Negócios sazonais: saiba como ter uma boa rentabilidade o ano todo!

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 06/09/2019. Negócios e investimentos

Existem vários fatores que impactam um negócio e um deles é a sazonalidade. Ao escolher uma proposta para empreender, você precisa ficar atento às demandas que flutuam de acordo com a época do ano. Os negócios sazonais podem trazer ótimas oportunidades em alguns meses, enquanto outros podem deixar a desejar.

Isso não é necessariamente uma regra e você até pode conquistar resultados satisfatórios sem depender da estação, mas precisa saber se planejar para evitar prejuízos. Diante disso, o ideal é investir em empreendimentos com menos sazonalidade.

Quer saber por quê? Listamos a seguir algumas vantagens de evitar negócios sazonais demais para ter boa rentabilidade o ano todo. Acompanhe!

Menor risco de prejuízos

Com os negócios sazonais, os meses em que o interesse do consumidor não é despertado podem ser cheios de incertezas e trazer períodos de grande risco de prejuízos. Ao escolher um negócio estável, você fatura de forma equilibrada ao longo do ano, evitando grandes esforços no planejamento.

Outra dica é optar por negócios que tenham um mix de produtos balanceado, com itens que possam ser vendidos em uma estação enquanto outros se tornam o carro-chefe na estação oposta. Esse modelo é muito comum no setor de vestuário, por exemplo. Há também outros modelos que trazem itens que vendem constantemente.

Menos esforços com planejamento estratégico de sazonalidade

Quando o seu estabelecimento sofre flutuação pela estação ou datas específicas, você precisa executar um plano estratégico muito eficiente para controlar prejuízos e manter o equilíbrio dos ganhos entre uma época e outra.

As vendas nos negócios sazonais vão depender de campanhas de marketing agressivas, descontos, promoções, brindes e outros benefícios que possam atrair o consumidor. Você vai precisar de um chamariz para alavancar as vendas e essas estratégias demandam muitos esforços.

Enquanto isso, os empreendimentos com escalabilidade constante trazem mais facilidade para manter as vendas. O empenho para atrair consumidores é muito menor, inclusive para manter a fidelidade, já que os clientes podem voltar com mais frequência.

Mais facilidade no controle de estoque

O controle de estoque é um desafio em qualquer negócio, seja voltado à venda de produtos ou oferta de serviços. Sempre há a necessidade de repor itens que fazem a empreitada funcionar.

Só que os negócios sazonais enfrentam mais dificuldades para controlar a quantidade de produtos disponíveis. Isso porque os itens podem encalhar, estragar (principalmente se forem alimentos), perder a relevância para o mercado (tendências e modismos), entre outros problemas.

Se você escolher investir em um empreendimento linear, os desafios de lidar com o estoque se tornam menores, já que a própria sazonalidade dos produtos é menor e permite manter os itens por mais tempo na loja.

Mais possibilidades de rentabilidade

Por fim, temos a questão da rentabilidade. Nos negócios sazonais, você pode conseguir ótimos resultados em uma estação, enquanto provavelmente terá dificuldades nas outras. Porém, nem por isso tem garantia de que a época mais favorável vai trazer renda suficiente para compensar os meses difíceis.

Por outro lado, as campanhas de empreendimentos lineares podem manter resultados muito bons por longos períodos, trazendo melhores chances de rentabilidade.

Então, para ter boa rentabilidade, a ideia é aplicar esses conceitos e evitar negócios sazonais, que sofrem muita influência de épocas do ano. Uma dica são as óticas, que têm certa atratividade sazonal com os óculos de sol no verão, mas não deixam de vender no resto do ano, porque os produtos principais são os óculos de grau.

Agora que você já sabe mais sobre os impactos de negócios sazonais, que tal saber mais sobre a importância da rentabilidade?