Os segmentos de franquias são muito extensos, com várias oportunidades de negócio. Como investimento, é uma das opções mais seguras porque há um background prévio sobre a operacionalidade e o apoio de uma rede. E, muitas vezes, é possível diversificar a área de atuação.
Uma mesma loja pode abrigar mais de um negócio, levando o nome de uma mesma rede com segmentos de franquias diferentes ou unindo duas marcas distintas.
No entanto, vale consultar a franquia previamente para verificar essa possibilidade, já que há padrões a serem seguidos.
Investir em vários segmentos de franquias é uma estratégia que traz vários benefícios, desde a segurança até o aumento nos resultados.
Separamos a seguir alguns motivos para você entender por que deve diversificar investimentos e se tornar um multifranqueado!
Balanceamento de sazonalidade
Alguns negócios são sazonais. Por mais que eles tragam retorno no período de boom, há épocas do ano em que o rendimento é baixo. Vários fatores influenciam nesse cenário, como a temperatura, festividades e o turismo.
Mas se você diversificar os negócios para oferecer mais serviços, consegue equilibrar as finanças, contornando a sazonalidade. No ramo alimentício, por exemplo, isso é muito comum.
Uma sorveteria pode se juntar a uma cafeteria, por exemplo, quebrando os efeitos aplicados pela questão das estações.
Se você tem um negócio sazonal, o mais indicado é apostar em franquias que gerem resultados o ano inteiro, como uma ótica.
Sem sofrer o impacto de elementos externos, você fica mais seguro contra a fraca movimentação em determinados períodos.
Investir em franquia é redução de riscos
Além da sazonalidade, há outros fatores que podem representar riscos para os seus rendimentos em franquias. Eles incluem uma crise inesperada no setor e problemas na imagem da marca, por exemplo.
O momento do mercado pode surpreender a qualquer momento e você precisa se preparar.
Na hora de fazer a escolha da sua franquia, é importante selecionar negócios com riscos baixos, mas procurar ter mais opções de retorno.
Ao diversificar os seus investimentos em diferentes segmentos de franquias, você ganha mais segurança para ampliar o potencial dos rendimentos e combater os riscos de empreender.
Networking
Quando você investe em mais segmentos de franquias, amplia a carteira de clientes e os contatos de negócios.
Ao fazer o networking, consegue expandir as possibilidades de divulgação e marketing, já que os clientes de uma loja podem se tornar clientes da outra.
As chances aumentam quando um dos negócios gera confiança no público, fidelizando-o aos seus empreendimentos. A proximidade faz com que eles deem prioridade para as suas lojas, maximizando resultados.
Vale também consultar previamente a sua clientela antes de expandir, principalmente se a ideia for ocupar o mesmo espaço.
Isso porque o seu público inicial consegue mostrar a eficácia da nova empreitada, revelando se o segmento vale a pena.
Aproveitamento de experiência
Os motivos anteriores já comprovam que os resultados são expandidos, mas você de fato pode conquistar mais retorno quando a sua experiência é bem-sucedida.
O sucesso do seu negócio é um ponto-chave para ampliar os rendimentos, uma vez que você já desenvolveu a capacidade de gerenciamento.
Aproveitar a sua experiência para expandir pode ser muito favorável para os seus investimentos, justificando mais um motivo para diversificar os segmentos de franquias.
É um cenário ideal para expandir o seu conhecimento e testar novas oportunidades de negócio!
No fim, as razões para diversificar investimentos acabam por se completar, em um efeito cascata.
Se você está em um momento interessante para expandir, vale a pena considerar novos segmentos de franquias. Afinal, um bom planejamento é a chave para se manter no mercado
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para conferir algumas dicas de franquias rentáveis para investir!