O que é posicionamento de mercado e por que é tão importante?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 30/04/2020. Franquias

Você já pensou em ter uma empresa reconhecida pela qualidade dos seus produtos, preços interessantes e bom atendimento? Esses fatores são muito importantes para um negócio, pois indicam que o seu posicionamento de mercado é realmente eficaz. Em outras palavras, ser lembrado pelos clientes como referência positiva é o que melhor define o posicionamento de uma marca.

Quando bem trabalhado, esse conceito ajuda também a estratégia do negócio, pois traz uma definição mais acertada dos produtos e serviços de que os consumidores estão precisando ou desejando. Sem contar as possibilidades de melhorar ações personalizadas, engajando e fidelizando os consumidores.

Então, quer saber mais sobre esse assunto? Separamos a seguir algumas dicas práticas para você garantir um ótimo posicionamento de mercado do seu negócio. Continue lendo para conferir!

Invista na conexão com o cliente

Ter um cliente que vira parceiro é algo que vale muito. Esse tipo de relacionamento pode ser construído dia após dia, mas sempre prezando por uma parceria de sucesso, em que o consumidor se sinta bem-vindo na empresa, e você saiba que pode contar com ele. Mas, afinal, como investir nessa conexão com o cliente?

Uma dica interessante é tentar descobrir o máximo que você puder sobre o consumidor, e ir adaptando suas ofertas para o que ele realmente precisa. Além disso, sempre peça a ele opiniões, sugestões, e incentive-o a virar um embaixador da sua marca, reconhecendo essa pessoa como alguém valioso para a empresa.

Estude o seu público e personalize ações

Um dos indícios mais marcantes de um bom posicionamento de mercado é o cliente que sabe que tudo o que vem da sua empresa é feito sob medida para ele. Estamos falando de ações personalizadas — como promoções dos produtos que ele mais consome, por exemplo, ou até programas interessantes de fidelização.

Para conseguir chegar nesse resultado, o primeiro passo é estudar quem é o seu público-alvo. Quanto mais afunilada você tiver a sua persona, melhor será para criar personalizações e humanizar o seu contato e atendimento.

Invista em marketing de conteúdo e relacionamento

O seu negócio já tem um site, blog ou perfil nas redes sociais? Mais do que nunca, o brasileiro consome conteúdos por esses meios de comunicação. Então, investir em marketing de conteúdo precisa estar entre as suas prioridades. Aposte em materiais ricos em informações, com linguagem leve e direta e que realmente faça a diferença na vida do seu cliente. Inclusive, as dicas anteriores podem te ajudar bastante com isso!

Utilize estratégias de segmentação

Falar com um público da faixa etária de 50+ é totalmente diferente de um contato com clientes entre 30 e 40 anos, ou de falar de produtos mais atrativos para o público feminino, por exemplo. Portanto, para conseguir atingir o cliente ideal para o que você está ofertando, essa segmentação é fundamental. Lembre-se disso!

Enfim, consegue perceber agora como o posicionamento de mercado é importante? Vale a pena reforçarmos algumas vantagens dessa estratégia: fidelização de clientes, maior credibilidade, garantia de mais competitividade com a concorrência e a possibilidade de se tornar referência no segmento em que a sua marca atua. Pois é, chegou a hora de investir nisso, não?

Se você gostou deste conteúdo, aproveite a visita e confira também como se organizar financeiramente para abrir um negócio!