Veja agora o que analisar para saber se é uma franquia lucrativa!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 10/12/2019. Franquias

A escolha de uma rede de franquias para investir precisa ser feita com muita cautela, afinal, ninguém quer ter prejuízos financeiros, não é mesmo? Por isso, o empreendedor deve estar atento a diversos fatores antes de bater o martelo e assinar o contrato com seu futuro parceiro.

O suporte dado pela rede, os treinamentos e o investimento inicial necessário são fatores que contam muito, mas não adianta ter tudo isso se a franquia não for lucrativa. Por esse motivo, a lucratividade se destaca como o principal ponto a ser considerado no momento da escolha.

Neste post, separamos algumas dicas que vão ajudar a identificar uma franquia lucrativa. Mas, antes disso, vamos falar um pouco sobre lucratividade?

O que é uma franquia lucrativa?

O lucro é o objetivo de todo empresário e pode ser definido com o montante que sobra depois que todos os custos do negócio são subtraídos da receita.

Para calcular a lucratividade, é preciso conhecer a fundo o funcionamento da empresa para conseguir identificar corretamente todas as despesas, sejam elas diretas ou indiretas.

Se você deixar algum número de lado, como pequenas taxas ou impostos, por exemplo, o resultado não será verdadeiro.

O cálculo da lucratividade é feito dividindo o lucro líquido pela receita total de vendas. Depois, multiplica-se o valor encontrado por 100.

Como saber se uma franquia é lucrativa?

Separamos alguns pontos que ajudarão a identificar uma franquia lucrativa. O interessado deve estudar esses fatores e analisar as suas estratégias para chegar a uma conclusão.

Analise os números

É muito importante que o empresário tenha uma visão ampla sobre toda a estrutura do faturamento do negócio — e isso se faz por meio da análise de dados. Converse com o franqueador e peça informações sobre os números da franquia na qual pretende investir.

Observe o faturamento médio, as taxas que precisará pagar mensal e anualmente, os royalties e os custos da operação. Tudo isso ajuda a ter uma ideia das futuras despesas e receitas.

Converse com outros franqueados

Com essas informações em mãos, chegou a hora de colher depoimentos de quem já está no negócio. Peça o contato de franqueados atuais e converse com eles sobre o dia a dia: pergunte sobre as receitas, os produtos e os custos.

A dica extra é aproveitar a oportunidade para tirar demais dúvidas que tenha sobre a relação com o franqueador e o funcionamento do negócio.

Acompanhe o mercado

Lembre-se de que o mercado não dá garantias: se uma empresa é lucrativa hoje, pode não ser amanhã. Essas coisas acontecem por má administração, sazonalidade ou simplesmente porque o mercado sofreu mudanças e deixou de favorecer o setor.

Para evitar esse tipo de coisa, estude aprofundadamente o setor no qual pretende se inserir para entender suas variações, tendências e possibilidades. Esteja atento às possíveis mudanças para que consiga traçar estratégias antecipadamente e evitar prejuízos.

Por fim, tenha em mente que, investindo em uma franquia lucrativa, afiliada a uma rede de confiança, você terá acesso ao suporte necessário, planos de negócios e retorno sobre o investimento realizado. Por isso, é muito importante escolher um parceiro de credibilidade.

Se você tem o desejo de abrir um negócio próprio e considera entrar para o ramo de franquias, entre em contato conosco e conheça todas as vantagens que o Mercadão dos Óculos pode oferecer!