termos? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas nos dias de hoje, especialmente se considerarmos que o momento econômico complexo também pode ser propício para quem está em busca de oportunidades e deseja obter sucesso por meio de estratégias de empreendedorismo.
No entanto, para fazer isso do jeito mais adequado, é muito importante compreender como esses conceitos se diferenciam e, acima de tudo, qual deles está em melhor sintonia com o seu perfil de investidor, as suas possibilidades financeiras e as suas expectativas em curto, médio e longo prazos. Continue lendo e descubra!
O que é uma franquia?
O modelo de franquia é uma opção que faz bastante sucesso, por conta dos inúmeros benefícios que oferece para o franqueado. Ele ocorre quando um franqueador, que é o proprietário da marca, vende os direitos de uso para terceiros, que passam a ser os franqueados. É uma escolha muito comum e que vem crescendo no Brasil.
Quem adquire a franquia, mesmo sendo proprietário, não pode deixar de respeitar as políticas e os padrões estabelecidos. Isso quer dizer que ele deve adotar a comunicação visual, o formato de negócio e o padrão de qualidade, que deve ser seguido à risca. Tudo isso fica acordado em contrato, assim como outros dados relevantes.
O que é uma filial?
Uma filial guarda muitas diferenças em relação a uma franquia. Antes de tudo, trata-se de um estabelecimento subordinado a matriz, tendo pouca ou mesmo nenhuma independência para tomar decisões e traçar estratégias. Até mesmo por esse engessamento, ela só costumam ser aberta após diversos estudos de viabilidade e demanda do mercado.
Em outras palavras, isso quer dizer que a criação ou mesmo a extinção das filiais depende das decisões dos diretores-gerais da empresa. Ainda que seja, eventualmente, bastante rentável, os lucros e patrimônio são absorvidos pela matriz. Por outro lado, gastos com expansão e treinamento também são compartilhados.
Por que a franquia é a melhor escolha para investir?
A franquia pode ser a melhor escolha de investimento para você pelos mais diversos motivos. É um negócio que tende a ser bastante rentável, pois você já contará com as estruturas estabelecidas para suporte e treinamentos, que são, muitas vezes, oferecidos pelo franqueador. Além disso, se a marca está franqueando, é porque já houve sucesso após vários testes de serviços ou produtos.
Você operará com o nome de uma marca já reconhecida no ramo e terá a chance de crescimento rápido, utilizando as estratégias de ampliação oferecidas. A alta padronização e a exigência da manutenção do nível de qualidade e as estratégias conjuntas de marketing também são uma boa garantia de que não faltarão clientes e bons lucros no final do mês!
E agora, aprendeu a diferença entre franquia ou filial? As duas alternativas têm pontos positivos, mas ser um franqueado pode ser justamente o que você precisa para ter o sucesso que sempre sonhou!
Quer contar com uma franquia que não para de crescer e tem ampla experiência no mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco!