A crise econômica do novo coronavírus criou uma situação desafiadora para a maioria das empresas — especialmente, para as de pequeno porte. Portanto, se você gerencia um negócio, é importante que aprenda as principais lições da pandemia.
Assim, você será capaz de aprender com elas e preparar seu negócio para situações parecidas no futuro.
Com esse conhecimento, sua empresa será capaz de garantir sua sobrevivência no mercado ou, além disso, crescer durante uma crise econômica. Interessou-se?
Continue esta leitura para conhecer as 5 principais lições que você deve absorver com a pandemia!
1. Crises sempre vão acontecer
Antes de tudo, saiba que crises econômicas (também chamadas de recessões) sempre ocorreram no passado e não deixarão de existir.
Há muitos exemplos de adversidades internas e externas que aconteceram ao longo do tempo, como as recessões de 1929, de 2007-2008, de meados de 2015 e, mais recentemente, da Covid-19, por exemplo.
As empresas que tinham um plano B ou se adaptaram foram aquelas que se deram melhor durante esses momentos difíceis.
Então, o primeiro conselho é se preparar antecipadamente para uma crise. Por exemplo, você pode separar um valor para investir em mudanças na empresa, caso ela aconteça.
2. Cultura corporativa é importante
Também chamada de cultura organizacional, é um conjunto de valores, ações e crenças que ditam o comportamento do pessoal.
Quando o dono do negócio implementa uma cultura voltada à inovação, sua equipe ficará mais motivada a adotar tecnologias e se adaptar às mudanças causadas pela crise.
Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas companhias precisaram adotar o estilo home office (trabalho remoto), já que as pessoas deveriam permanecer em suas casas para evitar disseminação da Covid-19.
Nesse caso, profissionais que atuam em negócios que têm uma cultura voltada à inovação estavam mais abertos à tecnologia e conseguiram se sair bem na pandemia.
Apesar de levar tempo para construir esse modo de pensar, com certeza, vale a pena.
3. Comunicação é tudo
O distanciamento social recomendado durante a pandemia transformou a forma como as pessoas se comunicam.
Agora, elas usam canais eletrônicos e redes sociais com mais frequência. Isso significa que sua empresa também deve passar a usar meios online para se manter em contato com seu público.
Essa forma de comunicação mais moderna deve ser usada com funcionários, clientes, prestadores de serviços e parceiros do negócio.
Assim, o distanciamento social não será um problema para realização das atividades da empresa.
4. Adote um novo perfil de liderança
Muitas pessoas ficaram inseguras e com medo de perder o emprego durante a pandemia.
Esse acontecimento mostrou a importância de ser um gestor que não apenas realiza suas obrigações, mas que também valoriza cada um da sua equipe.
O novo perfil de um bom líder traz confiança, inspira e tenta se aproximar mais dos seus funcionários para ajudá-los a controlar seu emocional.
Com isso, eles continuarão se desenvolvendo e mantendo a produtividade durante crises.
5. Inovação é essencial
Durante a pandemia, foi necessário que as empresas do ramo alimentício oferecessem serviço de delivery, que comércios passassem a vender e a atender online etc.
Mas não basta que uma inovação seja adotada somente uma vez, é possível que outras tendências surjam com passar do tempo, e sua empresa precisa estar sempre aberta para implementá-las.
As lições da pandemia não mudaram o mundo, elas só aceleraram tendências que já estavam por vir, o que quer dizer que você teria que aplicá-las cedo ou tarde.
Mas não se desanime, nunca é tarde para trocar de segmento no seu negócio, mudar sua forma de atender, trabalhar ou operar.
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