5 opções de investimento para aposentadoria

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 31/03/2020. Negócios e investimentos

Normalmente, a aposentadoria é um momento de alegria, quando a pessoa pode, enfim, aproveitar com tranquilidade a vida depois de muito tempo trabalhando.

Em alguns casos, porém, sabemos que apenas o valor recebido pelo governo não é suficiente.

Ainda mais com a nova lei da previdência adiando a aposentadoria das pessoas, acaba sendo necessário pensar em formas adicionais renda extra.

Em outras palavras, a alternativa é buscar opções de investimento para aposentadoria.

Isso pode ser feito por meio de uma franquia, da previdência privada, de um fundo de investimento, de ações ou mesmo do aluguel de imóveis.

São muitas as opções — e, ao longo deste post, nós explicamos cada uma delas. Ficou interessado? Então, continue lendo!

1. Franquia

Investir em uma franquia é mais seguro do que abrir um negócio totalmente novo, pois você fará parte de uma rede já estabelecida, cuja marca já tem um plano de negócio estruturado.

Além disso, você contará com todo o suporte e treinamento necessários para a sua franquia.

Existem franquias em todas as áreas, para todos os perfis, certamente uma despertará o seu interesse.

Procure optar por segmentos que não possuam sazonalidade, como por exemplo as óticas, que sempre possuem uma boa clientela pois os óculos, principalmente os de grau são um bem de necessidade básica para quem precisa.

2. Previdência Privada

O plano de previdência privada funciona por meio do pagamento de parcelas previamente estabelecidas, que renderão ao longo dos anos.

Um dos pontos positivos dessa ideia é a possibilidade de personalizar o plano; sua rentabilidade, por outro lado, é muito baixa.

3. Fundo de investimento

Outra opção interessante de investimento para aposentadoria é o fundo de investimento. Aqui, você investe o dinheiro em uma espécie de pacote (podendo ser imobiliário ou de ações), sem que seja necessário comprar o bem, em si.

Um ponto negativo é que quem define onde o dinheiro será investido é um gestor especialista, que não levará em consideração a sua preferência, necessariamente.

4. Investimento em ações

Investir em ações pode lhe render bons dividendos, exigindo apenas que você acompanhe o seu rendimento na bolsa. É sempre bom lembrar, porém, que esse tipo de investimento oferece riscos.

Por ser uma aplicação de renda variável, de acordo com as oscilações do mercado, é difícil que a remuneração tenha um valor constante.

5. Aluguel de imóveis

Por fim, o aluguel é uma ótima opção para quem prefere um investimento seguro. O imóvel pode ser comercial ou residencial e o valor do aluguel é fixado pelo proprietário, de acordo com a média do mercado.

Assim, ainda que haja uma possibilidade de você ficar algum tempo sem inquilino, há sempre a opção de vender o imóvel por um preço igual ou maior de quando comprou, se necessário.

Bom, como vimos, são muitas as opções. O tipo de investimento dependerá do seu perfil e das suas necessidades. Certas opções podem até se transformar em uma boa poupança, ou uma fonte de renda para seus filhos!

O mais importante é fazer um bom planejamento antes, tendo ciência dos riscos e das ações que devem ser tomadas para garantir a sua independência financeira.

Então, leia, pesquise, converse com especialistas e tenha cuidado com ofertas de obter alto lucro em pouco tempo, pois há uma grande chance de ser uma fraude ou golpe.

Lembre-se: todo investimento para aposentadoria pode ser uma boa fonte de renda — o que fará a diferença é a maneira como é ele administrado.

Então, gostou da leitura? Agora, aproveite para seguir nossos perfis nas redes sociais e não perca os próximos conteúdos! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.