Uma boa gestão é aquela que entende a importância do controle de estoque em uma empresa.
Afinal, ao monitorar de perto os produtos que estão armazenados, é possível programar a compra de novos. Além disso, de priorizar a venda dos que estão parados há mais tempo.
É importante, também, saber o que há no estoque, e traçar o perfil dos seus clientes.
Sabendo disso, você direciona melhor a sua próxima compra e evita estoques cheios, com produtos de outra sazonalidade e com menos possibilidade de serem vendidos.
Pensando nisso, separamos aqui algumas informações para você entender melhor a importância do controle de estoque e aplicá-lo ao seu negócio. Continue com a gente para conferir!
A atualização do inventário
Produtos próximos da data de validade, danificados ou que não estejam na campanha vigente ocupam um espaço desnecessário no estoque.
Manter um inventário atualizado, por outro lado, direciona as estratégias de marketing para vender esses itens — evitando o acúmulo de produtos e liberando espaço para os mais rentáveis, com melhor saída.
O rendimento das boas práticas de controle
Manter todos os produtos registrados corretamente, estocados em seu devido lugar, e atualizar sempre que necessário as informações do sistema melhora consideravelmente o rendimento das vendas.
Isso porque, quanto menos tempo for gasto procurando os produtos e informações, mais tempo você terá para trabalhar.
O auxílio de um sistema de estoque
Automatizar o controle de estoque também agiliza bastante o trabalho, e ainda te dá uma perspectiva maior do seu negócio.
Com um sistema para isso, é possível calcular indicadores, conferir todo o histórico de vendas e fazer uma previsão de compra e venda para os próximos meses, entre outras funções.
Lembre-se apenas de pesquisar qual é o software que atende melhor as suas necessidades!
O cálculo dos custos de estoque
Todo estoque gera um custo de manutenção, seja de armazenamento, seja de limpeza. Por isso, o ideal é evitar produtos com alto custo de estocagem e promover ações de marketing para reduzir o que está parado.
Dê preferência a itens que necessitem de pouco espaço e cuidados mais simples de armazenagem — nesse sentido, ter uma boa gestão de estoque fará toda a diferença.
Profissionalização da equipe
Outro fator importante para garantir o controle de estoque é contar com uma equipe bem treinada.
Em especial, o domínio do software utilizado e um conhecimento mais aprofundado dos produtos é essencial para o desempenho das vendas, reduzindo até o tempo de espera do cliente, tanto na procura dos itens quanto no momento final da transação.
Além disso, uma ótima forma de reduzir melhorar esse controle e ainda reduzir os seus custos é investir em negócios e franquias que não possuam produtos perecíveis.
Segmentos que não seguem uma sazonalidade também são uma excelente alternativa, pois seus produtos podem ser comercializados durante um longo período sem saírem de moda.
Enfim, como vimos ao longo do texto, é relativamente fácil realizar um bom controle de estoque.
Com um pouco de atenção, dedicação e treinamento, qualquer empresa consegue atingir bons resultados.
Então, conheça o seu setor e a franquia de que deseja fazer parte, leve em consideração o espaço que você tem e se as condições são ideais para estocar o seu produto!
E agora, se você gostou destas dicas sobre a importância do controle de estoque, não deixe de compartilhá-las nas suas redes sociais!