4 dicas fundamentais para a gestão de crise de franquias

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 25/11/2020. Franquias

Já ouviu falar sobre gestão de crise? Em tempos de crise, como o que vivemos agora por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos negócios podem sofrer consequências negativas e não fazer sua própria gestão de crise. O setor de franquias, apesar de ser mais estável por contar com empresas grandes e bem estruturadas, não está livre de alguns prejuízos.

Desse modo, para evitar quebrar ou ter grandes perdas, o fraqueado precisa saber manejar bem esse período. Neste post, trazemos algumas dicas para ajudar você a sobreviver a este momento. Com ações bem planejadas para a gestão de crise e o apoio da franqueadora, a sua empresa pode se manter estável ou até mesmo crescer. Confira!

1. Monte um comitê de gestão de crise

Uma das grandes vantagens de investir em uma franquia é o suporte oferecido pela franqueadora. Esse suporte é importante tanto para que o empreendedor entenda e potencialize o seu negócio quanto para a gestão de crise em si.

Muitas franqueadoras estão criando comitês de crise para auxiliar os franqueados a atravessarem essa fase. Para aproveitar ao máximo essa ajuda, você pode criar um comitê próprio, dentro da sua empresa. Isso vai facilitar a comunicação entre a sua unidade a matriz e facilitar a sua gestão.

2. Mapeie as áreas de maior risco da franquia

É importante que o empreendedor analise o cenário da crise de forma ampla e mapeie as áreas do negócio que correm maior risco. Esse trabalho envolve uma análise completa de fatores financeiros, de segurança, operacionais, estratégicos, jurídicos etc.

O entendimento sobre quais áreas correm maior risco é fundamental para a tomada de decisões, que passa a ser mais precisa, e também para que o empresário consiga determinar prioridades no seu plano de ação.

3. Aja rapidamente

Para fazer uma boa gestão de crise, o empresário precisa ser ágil na sua tomada de decisão, nas suas ações e também na comunicação, tanto interna quanto com o público. Isso significa que a burocracia deve ser deixada de lado, pelo menos em alguns momentos.

Ser ágil, no entanto, não quer dizer que você precisa ter pressa em resolver as coisas. O ideal é encontrar um equilíbrio entre a rapidez e o planejamento cuidadoso, para que não se tome nenhuma atitude precipitada que possa comprometer os resultados da empresa.

4. Tenha uma boa comunicação com os clientes

Manter um bom relacionamento com os clientes é imprescindível para os negócios em qualquer situação, mas, em momentos de crise, isso se torna ainda mais importante. A primeira vantagem de manter um canal de comunicação aberto entre as duas partes é a possibilidade de ter insights valiosos para o andamento dos negócios.

Com eles, a partir da análise das necessidades e desejos dos clientes, você pode pensar em novas soluções. Isso pode trazer grandes benefícios para a empresa, que pode, inclusive se expandir mesmo com a crise.

A comunicação eficiente também garante que o público estará sempre bem informado sobre promoções, novidades e notícias sobre a sua loja. Assim, ele se sente valorizado e especial. Esse sentimento por parte dos clientes é muito importante para que eles tenham boas experiências com a marca e tornem-se fiéis.

Além dessas dicas, outras ações podem ajudar o seu negócio na gestão de crise. Contar com o suporte da franqueadora é fundamental em um período como esses. Afinal, eles têm mais experiência no setor e conhecem a fundo o negócio. Por isso, siga as orientações recebidas e não deixe de trocar ideias com os consultores.

A interiorização de franquias também pode ser uma saída interessante em tempos de crise, pois cria um equilíbrio entre as unidades mais afetadas. As cidades pequenas têm sofrido menos com a crise, além de terem menor concorrência.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a interiorização de franquias? Acesse o nosso post sobre o assunto e conheça todas as vantagens de investir nessa tendência!