4 motivos para realizar uma análise mercadológica para sua franquia

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 18/02/2020. Mercadão dos óculos

Antes de começar um novo negócio, é normal que o futuro empresário tenha algumas dúvidas, principalmente quando o assunto é franquias.

Questionamentos sobre o público, o investimento, a aceitação do mercado e outros pontos são comuns nesse tipo de situação — e, para respondê-los, é necessário fazer uma análise mercadológica.

Neste post, veremos como esse processo pode ajudar você a definir o seu futuro nos negócios, além de alguns benefícios de investir em uma análise mercadológica. Acompanhe a leitura para conferir!!

O que é uma análise mercadológica?

Basicamente, a análise de mercado é um processo de coleta de dados quem tem como objetivo conhecer melhor o setor no qual se pretende investir.

As informações adquiridas ao longo dessa pesquisa ajudam a compreender a relação entre clientes e empresas, bem como a imagem de uma marca perante os consumidores e as perspectivas da concorrência.

Se você pretende investir em franquias, esse processo é ainda mais importante. Afinal, além de mostrar tudo o que já citamos acima, o estudo aponta também dados sobre:

  • a satisfação de atuais cientes e franqueados;
  • o público-alvo;
  • o retorno financeiro;
  • a localidade escolhida (se ela é ideal para o seu modelo de negócio), entre outros.

Quais são os benefícios de realizar esse estudo para uma franquia?

Como dissemos, uma análise mercadológica bem-feita pode fazer toda a diferença para a gestão de uma franquia.

A seguir, vejamos com mais detalhes os seus principais benefícios!

1. Permite entender o que o público deseja

Não é novidade para ninguém que, sem clientes, um negócio não tem como prosperar.

Por isso, é muito importante entender o que o consumidor espera do seu negócio (suas preferências, necessidades e preocupações), além de coletar dados básicos, como média de idade, gênero, local onde moram etc.

Ao fornecer tudo isso, uma boa análise mercadológica ajuda você na hora de decidir no que deve investir, por exemplo, bem como em todas as futuras tomadas de decisões enquanto a empresa funcionar.

2. Ajuda a identificar oportunidades

Ao analisar os dados coletados em uma pesquisa de mercado, é possível perceber se o seu plano é mesmo sólido e tem chances de dar certo, ou não.

Além disso, você consegue identificar nichos de mercado ainda não explorados e se abrir para novas possibilidades — dessa vez, porém, tomando decisões com base em dados reais.

3. Traz informações precisas sobre a concorrência

A análise da concorrência não é feita com o intuito de boicotar outros empresários que atuam no seu setor, mas sim de aproveitar as informações conhecidas para promover melhorias na sua própria franquia.

Casos de sucesso, por exemplo, devem sempre servir como inspiração. É partir deles que você terá novas ideias para ajudar a sua empresa a evoluir.

Também é importante estar sempre atento a promoções, preços e novos produtos oferecidos pelos concorrentes. Só assim é possível trabalhar com valores e ações justos, competitivos.

4. Garante mais segurança à sua estratégia

Por fim, é importante lembrarmos que a gestão de qualquer tipo de negócio — seja ele uma franquia ou não — precisa ser feita com base em dados concretos.

Quando sabemos com o que estamos lidando, fica muito mais fácil tomar decisões certas e adotar estratégias adequadas a cada cenário ou objetivo.

Aliás, essa é uma das maiores vantagens da análise mercadológica, que acaba sendo um diferencial competitivo para o seu negócio. Em outras palavras, quem conhece bem o mercado, os concorrentes e o seu público tem muito mais chances de obter sucesso como franqueado.

Então, se você está considerando investir numa empresa própria e analisando a possibilidade de ter uma franquia, não deixe de curtir a nossa página no Facebook! Lá você fica por dentro das novidades desse setor e pode conferir diversos outros conteúdos sobre o tema.