A concorrência e enormes custos são responsáveis por desestimular empreendedores a abrir negócios em grandes centros. Mas será que modelos de franquias para cidades pequenas é realmente um bom negócio?
Mais que abrir um empreendimento em uma cidade menor, é necessário que você tenha o perfil ideal para tocar um negócio.
Além disso, antes abrir em pequenos centros, é fundamental fazer uma ampla pesquisa de mercado para ver se o modelo que quer implantar terá espaço e interesse das pessoas que moram naquele lugar.
Ficou interessado no assunto? Confira os principais diferenciais que cidades pequenas possuem e que podem fazer seu negócio dar certo!
Tenha um público fiel
Diferentemente de grandes centros, onde distância e concorrência são fatores que dificultam o crescimento do negócio, em cidades menores o público costuma ser mais fiel.
Como estão mais próximos, há preferência por ir sempre ao mesmo local em busca de serviços. Por isso, torna-se fundamental também um bom trabalho de pré e pós-venda para fidelizar a clientela.
Invista menos na implantação
Outro fator que torna o investimento de franquias no interior uma alternativa interessante é o custo de implantação reduzido.
Enquanto em grandes centros o aluguel de salas comerciais em pontos estratégicos é altíssimo, isso é diferente nas cidades menores. Isso por si só já representa uma boa economia mensal para que seu negócio prospere.
Seja exclusivo na cidade
Antes de abrir uma franquia em cidade pequena, é fundamental conhecer o mercado e concorrência. Dependendo do tamanho da cidade, é inviável existir dois ou três negócios do mesmo ramo.
Porém, se não houver concorrência, isso pode ser fator determinante para você abrir uma franquia numa cidade pequena. Afinal, ser exclusivo torna-se um diferencial que deve ser explorado.
Por outro lado, lembre de que ao escolher uma cidade do interior, é preciso estar atento às suas peculiaridades, pois só assim conseguirá conquistar a confiança dos clientes e consolidar a marca!
Tenha maior espaço no mercado
Cidades pequenas não costumam dispor de muitos serviços, o que obriga as pessoas irem a centros maiores em busca de melhores soluções para seus problemas.
Com a implantação estratégica de uma franquia, você pode ser o responsável em entregar as soluções que as pessoas precisam e, dependendo da região, inclusive atrair pessoas de outras cidades a sua loja.
Seja a novidade no interior
O fator novidade é um dos maiores atrativos das cidades pequenas.
Como elas costumam não contar com redes de franquias, ao se instalar, você torna-se um diferencial estratégico, trazendo o ar de desenvolvimento ao município e atraindo mais público.
Além disso, nas cidades pequenas você ainda conta com menor investimento em marketing se comparado a cidades maiores.
Avalie o potencial de consumo da localidade
Antes de investir em um negócio, alguns cuidados devem ser tomados. Nesse sentido, fazer um trabalho de campo para avaliar o potencial de consumo da localidade escolhida é um dos mais importantes.
Afinal, de nada adiantará dedicar trabalho e dinheiro em uma região que não tem demanda para a sua mercadoria, mesmo que suas vendas sejam de um setor que está em expansão.
Assim, é preciso estudar as características mercadológicas da região e projetar o desempenho esperado para o lugar em que o estabelecimento funcionará.
No caso das franquias, por exemplo, não é permitido a instalação de lojas próximas, sendo previamente identificada as regiões com vagas pelos franqueadores.
Inclusive, um ponto bastante positivo ao escolher uma cidade pequena para instalar uma franquia é que só haverá você na cidade.
Faça geomarketing para conferir a viabilidade do negócio
Você já sabe a importância de conhecer bem a localidade em que vai abrir o seu negócio para fazer projeções sobre a demanda existente e a viabilidade de vendas naquela região.
Mas o que também afetará diretamente o sucesso do negócio é entender a geolocalização de consumidores e estabelecimentos concorrentes. Tudo isso trata-se de geomarketing!
Sendo uma das vertentes do marketing, esse estudo possibilita ao empreendedor localizar e definir dados mercadológicos com base em mapas.
Isso tem por objetivo aprimorar a tomada de decisões estratégicas, já que previamente esclarece o comportamento do mercado, determina perfis dos consumidores e influencia os administradores a identificar oportunidade no setor.
É uma vantagem competitiva.
Assim, o geomarketing, muda o índice das vendas de um negócio, podendo ser aplicado em diferentes regiões, grandes e pequenas, desde estados até bairros, ajudando a consolidar uma marca, um produto ou um serviço em vários níveis.
Analise o tipo de franquia e a região
Não é fácil escolher em qual empreendimento investir. Afinal, não adianta ter apenas afinidade com o negócio para seguir em frente — é preciso conhecer o público que tentará conquistar de perto.
Apesar do setor de franquias ajudar bastante quem está tentando entrar no mercado, pois já traz consigo uma marca consolidada, conhecida e premissas de gestão testadas e aprovadas, são vários os tipos de franquias existentes e escolher a certa demanda muita pesquisa.
Há modelos de negócios próprios para determinados empreendedores e regiões. É preciso analisar todos os pontos negativos e positivos de atuar em cada setor.
Por exemplo, existem as franquias conhecidas como sazonais, que são aquelas que em apenas por alguns meses do ano geram uma boa lucratividade.
É o caso das sorveterias. Não é nada fácil manter esse negócio na estação de frio na região sul do país, é preciso um bom planejamento e uma reserva de capital.
Nesse contexto, é primordial que o empreendedor tenha ciência de onde está investindo para não cometer erros que possam levar ao insucesso do seu trabalho.
Assim, procure por franquias que darão segurança a você. Para isso, estude bem a localidade e o público com quem vai lidar.
Conclusão
Dessa forma, como você viu, abrir franquias nas cidades pequenas pode ser um diferencial estratégico e que pode fazer seu negócio prosperar muito mais rapidamente se comparado aos grandes centros.
Como há menor concorrência, o diferencial da franquia pode ser a novidade que os moradores esperavam.
E dentro deste perfil aguardado pelas pessoas destas cidades, o Mercadão dos Óculos destaca-se por oferecer um produto que faz parte das necessidades do brasileiro: o número de pessoas no Brasil que precisam de óculos hoje é de quase 104 milhões, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) — quase 50% da população.
Ou seja, independente do tamanho da cidade, há público para uma franquia do Mercadão dos Óculos.
Além disso, a franquia ainda tem como diferencial a proposta de oferecer lentes e armações de qualidade a um preço bem mais acessível, o que garante que poderá atender perfeitamente às necessidades das pessoas de cidades menores.
Agora que você viu que tem o perfil e as vantagens de franquias para cidades pequenas, que tal conhecer as propostas da Mercadão dos Óculos? Entre em contato com a gente e conheça nossos diferenciais!