Franquia de produto e franquia de serviço: qual é a melhor opção?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 29/10/2019. Franquias

O mercado brasileiro de franquias é um dos maiores do mundo, e mesmo com a crise econômica, o setor continua em evolução.

Em 2018, por exemplo, o crescimento foi o dobro do apurado entre 2016 e 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Por esse motivo, investir nesse tipo de negócio é uma boa opção para quem deseja ter sua própria empresa.

No entanto, na hora de escolher a franquia ideal para se associar, algumas pessoas se deparam com algumas dúvidas. Afinal, a quantidade de opções é grande.

A primeira decisão a ser tomada pelo futuro empresário é se ele quer investir em uma franquia de produto ou de serviço.

Neste post, vamos mostrar as diferenças entre as duas opções e trazer alguns pontos que devem ser considerados na hora da escolha. Acompanhe!

Qual a diferença entre franquia de produto e de serviço?

Entender a diferença entre os dois modelos de negócio é simples. A franquia de produto é aquela que comercializa objetos.

Ou seja, eles vão ser comprados de um fornecedor e entregues para o consumidor final no ponto de venda. É o que acontece em lojas de vestuário, presentes e alimentação, por exemplo.

Já a franquia de serviços não oferece bens materiais. Aqui, por outro lado, o franqueado usa conhecimento para prestar um serviço ao consumidor. Hotéis, escolas e clínicas são alguns exemplos comuns.

Tendo isso em mente, já dá para perceber que a forma de conduzir cada tipo de negócio é bem diferente, não é mesmo? Eles precisam de estratégias distintas, e a escolha pelo modelo mais adequado para você é crucial para o sucesso do negócio.

Por isso, neste post, vamos falar sobre as franquias de produto. Confira algumas vantagens de investir nesse tipo de empresa!

Por que investir em uma franquia de produto?

Qualidade garantida

Ao adquirir uma franquia de produto, o novo empresário tem a qualidade garantida daquilo que vai comercializar. Afinal, o franqueador já passou pelo processo de testes dos consumidores.

No caso de um serviço, sempre que você for realizá-lo, a execução precisa ser perfeita. O que deixa a satisfação dos clientes nas mãos dos funcionários.

Menor custo com funcionários

Como uma franquia de serviços precisa contar com profissionais muito qualificados, a folha de ponto pode acabar pesando nas despesas do empresário.

Trabalhar com produtos, por outro lado, não exige tanta especialização dos funcionários. Um vendedor não precisa necessariamente de muito conhecimento sobre o consumidor para realizar uma venda, por exemplo.

Menos expertise

Quando você vira parceiro de uma rede de franquia de produto, recebe treinamentos e suporte oferecidos pelo franqueador.

Essa é uma das grandes vantagens de investir nesse modelo empresa, porque um negócio já testado tem muito mais chances de dar certo do que algo completamente novo.

Por conta disso, investir em uma franquia de produto exige muito menos expertise do novo empresário do que o ramo de serviços, no qual é preciso dominar totalmente aquilo que se vende. No final das contas, trabalhar com produtos oferece menos riscos.

Ninguém investe em um negócio pensando em perder dinheiro, não é mesmo? O objetivo de um empresário é sempre o lucro, e, nesse sentido, uma franquia de produto se mostra como a melhor opção para quem quer correr menos riscos.

Se você está considerando abrir uma franquia, leia também o post que preparamos sobre fazer esse tipo de investimento em tempos de crise!