O know-how em franquias é essencial para manter um equilíbrio no padrão de qualidade da rede.
Por isso, é necessário que a marca tenha um processo eficiente de transferência desse conhecimento ao franqueado, visando o sucesso da unidade.
Na tradução literal, o “saber como” implica em repassar experiências de sucesso para evitar os erros e adotar acertos aprendidos no decorrer da história de um negócio.
Esse conhecimento será essencial para o desenvolvimento de uma boa gestão e do funcionamento da loja.
Em tempos difíceis como o da atual pandemia, as redes que almejam crescimento precisam estar preparadas para guiar os seus novos franqueados.
Mas como funciona a transferência de know how nas franquias? Veja a seguir!
Know how em franquias e o seu impacto na gestão
Uma rede de franquias deve ter a ciência de que nem todo franqueado terá conhecimento em gestão.
Muitas vezes, é justamente para ter esse suporte que ele escolhe tal modelo de negócio.
Por outro lado, a falta de experiência pode resultar em fracassos, o que afeta a reputação da marca. Sendo assim, ela precisa garantir que a gestão de todas as unidades seja eficiente.
Por isso, desenvolver estratégias para repassar o know how em franquias se torna uma das principais estratégias do negócio.
O conhecimento adquirido em experiências prévias é um direcionamento para o novo franqueado guiar a gestão de sua unidade, espelhando as ações de sucesso.
Além disso, essa transferência de conhecimento permite imprimir as características e os modelos da rede.
Assim, a gestão garante uniformidade na qualidade e na reputação da marca.
A transferência de conhecimento na prática
Uma rede precisa ter processos claros para transferir o know how em franquias. O franqueado deve entender como a empresa funciona e isso pode ser feito a partir de treinamentos e de reuniões periódicas.
A primeira troca deve acontecer antes da abertura do negócio, afinal, é o momento crucial para repassar as principais informações sobre a gestão da franquia.
O cronograma deve instruir como gerenciar as finanças, os processos administrativos e o corpo de funcionários que oferecerá suporte no atendimento da unidade.
Além disso, as metodologias da rede e os processos operacionais devem ser apresentados. Bem como o segmento de atuação, as práticas de mercado e noções sobre a concorrência.
Para garantir o bom funcionamento da gestão, a franqueadora pode contar também com um consultor de campo.
Esse profissional visitará as unidades para checar o cumprimento dos processos. Se necessário, ele apontará as melhorias de know how em franquias.
Além disso, promover encontros periódicos também ajuda a trocar experiências práticas.
Que ferramentas utilizar?
Os treinamentos podem ocorrer de forma online ou presencial, tanto em grupo como individualmente.
É fundamental aplicá-las no começo, mas também, sempre que for necessário ,atualizar as práticas de gestão após a inauguração. Os materiais de suporte serão essenciais.
Nesse contexto, as apostilas e manuais são formas mais comuns de reunir o know how em franquias.
São compilados de informações escritas (impressas ou em formato digital) ou em materiais audiovisuais que proporcionam a transferência de know how em franquias de forma prática. Qualquer dúvida pode ser consultada ali.
Esses manuais podem estar em um software de gestão, mantendo-os organizados. Essas ferramentas também ajudam a manter um suporte à disposição para facilitar o contato.
No caso de treinamentos online, há várias plataformas para reuniões por videochamadas, como o Zoom e o Google Meet.
Independente das ferramentas escolhidas ou do modelo de treinamento, o conhecimento deve ser repassado de forma prática e clara, especialmente no momento atual em que vivemos.
Aposte nos processos online e lembre-se de manter um bom suporte digital à disposição de seus franqueados!
Agora que você já sabe sobre a transferência de know how em franquias, conheça outros termos importantes desse universo em nosso dicionário especial!