Por que não investir em bolsa de valores atualmente? Confira!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 22/04/2020. Negócios e investimentos

Investimentos sempre foram interessantes para ampliar a renda e aumentar a segurança financeira. Porém, você deve compreender os momentos do mercado para escolher as melhores opções. Diante da Covid-19, por exemplo, este definitivamente não é um bom momento para investir em Bolsa de Valores.

A aplicação em ações envolve grande complexidade. É necessário um conhecimento aprofundado sobre o segmento, já que a bolsa traz diversos riscos: liquidez, mercado, empresa, corretora, entre outros. Mas o que, exatamente, faz com que essa forma de investimento seja tão mau negócio atualmente? É o que veremos agora!

Confira, a seguir, as principais razões para não investir em Bolsa de Valores.

Instabilidade para especulações

O investimento em Bolsa de Valores é feito por especulações financeiras. Logo, é essencial entender o comportamento das ações e ter bom senso de previsibilidade para tomar as decisões corretas. Trata-se, mesmo, de uma ciência que demanda muito estudo e análise.

O problema é que muitos fazem compras e vendas puramente baseados em apostas, sem compreender de fato o que estão fazendo. Essas pessoas agem como se estivessem em um jogo de sorte, acreditando que vão se dar bem e multiplicar o capital sem muito esforço. Não é, contudo, o que acontece. Muitos chegam a perder bastante dinheiro, ainda mais quando são iniciantes ou impacientes.

A volatilidade desse mercado não é, necessariamente, negativa — é normal perder em um dia para ganhar em outro com uma mesma ação. Por isso, contudo, é tão importante entender as tendências para realizar boas movimentações. E, nesse sentido, não estamos mesmo num momento interessante, pois há muita instabilidade diante das crises da Covid-19.

Com um risco tão alto, quem deseja aplicar dinheiro em um investimento rentável deve buscar alternativas aos fundos de investimento.

Período difícil para captação

As corretoras que trabalham com captação de clientes estão com dificuldades para alcançar as suas metas. A alocação de investimentos é a principal atividade dessas empresas, mas os clientes estão preocupados e acabam se desesperando. Com isso, acabam optando por resgatar seus rendimentos.

Esse é um perfil muito comum entre investidores com menos experiência no Brasil, aqueles que carecem de paciência para esperar que os tempos ruins passem, preferindo arcar com os prejuízos do momento.

Se a analisarmos bem, essa movimentação de retração é um forte indício para buscar alternativas de investimento. Afinal, a baixa captação de clientes nas corretoras mostra que o período é realmente ruim para a Bolsa de Valores.

Previsões negativas para os próximos meses

Nas últimas semanas, houve diversos momentos em que a Bolsa de Valores atingiu o ponto de circuit break. Isso significa que a venda de ações teve que ser interrompida para reduzir as quedas frequentes que têm ocorrido.

Diante disso, as notícias em relação aos índices de previsibilidade não são promissoras: indicam um período de queda vertiginosa nos granes veículos de economia da mídia. O coronavírus derrubou, por exemplo, o índice da Bovespa, o principal mercado de ações do país.

Só por esse contexto já é possível entender que não há otimismo entre os investidores da Bolsa de Valores. Com previsões tão negativas, fica nítida a importância de buscar outras formas de aplicar o capital. Então, se você deseja fazer investimentos, uma forma mais segura para o momento é abrir uma unidade de franquia. Esse tipo e negócio tem uma administração centralizada, que já está acostumada com os momentos ruins da economia e pode guiar o investidor a tomar as melhores decisões de negócio.

O Mercadão dos Óculos, por exemplo, é uma rede de franquias no segmento ótico, área que sempre tem demanda. Ficou interessado? Então, entre em contato conosco e entenda melhor como podemos proporcionar a melhor opção para o seu investimento!