Antes de obter uma franquia, o investidor deve estar atento às taxas e aos custos que envolvem a aquisição da empresa.
Algumas dessas taxas fixas, como o fundo de propaganda, por exemplo, são essenciais para promover ações de marketing, visando a um maior alcance da marca e visibilidade para os franqueados.
Por isso, esses custos devem fazer parte do plano de negócios da franquia.
Uma ação de marketing bem feita pode ajudar a captar novos perfis de público, alavancar um novo produto ou, além disso, atrair investidores.
Por outro lado, uma propaganda malfeita pode causar efeito contrário, levando à indignação dos clientes e piorando a imagem da franquia por anos.
Descubra, neste artigo, tudo sobre o fundo de propaganda para franquias, inclusive, seus benefícios e as formas de gerenciamento. Boa leitura!
O que é o fundo de propaganda?
O fundo de propaganda é um valor que o franqueado deve repassar à marca, para que a mesma desenvolva as ações de propaganda e marketing, contemplando toda a rede.
O custo é pré-definido na assinatura do contrato e serve para alavancar uma nova franquia, promoções, lançamento de produtos e serviços, aumentando as vendas da loja.
Para que serve esse fundo?
O fundo de propaganda serve para viabilizar financeiramente as ações de divulgação e de marketing da rede de franquias.
Apesar da sua função ser, em geral, para divulgar a marca da rede, ele também pode servir para determinadas unidades ou áreas geográficas das franquias.
É fundamental para a expansão da marca junto aos consumidores, afinal, trata-se de uma reserva essencial para manter o padrão de comunicação da rede.
O valor arrecadado vai tornar possível a criação de campanhas estruturadas e impactantes.
Quais são os benefícios do fundo de propaganda?
A reserva proporcionada pelo fundo de propaganda garante diversos benefícios às unidades franqueadas que visam o impulsionamento das vendas.
Entre eles está, por exemplo, a elaboração de estratégias de comunicação, propaganda e marketing bem estruturadas, feitas por profissionais ou agências renomadas.
Se fosse contratar sozinha, a unidade franqueada, certamente, teria uma despesa bem maior.
Outro benefício é a projeção da marca perante o seu público-alvo e o mercado em geral, por meio de ações integradas, inclusive, na região de atuação da unidade.
Além disso, o padrão de qualidade de comunicação da marca deve ser o mesmo em todas as franqueadas, aumentando, dessa forma, o grau de confiança dos consumidores na rede.
Como funciona a cobrança do fundo de propaganda junto às unidades?
Na assinatura do contrato, a marca deve definir um valor que deve ser pago todo mês pela franquia, destinado ao fundo de propaganda.
Se for sobre o lucro da loja, essa taxa costuma variar entre 2% a 5% do faturamento bruto da unidade.
A matriz pode optar, além disso, por estipular um valor fixo mensal. As condições podem ser negociadas previamente para, dessa forma, se acomodar às necessidades de cada um.
O que diz a legislação das franquias sobre o fundo de propaganda?
O fundo de propaganda está previsto na Lei de Franquias que rege o mercado.
Apesar de não definir exatamente o valor cobrado de cada franquia, exige que o franqueado esteja ciente da taxa e do quanto necessita disponibilizar por mês.
Ele também tem o direito de revisar, pelo menos uma vez por ano, a prestação de contas das propagandas realizadas pela rede.
Por que é importante analisar o contrato?
As regras do fundo de propaganda, em geral, constam no contrato assinado entre a franquia e os franqueados.
É importante analisar as cláusulas sobre o assunto. Além de definir o percentual da taxa mensal cobrada de cada unidade, estipula os prazos para a prestação de contas da franqueadora.
O montante da taxa de royalties também deve estar descrito no documento.
É aconselhável que uma equipe jurídica especializada forneça apoio à rede franqueadora em relação ao fundo de propaganda.
aso seja necessário, os documentos referentes ao sistema de franquia, como a Circulação de Oferta de Franquia (COF) ou o contrato, podem ser revisados e adaptados. Pode-se, inclusive, criar um regulamento voltado somente para essa reserva.
Como o fundo de propaganda pode ser gerenciado?
O fundo de propaganda é, quase sempre, gerenciado pela rede franqueadora, que deve compartilhar com as unidades as decisões relacionadas ao marketing.
A rede deve prestar contas todos os anos, ou no período determinado em contrato, sobre o uso do fundo de propaganda. Ela deve apresentar, além disso, relatórios periódicos e detalhados sobre as ações.
Afinal, a taxa é uma contribuição coletiva, paga por todos os franqueados, que deve ser usada para determinado fim.
No gerenciamento do fundo de propaganda, pode ser definida a abrangência da atuação, se será nacional, regional ou mista.
Os administradores da rede devem analisar a região de atuação da empresa para concluir qual a melhor forma de implementação das ações de marketing.
Por que nem todas as marcas cobram contribuição para o fundo de propaganda?
Por não ser uma taxa obrigatória, algumas empresas entendem que o valor arrecadado é muito pequeno para desenvolver uma boa ação de marketing.
Outras marcas que ainda têm poucas unidades não adotam o fundo de propaganda para atrair mais franqueados em potencial, ou embutem o valor em outras taxas.
O franqueado pode participar do processo de criação das ações de marketing?
Por conhecer melhor o perfil comportamental de seu público, o franqueado pode participar e auxiliar nas ações de marketing da marca para toda a rede.
Ao unir a visão do franqueado com a dos profissionais especializados, é possível criar campanhas mais eficientes e que atendam aos desejos do cliente.
O franqueado deve estar atento, também, aos custos adicionais de funcionamento, como taxa de franquia, royalties, dentre outros encargos.
Por isso, um planejamento financeiro é tão importante antes de iniciar qualquer empreendimento — ele evita problemas futuros, que podem comprometer todo o seu trabalho e investimento.
Somente com planejamento, diálogo e transparência entre franqueador e franqueado, as estratégias de propaganda e marketing podem dar resultados.
Como opera o fundo de propaganda do Mercadão dos Óculos?
Vale destacar, para que você tenha melhor visualização, como é o funcionamento do fundo de propaganda do Mercadão dos Óculos.
Desde quando foi criado o fundo de propaganda da franquia, entendeu-se que seria importante a gestão em separado.
Para que tudo desse certo desde o início, foi montada uma associação — com estatuto próprio e que tem como conselheiros e diretores os próprios franqueados, que são eleitos a cada dois anos.
Além de fazer a gestão do uso do fundo, esse grupo também participa estrategicamente nas decisões sobre as ações e campanhas nacionais, potencializando bastante o resultado. Afinal, são os franqueados que estão na operação e conhecem a realidade e a necessidade das franquias!
Por todos os motivos descritos acima, o fundo de propaganda é muito importante para a captação de novos clientes e fidelizar os atuais.
Também é essencial para melhorar a imagem da rede e apresentar novos produtos e serviços que a franquia oferece de maneira profissional.
O custo-benefício é imenso, e deve ser visto como um investimento na empresa, e não apenas como um gasto.
Está interessado em saber mais sobre o fundo de propaganda da nossa rede de franquias e todos os seus benefícios? Aproveite para entrar em contato conosco e tirar todas as suas dúvidas!