Você pesquisou o mercado, fez um plano de negócio e encontrou a franquia ideal. E agora, qual é o próximo passo? Depois de conhecer a rede com a qual pretende trabalhar, é a hora de passar pela entrevista com franqueador.
Mas não precisa ficar nervoso. Apesar do nome, o momento não funciona exatamente como uma entrevista de emprego — afinal, vocês estão buscando uma parceria, e não uma relação entre patrão e empregado.
O encontro é, na verdade, uma conversa em que o franqueador vai buscar entender o seu perfil de empreendedor e você vai tirar as suas dúvidas sobre o negócio.
Se você quer saber mais sobre a entrevista com franqueador, continue neste post! Vamos explicar como ela funciona e dar algumas dicas de perguntas para fazer. Confira!
Como funciona a entrevista com a franqueadora?
A entrevista é, geralmente, o segundo encontro entre o interessado e o franqueador, que provavelmente já trocaram alguma ideia sobre o novo ponto.
É aqui que cada um vai entender quais são os objetivos da outra parte e avaliar se vale a pena seguir com o negócio.
O franqueador busca parceiros que agreguem valor à marca e que saibam seguir os padrões da rede.
Além disso, você também precisa demonstrar capacidade de empreender — afinal, ter uma franquia não é só colocar dinheiro, é preciso se dedicar à operação e à gestão de pessoas.
Antes da entrevista com o franqueador, faça uma pesquisa completa sobre a rede. Assim, você poderá tirar todas as suas dúvidas durante a conversa, mostrando um conhecimento prévio a respeito da marca e do segmento.
O que perguntar na entrevista?
Sair do encontro sem nenhuma dúvida é crucial para o futuro do negócio. Então não economize nas perguntas. Questione tudo o que tiver vontade e faça anotações para que se lembre das respostas depois. Que tal conferir algumas dicas sobre o que perguntar?
Sobre a franquia
- Há quanto tempo a rede está no mercado?
- Quantas lojas são próprias e quantas são franquias?
- Em quais Estados a rede atua?
- Como funciona o suporte aos franqueados?
- Quais são os planos do negócio para os próximos anos?
- Quais são os principais concorrentes?
Sobre o investimento
- Quais são as taxas de franquia, marketing e royalties?
- Qual a rentabilidade do negócio?
- E o faturamento médio das unidades?
- Qual o tempo médio de retorno do investimento?
Sobre a operação
- A rede oferece treinamento inicial?
- Existe algum plano de marketing?
- Como é o processo de compra de produtos?
- É um negócio sazonal? Qual é a época de pico?
- Quantos funcionários serão necessários?
Além de questionar o franqueador sobre os pontos acima, você pode pedir uma planilha com despesas e custos e também uma projeção de receitas. Se quiser conversar com alguns franqueados, solicite o contato de pelo menos três parceiros da rede.
Essa conversa com quem já está no negócio também vai fazer você enxergar o mercado de outro ângulo e isso pode ajudar bastante na hora de tomar a decisão.
Agora que você já sabe tudo sobre uma entrevista com franqueador, que tal ficar por dentro de outros temas sobre franquias? Siga o Mercadão dos Óculos nas redes sociais e confira o nosso conteúdo: estamos no Instagram, Facebook e Youtube!