Plano de negócio para franquias: saiba como estruturar!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/09/2020. Negócios e investimentos

Antes de iniciar qualquer empreendimento, é necessário ter um planejamento bem organizado e focado em desenvolver boas estratégias para obter sucesso.

Uma das maneiras de fazer isso, por exemplo, é por meio da elaboração de um plano de negócio para franquias, visando sempre aos melhores resultados possíveis.

Fatores como localização, perfil do público e, além disso, poder de compra, devem ser incluídos para manter a qualidade e o padrão em todas as unidades.

Confira as dicas que separamos para você sobre como estruturar um plano de negócios para franquias a seguir. Boa leitura!

Defina a marca

Esse deve ser o primeiro ponto no plano de negócios para franquias. Produza um material para apresentar para os colaboradores, potenciais franqueados e sócios.

Esse material deve contar com a descrição completa dos serviços e produtos oferecidos, assim como informações do perfil dos clientes.

Plano de negócio de franquias: faça uma pesquisa de mercado

Uma parte fundamental em qualquer plano de negócios é conhecer tanto o seu público quanto os seus concorrentes.

Entender o perfil comportamental e de compra das pessoas ajuda a identificar qual tipo de serviço ou produto você deve oferecer.

Além disso, é fundamental conhecer os próprios pontos fortes e fracos assim como os dos concorrentes.

Além disso, conheça as oportunidades e as ameaças apresentadas pelo mercado em que atua, para investir em ações que melhorem o posicionamento da empresa.

É possível identificar esses fatores por meio de uma análise SWOT.

Calcule os custos e taxas envolvidos

Como todo investimento, a abertura de uma franquia está sujeita a impostos municipais e estaduais, taxas de franquia, royalties, fundo de propaganda, entre outros custos.

É o momento também para definir o capital de giro necessário para manter o funcionamento no dia a dia e se organizar financeiramente.

Conheça a legislação local

A lei pode mudar de acordo com a cidade e o estado em que a franquia está localizada.

Conhecer quais as licenças necessárias, as leis que regem a categoria e, além disso, saber o que é e não é permitido no local, evita muitos problemas futuros.

Estar sempre em dia com as vistorias e alvarás de funcionamento devem fazer parte do plano de negócios.

Inclua treinamentos da equipe no plano de negócio de franquias

Para manter a qualidade do serviço e aprimorar o atendimento ao público, é necessário treinar a equipe periodicamente ou sempre que achar necessário.

Assim, você investe em seus colaboradores, reduzindo a rotatividade e melhorando os processos.

Planejamento, investimento em inovações e atenção aos detalhes são passos obrigatórios para todos aqueles que desejam ter sucesso, seja na vida profissional ou pessoal.

Crie um plano de gestão básico, que não mude a sua essência, mas que você possa adaptar e modificar de acordo com a necessidade de cada momento.

O plano de negócio para franquias deve ser utilizado como uma ferramenta de orientação, sendo muito útil antes e depois da abertura de sua empresa.

Ao seguir todas essas dicas, o seu negócio será mais sustentável, equilibrando a parte financeira, administrativa e operacional de todo o processo.

Gostou de nosso conteúdo sobre plano de negócio para franquias? Então, não deixe de conferir este artigo incrível sobre empreendedorismo de franquias em nosso blog.