Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 115,3 milhões de brasileiros na classe C, o que corresponde a 55,3% da população no país. Já a classe D é representada por 63,1 milhões de pessoas.
Juntas, as duas classes são as mais populosas do país e, por isso, vale muito a pena investir em oportunidades de negócios para essas pessoas.
Mas, o que varia de uma classe para a outra? Os brasileiros com renda entre R$ 1.892,00 e R$ 8.159,00 são classificados como classe média C, e quem recebe até R$ 1.892 é configurado como classe D.
Essa parte da população é uma das que mais consomem hoje no Brasil, desde itens básicos até produtos e serviços de setores como alimentação, vestuário, moda e eletrônicos.
Então, se você está pensando em abrir o próprio negócio, os brasileiros que figuram nessas classes podem ser o público ideal para você crescer no mercado. Quer ver algumas vantagens? Confira!
Entendem o valor agregado dos produtos
Os brasileiros pertencentes às classes C e D são consumidores que entendem o valor dos produtos.
Isso quer dizer que, mesmo que o preço de um serviço/mercadoria seja um pouco mais elevado, esse grupo ainda está disposto a investir.
Isso porque, trata-se de uma parcela da população que passou por algumas crises econômicas nos últimos tempos, mas, por outro lado, também viu seu poder de compra aumentar.
Sendo assim, aprenderam na prática que alguns produtos valem a pena o investimento, ainda mais se forem itens de bens de consumo ou alimentação.
Portanto, oportunidades de negócios que consigam aliar preço bom com qualidade tendem a chamar atenção e conquistar consumidores importantes nessas classes.
Não trocam a empresa pela concorrência apenas pelos preços
Sim, e esse fator é algo que vale a pena ser frisado. Já pensou contar com clientes que realmente apoiam o seu negócio? Que não trocam de marca apenas pelo preço da concorrência?
Isso é o desejo de muitos empreendedores — e as classes C e D são ótimas parceiras nesse sentido.
Por isso, vale a pena apostar em programas de fidelização, produtos que sejam atrativos, ideias inovadoras e ótima comunicação com os clientes. Quanto mais próxima a sua marca for, mais chances de fidelizar bons compradores para todas as épocas.
Reconhecem o atendimento diferenciado
Já há algum tempo, a questão de um bom atendimento vem ganhando espaço no mercado.
Hoje, os consumidores não buscam apenas preços competitivos, mas também um tratamento personalizado, com acompanhamento próximo na jornada de compras.
E os brasileiros das classes C e D são alguns dos que mais valorizam esse contato feito com cuidado e atenção.
Nessa linha, ao focar em oportunidades de negócio para esse público, faça o possível para ter uma equipe bem treinada, atualizada e que saiba como atender às expectativas do consumidor. Isso fará toda a diferença e auxiliará o seu negócio a ser reconhecido!
Por fim, para que tudo isso dê certo, lembre de que se organizar e definir o público-alvo é uma etapa fundamental no planejamento estratégico do seu empreendimento.
Com isso, as chances de sucesso do seu novo negócio tendem a ser maiores e com resultados mais promissores.
E então, o que acha de investir em oportunidades de negócios para a classe C e D? Conte para a gente nos comentários!