A atual realidade do mercado exige que as empresas tenham engajamento nas redes sociais para gerar vendas.
Não basta ter perfil nas plataformas, mas é preciso alimentá-los com conteúdo especializado para estreitar um relacionamento interativo.
Hoje, uma empresa consegue gerar não só curtidas, mas comentários, compartilhamentos, marcações de usuários, entre outros elementos de medição.
Essas ações, por sua vez, são importantes para que a interação se torne um caminho de aproximação com a marca e fomente uma futura conversão de vendas.
Para o mercado de franquias, é uma ótima oportunidade para atrair usuários e otimizar resultados em um negócio.
As redes sociais mais utilizadas pelas lojas são Facebook e Instagram, mas ferramentas como YouTube e Twitter também têm seu espaço.
Quer saber como ter um bom engajamento nas redes sociais? Então confira as dicas a seguir!
Monte uma estratégia ideal
Ter uma estratégia é fundamental para que as campanhas funcionem.
Afinal, saber o que fazer (e como fazer!) é o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso nas redes sociais. E, nesse contexto, o engajamento nas redes sociais ganhará corpo com as ações certas e na hora certa.
Isso inclui postagens com posicionamento de mercado, comunicação e mensagens alinhadas, realização de promoções, imagens com design atrelado à marca (com cores, gráficos e tipografias da identidade), entre outros pontos.
Leve em consideração seu público-alvo
Com quem você quer falar? Essa é uma pergunta essencial para toda estratégia de comunicação, não só nas redes sociais. Afinal, você pode até conseguir resultados com uma comunicação sem foco, mas o potencial é muito baixo.
Definir e direcionar os seus conteúdos para o público-alvo, adequando-se a ele, permite despertar o interesse na compra. Além disso, com a possibilidade de segmentação, as redes sociais são uma ferramenta perfeita para encantar o seu cliente.
Aposte nisso e providencie mensagens de acordo com o interesse da persona!
Poste conteúdo relevante
Seu conteúdo é relevante para o seu público-alvo? Para que tenha sucesso, ele deve ser. Saber direcionar o conteúdo é fator de qualidade para a sua comunicação!
Assim, se uma peça é desenvolvida com foco no público, o engajamento vem de forma natural. A relação de proximidade pelas plataformas digitais é estabelecida a partir das mensagens esperadas pelo público.
Aqui, não basta postar por postar. O material precisa ser atrativo, convidativo e prender a atenção.
Além disso, deve se ater às regras gramaticais, esbanjar criatividade e se conectar aos acontecimentos do setor — ou mesmo da sociedade.
Conversar com acontecimentos factuais e assuntos do cotidiano ajuda a gerar participação.
Tudo isso sempre alinhado com as diretrizes da franqueadora, para evitar danos à reputação da empresa.
Enquanto as marcas têm as suas próprias redes sociais, a sua loja pode criar conteúdos mais direcionados, pensando regionalmente de acordo com o público que visita a sua unidade.
Utilize diversos formatos
Outro ponto estratégico para gerar engajamento nas redes sociais é aproveitar os diferentes formatos à disposição.
Você pode utilizar imagens, vídeos, compartilhamento de links, criar eventos e até lives, de acordo com a estratégia.
Cada plataforma tem as suas funcionalidades, podendo ser semelhantes ou diferenciadas.
O Instagram, por exemplo, tem o IGTV e os stories. Os micromomentos também estão presentes no Facebook e Whatsapp, que trazem interatividade com grupos.
Nesses ambientes, você pode compartilhar conteúdos e links de diversos formatos.
O engajamento nas redes sociais, então, é feito com muita criatividade e estratégia.
Não se esqueça de verificar as diretrizes da sua franqueadora para manter uma comunicação alinhada com a marca!
O que você acha mais importante para promover toda essa interatividade? Conte para nós nos comentários!