Quando se fala em investimento, o mercado de ações vem logo à cabeça. Ele tem se destacado entre os brasileiros nos últimos anos e bateu a marca de um milhão de investidores. No entanto, aplicações de renda variável, como é o caso das ações, ainda geram muitas inseguranças.
A inexperiência e o medo do endividamento fazem muita gente se questionar se investir em ações vale a pena mesmo. A verdade é que esse pensamento faz todo sentido – afinal, para ter sucesso nessa área, é preciso dominar seu funcionamento e seus conceitos.
Neste post, trazemos algumas reflexões sobre esse mercado para ajudar você a avaliar se vale a pena investir em ações. Confira alguns riscos do negócio.
Possibilidade de perda de dinheiro
Se você não tiver uma reserva de dinheiro, as chances de se dar mal-investindo em ações é grande. Como esse mercado é conhecido pelo seu alto risco, é preciso estar preparado para surpresas negativas, porque elas acontecem.
Alta oscilação
O valor das ações costuma oscilar muito. Ele está relacionado a incertezas nos campos da economia e da política — que são muitas no Brasil. Por isso, é difícil fazer uma análise precisa das tendências de alta ou baixa de cada título, e o investimento se torna mais arriscado do que o esperado.
Grandes riscos nas operações
As ações oferecem possibilidade de grandes ganhos financeiros, mas os riscos vêm na mesma proporção. Eles se relacionam diretamente com o que falamos no tópico anterior: os valores podem oscilar muito repentinamente. Entrar nesse mercado pode, sim, ser muito lucrativo, mas é preciso ter muito conhecimento sobre ele e um controle de risco bem-gerenciado. Caso contrário, os prejuízos podem ser grandes.
Despreparo do investidor
Além de analisar se investir em ações vale a pena, o investidor precisa fazer uma autoavaliação e entender qual é o seu nível de preparo para o mercado. Como os produtos são muito complexos e arriscados, é necessário ter muita experiência e conhecimento para se dar bem com eles.
Você precisa estar por dentro de tudo o que acontece nos cenários político, econômico e financeiro e entender como isso pode afetar a alta ou baixa das ações. Habilidades analíticas de interpretação de dados também são fundamentais para evitar grandes perdas.
Incertezas sobre lucratividade
Apesar de exigir muito conhecimento e trazer muito risco, o mercado de ações não traz certeza de lucratividade. Assim como tudo pode dar certo, também há chances de que nada saia como desejado. Por isso, o investidor precisa ter muito controle emocional para lidar com decepções e acompanhar as oscilações do mercado sem perder a cabeça.
Se você ainda não tem certeza se investir em ações vale a pena ou não se sente preparado para entrar nesse mercado, uma alternativa é conhecer outras formas de fazer o seu dinheiro render. O mercado de franquias, por exemplo, é uma opção muito mais sólida e segura. Afinal, você investirá em um modelo de negócio já testado e consolidado.
O que você pensa sobre isso? Sente-se preparado para entrar no mercado de ações ou prefere ter mais segurança na hora de investir? Deixe um comentário com sua opinião!