Quando o assunto é vender mais em um PDV, o merchandising se destaca. Essa ferramenta consiste na aplicação de técnicas que buscam melhorar a apresentação dos produtos no ponto de venda para que sejam visualizados e vendidos mais rapidamente.
Afinal, uma parte importante de praticamente qualquer processo de venda é chamar a atenção dos clientes.
É muito comum, no entanto, que essas estratégias sejam usadas da maneira errada, vindo a comprometer seus resultados.
Por isso, se você quer evitar que isso aconteça no seu empreendimento, vale a pena entender 4 dos erros mais comuns em merchandising no ponto de vendas.
Leia, descubra quais são e evite cometê-los no seu espaço!
1. Apresentar ofertas logo na entrada da loja
A região perto da entrada é sempre um espaço nobre, pois é a primeira área que as pessoas veem quando entram no local — e aquela que causa a primeira impressão quando olham de fora. Por isso, ela deve ser limpa, ampla e convidativa.
Deve também garantir a boa circulação pela loja, para que os consumidores possam ter uma visão abrangente dos produtos em exposição.
Assim, evite preencher esse espaço com itens que sobraram de estações anteriores e alertas de preços baixos.
Afinal, se fizer isso, o cliente não vai ficar com uma imagem ampliada de sua loja. Sem contar que é um grande erro de merchandising deixar os produtos de ponta de estoque à frente das novidades.
2. Errar no merchandising ao manter a mesma vitrine por muito tempo
Esse é um erro muito grave, principalmente em shoppings e locais muito movimentados. Isso é muito comum, porém, em segmentos como lojas em que não há mudanças de coleções, como os artigos tecnológicos, pet shops e lojas de brinquedos.
Em todo caso, deixar de mudar a vitrine passa a impressão de que você não recebe coisas novas e que a loja está sempre igual, ainda que por dentro possa estar recheada de novidades!
Por isso, para atrair mais clientes, monte cenários criativos e renove a cada 15 ou 20 dias.
Essa é uma das grandes vantagens, por exemplo, das franquias. Todo o planejamento das vitrines é feito e enviado pelo franqueador.
Com isso, você não corre o risco de esquecer, nem precisa ficar se preocupando com essa questão.
3. Usar sinalizações que inibam os clientes ou impeçam sua visualização
O conjunto de elementos visuais da sua loja é fundamental para atrair e encantar mais clientes.
Por isso, o layout não pode ser prejudicado por ocasionais erros de merchandising, como placas de “quebrou levou” ou “não toque em nada”.
Isso faz com que as pessoas tenham receio de circular pelo local e, muitas vezes, deixem de levar itens apenas por ter a impressão de estar sendo hostilizadas ou afastadas — o que é, no mínimo, antipático.
Assim, se você comercializa artigos mais frágeis, use balcões de vidro e deixe os atendentes à disposição para mostrá-los aos clientes.
4. Deixar de aproveitar espaços negativos
Algumas pessoas acreditam que, quanto mais opções estiverem à mostra, melhor. Contudo, isso não é exatamente verdade: o excesso de exposição, normalmente, gera poluição visual.
Isso, no final das contas, dificulta a visualização dos produtos e ainda acaba com o gatilho da escassez, muito importante para estimular a compra.
Se for um item alimentício, colocar uma grande quantidade de produtos em oferta pode fazer com que os clientes acreditem que ele é ruim, que ninguém quis comprar ou que está perto de vencer.
Portanto, a melhor proposta é ir abastecendo a loja aos poucos.
As ferramentas de merchandising ajudam você a posicionar seus produtos estrategicamente e aumentar sua circulação.
É exatamente por ter um papel tão importante que você não pode negligenciá-las.
No caso das franquias, muitas vezes, não precisa se preocupar com isso: afinal, todos os projetos já são pensados e enviados para que você apenas os coloque em prática.
No entanto, se não for o caso, é mais indicado contratar uma empresa especializada em merchandising no PDV para ajudar você.
Gostou das dicas? Curta a nossa página no Facebook e veja muitas outras informações para ter sucesso em seu negócio!