Franquia em cidades pequenas: será que vale a pena?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/04/2020. Franquias

Quando pensamos em abrir um negócio, imaginamos que é mais vantajoso empreender se estivermos em grandes centros urbanos.

O que muitos de nós não levamos em consideração, contudo, é que as cidades pequenas também podem ser um ótimo cenário para o sucesso.

O setor de franchising no Brasil, por exemplo, tem passado por um processo de interiorização nos últimos anos.

Chegando em cidades pequenas, as marcas podem continuar o seu processo de expansão e ainda geram empregos nesses lugares — além de levarem marcas conhecidas pelo público e uma oferta maior de produtos ou serviços aos moradores.

Neste post, vamos mostrar quais são as principais vantagens de empreender em uma cidade pequena e apresentar algumas dicas essenciais de como abrir uma franquia de ótica. Vamos lá? Continue lendo!

As vantagens de franquias em cidades pequenas

Em um primeiro momento, pode mesmo parecer contraintuitiva a ideia de investir em uma cidade pequena.

Muitos podem pensar que, se há menos habitantes, há um mercado menor para explorar, certo? A verdade, porém, não é bem essa.

As cidades pequenas são oportunidades de investimentos que podem driblar alguns dos principais desafios do empreendedor:

  • mercado saturado;
  • alto valor de investimento inicial;
  • demora do retorno do investimento.

Quer entender por que isso acontece? É o que veremos a seguir!

Menor investimento inicial

Ao abrir uma franquia, além das taxas que deverão ser pagas ao franqueador, o empreendedor tem outros custos a serem planejados, como o aluguel de um imóvel, reforma, compra de produtos para o estoque etc.

No interior, boa parte desses valores podem ser reduzidos, já que os valores de aluguel, mão de obra e materiais de construção costumam ser menores em cidades pequenas.

Não é surpresa para ninguém que o custo de vida nas cidades do interior é menor do que nas capitais, certo?

Justamente por isso, o investimento inicial necessário para abrir um negócio em uma cidade pequena é mais baixo. E a grande vantagem é que, gastando menos, o retorno do investimento tende a ser mais rápido.

Menos concorrência

O mercado em cidades pequenas também é menos explorado do que em cidades grandes.

Os moradores desses lugares nem sempre encontram opções variadas de produtos quando precisam comprar algo e, em alguns casos, existe apenas uma loja na localidade comercializando determinado produto.

Tal cenário é um grande aliado do empreendedor que deseja crescer no interior, já que essa baixa concorrência faz com que o novo empreendimento ganhe mais destaque.

Assim, tem-se um aumento na rentabilidade da franquia — e, mais uma vez, a possibilidade de um retorno mais rápido do investimento feito.

Estudo de mercado simplificado

Um dos primeiros passos para abrir qualquer tipo de empresa é fazer uma análise mercadológica aprofundada. Então, se você quer saber como abrir uma franquia, deve ter em mente que será necessário fazer muitas pesquisas.

Em cidades pequenas, no entanto, esse estudo é mais simples e costuma ficar pronto mais rápido.

Isso acontece porque os principais fatores a serem estudados são o público, os concorrentes, o comportamento de compra dos consumidores locais e os principais segmentos do nicho.

Como já falamos, o mercado desses lugares é menos explorado e há menos concorrência, o que torna todo o processo de pesquisa muito mais ágil.

Custo operacional reduzido

Assim como o investimento inicial para abrir uma franquia, o custo de manutenção é mais baixo em cidades pequenas do que nas capitais.

Além dos aluguéis, como já falamos, outros custos como salários e insumos podem ser menores. Com isso, pode-se reduzir até a meta de vendas do mês para cobrir os custos de operação — ou seja, a loja tende a ser mais rentável.

Como abrir uma franquia de ótica

Compreendendo melhor as vantagens desse cenário, chegou o momento de saber como abrir uma franquia de ótica. Veja só!

Elabore um planejamento financeiro

Antes de tudo, é importante fazer um bom planejamento financeiro. Esse plano deve levar em consideração o valor que precisa ser investido para a abertura e manutenção da franquia nos primeiros meses, enquanto sua receita não estiver cobrindo as despesas.

Assim, você consegue se organizar melhor financeiramente e identificar o momento em que está mais preparado para investir.

Conheça os riscos e as oportunidades

Também é muito importante entender que, apesar das vantagens que determinado modelo de negócio possa oferecer, no entanto, nenhum empreendimento é garantia de sucesso.

Como em todo investimento promissor, existem riscos envolvidos no empreendedorismo, e é preciso analisá-los bem para identificar oportunidades.

Busque uma franqueadora competente

A franqueadora é a primeira grande parceira para os franqueados. Ela apresenta um modelo de negócios já testado e aprovado, e orienta a sua aplicação com treinamentos, manuais, procedimentos padronizados e suporte ao longo do tempo.

Por isso, o ideal é pesquisar uma franqueadora que esteja mesmo disposta a acompanhar seus parceiros de perto, e que dê o suporte necessário para que a sua franquia cresça.

Entenda o seu papel como franqueado

Como dissemos, é papel da franqueadora oferecer treinamentos, orientações e suporte ao novo empresário, mas, como em todo negócio, as duas partes devem estar comprometidas a fazer o melhor.

Por isso, não se esqueça que uma franquia de sucesso é fruto de um trabalho em equipe.

Faz parte das obrigações do fraqueado a gestão da equipe de colaboradores, o processo de compras e gerenciamento de estoque, as ações de divulgação, o estudo do mercado local e a colaboração com o franqueador. Além, é claro, da manutenção dos padrões de qualidade estabelecidos pela matriz.

Agora, levando todas essas dicas em consideração, você tem em mãos um alicerce sólido sobre o qual erguer o seu novo negócio. A partir daí, vale revisitar o planejamento financeiro e o estudo de mercado, adaptando-o aos novos cenários, e seguir as orientações da franqueadora para oferecer um serviço de alto de padrão!

Gostou da leitura? Então, que tal aproveitar essa visita para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro dos próximos conteúdos? Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube!